Como obter o título de especialista em Pediatria?

Quem está na busca da realização profissional por meio da residência médica quer ficar por dentro de tudo, não é mesmo? Então, agora é a hora de você saber como obter o título de especialista em Pediatria. Vem comigo! 

O pediatra é aquele médico que tradicionalmente tem sua atuação associada à dedicação carinhosa e com bastante paciência pra lidar com crianças. E a residência em Pediatria é uma das mais disputadas no Brasil: só pra você ter uma ideia, ela é a segunda residência de acesso direto mais escolhida entre os candidatos, ficando atrás apenas de Clínica Médica! E a cada ano mais e mais candidatos se enveredam por essa especialidade. 

O que faz o Pediatra?

Mas para obter o título de especialista em Pediatria, não se engane! Não é só de amor que vive esse especialista: tratar de crianças e atender suas famílias exige muito jogo de cintura e pode ser um desafio e tanto! Por conta disso, algumas habilidades específicas costumam ser requeridas, como mandar bem na anamnese, já que os pequenos não sabem relatar com clareza o que sentem — às vezes são bebês e aí não tem jeito! Então, contar com o relato e o apoio dos pais e responsáveis é essencial. Porém, em alguns casos, isso pode se tornar um fator problemático, pois lidar com a dor ou com a insistência da família vai demandar firmeza e sensibilidade nas ações do especialista em Pediatria

Mas pra chegar nessa rotina, primeiro você precisa obter o título de especialista em Pediatria. Então, vamos começar com o primeiro passo: a residência médica costuma ser o caminho mais seguido por quem quer se tornar um pediatra. 

Como obter o título de especialista em Pediatria pela residência médica 

Fique sabendo que a Residência Médica em Pediatria está entre as mais buscadas pelos médicos recém-formados porque é uma especialidade de acesso direto. Isso quer dizer que é necessário apenas que o candidato tenha concluído a graduação em Medicina para ingressar nessa residência. 

Os programas de residência médica em Pediatria em instituições públicas e privadas têm duração de 3 anos e, nesse período, os residentes têm uma rotina de estudos teóricos focada na puericultura e estágios em ambulatórios, enfermarias, UTIs e pronto-socorros, numa jornada de trabalho semanal que dura aproximadamente 60 horas, sendo 40 delas direcionadas às atividades de rotina e 20 horas de plantão, com pós-plantão e descanso. 

É claro que isso varia de instituição para instituição, como você pode ver nas nossas entrevistas com residentes da USP e da Unifesp, e que nem sempre essa carga horária vai ser cumprida: muitas vezes a demanda é maior! Além disso, durante a residência, os médicos residentes, em sistema de rodízio, rodam seus estágios em Neonatologia, no Centro Obstétrico, na Enfermaria de Pediatria, nos Ambulatórios de Puericultura, nas Unidades de Terapia Intensiva, nos ambulatórios de Especialidades Médica e nos Serviços de Urgência e Emergência. A rotina costuma ser puxada! Pode se preparar para ver um pouco de tudo: o pediatra é como se fosse um clínico médico infantil! Tem que estar por dentro de tudo para poder orientar e encaminhar a outros especialistas se necessário.

Nem preciso dizer que a jornada de preparação para ser aprovado na residência médica dos seus sonhos também é bem puxada! Dê uma olhada no nosso e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência para já começar com o pé direito nesse caminho, já vencendo os bloqueios mentais que atrapalham seus estudos e te impedem de ser aprovado na residência médica dos seus sonhos!

Como obter o título de especialista em Pediatria pela prova de título

Pouca gente sabe, mas para obter o título de especialista em Pediatria não existe apenas o caminho da residência médica. A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) realiza regularmente prova de título de especialista e exige alguns parâmetros.

E como funciona? O médico precisa estar inscrito no CRM (Conselho Regional de Medicina) e ter a Certidão de Regularidade para o Exercício Profissional atualizada. E não para por aí não! O médico que não fez a residência médica em pediatria pode obter o título de especialista em Pediatria comprovando ter feito exercício profissional exclusivo em Pediatria por um período mínimo equivalente a duas vezes o tempo da residência médica em Pediatria, ou seja, em 4 anos de atividades profissionais ininterruptas. Além disso, o médico precisa ser apresentado por outros dois médicos portadores do Título de Especialista em Pediatria (AMB/SBP) por meio de uma declaração para ter acesso à prova da especialidade. 

Pós-graduação também é uma opção 

Outro caminho que você pode seguir pra obter o título de especialista em Pediatria é a pós-graduação em Pediatria e, depois disso, fazer os procedimentos para as provas na SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria). 

A pós-graduação em Pediatria é recomendada para os médicos generalistas, pós-graduandos ou especialistas de outras áreas, com CRM ativo, que queiram se capacitar em Pediatria e aprender mais sobre exames físicos, neurológicos, respiratórios e cardiovasculares em crianças e neonatos. E também dá todo o suporte teórico para o reconhecimento de problemas de saúde, orientando possíveis diagnósticos e condutas a serem tomadas. O médico que opta pela pós-graduação em Pediatria fica por dentro do calendário atualizado de vacinação do Ministério da Saúde e das orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, além de saber os conceitos básicos em assistência à criança nos primeiros 1000 dias e nas rotinas do atendimento ao recém-nascido até a pré-adolescência. 

E se depois de tudo você quiser atuar em hospitais depois? Como obter o título de especialista em Pediatria? Daí deve fazer a prova de título de especialista, que já mencionamos. Não esqueça: pra ser especialista sem passar pela residência médica, vai ser necessário fazer a prova da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), não tem jeito! Se você quiser saber mais sobre essa modalidade de especialização que é a pós-graduação em Medicina, não deixa de conferir esse artigo bacana que fizemos pra você! 

Residência médica ou pós-graduação?

Com tantas opções de boas instituições no Brasil para se fazer a residência médica em Pediatria e também a pós-graduação em Pediatria, afinal de contas, qual é a opção que vai te dar a melhor formação? A resposta é só uma: isso vai depender de você, da sua realidade e dos seus objetivos. A pós-graduação pode ser mais flexível, vai te oferecer bagagem teórica e depois você vai ter que fazer a prova de título. 

A residência médica em Pediatria, por outro lado, já confere o título de especialista. Essa é uma vantagem e tanto. E é claro, a experiência de poder estar em um hospital, com estágios em prontos-socorros, UTIs infantis, ambulatórios, de pegar mão e ter acesso a uma ampla variedade de casos, pacientes e doenças não tem preço! É aprendizado pra toda uma vida e não apenas para a formação profissional! 

E como você pôde ver pelas coisas que a gente te mostrou aqui, a residência médica em Pediatria pode oferecer uma experiência marcante. Muita gente acredita que não é possível passar em um processo seletivo de residência, mas a gente tá aqui pra dizer que não é bem assim. É difícil, mas não impossível. Isso a gente pode garantir.  

Gostou de saber como obter o título de especialista em Pediatria? 

Quer conhecer mais sobre algumas instituições pra você realizar seu sonho de fazer a residência médica? Então relaxa e vem aqui no blog conferir quais são as instituições mais buscadas pra fazer residência médica em Pediatria em São Paulo! Além disso, nós também já falamos um pouco sobre o salário do pediatra, algo que você com certeza vai querer saber em algum momento. E não deixe de acompanhar os conteúdos fresquinhos, gratuitos e super atualizados da Academia Medway! Temos e-books e minicursos que ajudam você a direcionar seus estudos, a se preparar para as provas práticas e também a montar um currículo, entre outros materiais! 

Como está sua preparação pras provas de residência médica em Pediatria? Já quer começar a estudar? saiba que você pode dar os primeiros passos nessa jornada no Extensivo São Paulo, nosso curso que rola ao longo do ano inteiro com videoaulas sobre os temas que você precisa saber e um app com milhares de questões comentadas. Vem estudar com a gente, bora pra cima! 

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.