Pós em Pediatria e Neonatologia: opções para quem quer se especializar mais

É tudo tão fofinho em Pediatria, né? Só que não! Quem está na lida por uma especialização na área sabe que o caminho é árduo e cheio de exigências. Há quem pense que apenas crianças são atendidas pelo pediatra, mas tudo começa lá atrás, com poucos dias de nascimento, e vai até a adolescência. São pacientes diferentes e todos assistidos pelo pediatra. Mas cada um deles tem suas especificidades e prevalências: o neonato é um paciente, o lactente é outro, a criança em idade escolar é outro! Pra cuidar com afeto e com segurança em cada fase da infância, estar por dentro de tudo que envolve a especialidade é importante. Por isso, a pós em Pediatria e Neonatologia tem sido cada vez mais procurada por médicos pediatras. 

A Pediatria 

A Pediatria, quase que por tradição — nem sempre correspondente à realidade — está associada à dedicação amorosa e ao trato carinhoso com os pequenos pacientes. Mas nem tudo é tão simples assim, sabe por quê? Crianças não são adultos em miniatura, elas sofrem e nem sempre conseguem expressar sua dor, algumas vêm à consulta vitimadas pela fome, pela pobreza, pela violência, pelo descaso dos responsáveis e isso pode ser difícil de se digerir. 

E muito mais do que apenas uma especialidade médica, a Pediatria é um campo da Medicina que tem como objetivo auxiliar toda a família no processo de construção da saúde infantil. E por isso perpassam os processos de alimentação, higiene, vacinação e muitos outros. Muitas vezes, a relação com os pais ou responsáveis pode ser complicada, mas, em geral, o pediatra é aquele médico parceiro da família. 

Explicamos tudo sobre a Pediatria neste artigo, confira! Agora sim, vamos à pós em pediatria e neonatologia.

A Pós-graduação em Pediatria e Neonatologia

A Pediatria é uma área da Medicina que atrai muitos médicos, tanto para a residência quanto para a pós-graduação lato sensu ou stricto sensu. O que vai determinar essa escolha é a sua vontade. 

O caminho mais comum para se tornar um especialista em Pediatria é a residência médica, mas aqueles que se especializarem por meio da pós-graduação e realizarem a prova da Sociedade Brasileira de Pediatria podem, sim, receber a mesma titulação. É um caminho a ser seguido, mas não se esqueça que é na residência médica que o profissional vai ter contato com a prática da área, com estudos teóricos e com discussões de casos, além de já sair de lá com o título de especialista.

Os cursos de pós-graduação em Medicina, em geral, têm uma carga horária mínima de 360 horas e não contam com uma carga horária máxima. Logo, algumas características podem variar entre as instituições, mas fique sabendo que as especializações lato sensu costumam ser mais rápidas, já as stricto sensu demoram mais: os mestrados duram em média 24 meses e os doutorados chegam a levar 36 a 48  meses para serem concluídos. Quer saber mais sobre a diferença entre a pós-graduação e a residência médica? Então, confere aqui com a gente o artigo topíssimo que fizemos sobre a pós-graduação em Medicina e tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade de especialização. 

No entanto, se você já concluiu a sua residência médica em Pediatria e quer ampliar seus conhecimentos e práticas, a pós-graduação costuma ser uma excelente opção. E não faltam alternativas pra quem quer buscar uma pós em Pediatria e Neonatologia. 

Dicas de cursos de pós em Pediatria e Neonatologia 

Se você está buscando uma pós em Pediatria e Neonatologia, precisa saber o que esperar dos cursos. A pós-graduação em Neonatologia é uma especialização lato sensu que vai se dedicar exclusivamente a todas as formas de cuidado da saúde dos bebês a partir do nascimento até por volta dos 28 aos 30 dias de vida. Essa é a área responsável, principalmente, pela diminuição dos índices de mortalidade infantil e, também, de morbidade, já que esses especialistas são capazes de compreender melhor as necessidades e buscar as formas mais eficientes de cuidar dos recém-nascidos. 

E muitas instituições públicas e particulares ofertam vagas anuais para essa pós-graduação. A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, por exemplo, oferece essa modalidade de forma presencial, na qual os médicos vão aprender a prevenir, a diagnosticar e a tratar de forma atualizada os recém-nascidos criticamente doentes nos cuidados de suporte ventilatório, hemodinâmico, infeccioso, cirúrgico, metabólico, nutricional e neurológico. Além disso, vão também desenvolver a capacidade de avaliação e interpretação dos exames de imagem utilizados em todo o período neonatal. Vale muito a pena visitar o site da instituição e saber mais sobre a pós-graduação em Neonatologia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. 

Mas, agora, se o seu sonho é estudar na USP-SP, não pode deixar de conferir o programa do curso de especialização em neonatologia realizado pelo Centro de Apoio ao Ensino e Pesquisa em Pediatria (CAEPP). Ele é todo ministrado por médicos pediatras neonatologistas do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e foi elaborado com objetivo de assegurar as principais competências e habilidades necessárias para o atendimento de pacientes recém-nascidos desde a sala de parto às Unidades de Terapia Intensiva.

E se o que você gosta mesmo é de agitação, o Hospital Israelita Albert Einstein oferece vagas anuais no curso de Especialização em Emergências Pediátricas, que tem como objetivo atualizar o profissional no atendimento de casos de urgência e emergências pediátricas, desde a abordagem diagnóstica até a melhor intervenção terapêutica. Essas são apenas algumas dicas de pós em Pediatria e Neonatologia, mas existem muitas outra opções. Basta procurar!

A rotina e o mercado de trabalho do pediatra especialista em neonatologia 

O pediatra especialista em neonatologia pode atuar em serviços de emergência, centros de terapia intensiva ou enfermaria dos hospitais como plantonista, além de também trabalhar em consultório. Isso tudo sem contar com as muitas possibilidades de trabalhar com educação em cursos de formação para outros médicos, outros profissionais da saúde ou, até mesmo, realizando palestras informativas para pais e familiares. 

Pós em Pediatria e Neonatologia: opções para quem quer se especializar mais
A rotina e o mercado de trabalho do pediatra especialista em neonatologia 

E o salário? Esse profissional costuma ser bem remunerado. Em média, a faixa salarial do Neonatologista fica entre R$ 5.850,00 e R$ 15.644,31, de acordo com o site salario.com junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web em 2020. Mais do que conhecer os números e os valores, é essencial entender como eles variam ao longo do tempo e como podem ser alterados a depender do local de trabalho ou da região do país. Dessa forma, você pode planejar melhor a sua carreira e alcançar um desempenho diferenciado. Para não ficar de fora, venha conferir mais informações sobre quanto ganha um pediatra e tenha uma ideia clara do potencial!

A residência médica em Pediatria 

Você sabia que a Pediatria é uma das especialidades médicas mais buscadas por quem quer fazer uma residência? É isso mesmo! A Residência Médica em Pediatria é a segunda especialidade de acesso direto mais procurada pelos estudantes de Medicina e isso faz com que a concorrência seja acirradíssima em muitas instituições. Mas também é, de longe, uma das especialidades que mais emociona pelo carinho envolvido na relação médico-paciente. 

Mas tem que estudar e muito, viu! A Pediatria é desafiadora e exige estudo contínuo durante toda a vida para tratar das doenças mais características da primeira infância e adolescência.Também vai exigir do médico bastante sensibilidade para lidar com a família nas ações preventivas e curativas, bem como nas orientações que vão desde o aleitamento materno, alimentação, vacinas até a indicação de outros especialistas como oftalmologistas e ortopedistas, por exemplo, quando Iisso se fizer necessário para restabelecer saúde dos pacientes infantis. 

Pra conhecer mais a fundo a Pediatria e a rotina de estudos de quem faz essa especialidade, você pode saber tudinho aqui nos artigos que fizemos sobre como é a residência médica na USP, na Unifesp e na ISCMSP. 

E olha só, há mais possibilidades de especialização dentro da Pediatria, sabia? A Neuropediatria, por exemplo, é uma das subespecializações bem procuradas também. O neuropediatra, como é chamado o médico especialista nesta área, é aquele profissional de extrema importância no tratamento de problemas no sistema nervoso e sistema muscular, quando, por exemplo, é necessário avaliar a defasagem no desenvolvimento motor, cognitivo e de linguagem manifestados em pacientes crianças e adolescentes.

Outra opção para os pediatras é a especialização em neonatologia. O Hospital Israelita Albert Einstein, por exemplo, oferece a residência médica em neonatologia, caracterizada pela excelência de ensino com base nas atividades desenvolvidas no Hospital Israelita Albert Einstein, no Hospital Municipal da Vila Santa Catarina e no Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch – M’Boi Mirim. E são muitas as reuniões clínicas semanais, discussão de casos clínicos, análise crítica de artigos científicos e incentivo à pesquisa clínica e básica que completam a formação do Residente. O aluno médico também tem contato com inovações tecnológicas e toda a estrutura que o Einstein oferece para estudos e a prática do serviço. Gostou? Então segue o link do Einstein para saber mais sobre a residência médica em neonatologia. 

E se você vai começar a se preparar para encarar a prova de residência médica, sugiro dar uma olhada no nosso e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência para já começar com o pé direito, já vencendo os bloqueios mentais que atrapalham seus estudos e te impedem de ser aprovado na residência médica dos seus sonhos!

E aí? Curtiu saber mais sobre as opções de pós em Pediatria e Neonatologia? 

Como você pode ver pelas coisas que a gente te contou aqui, tanto a pós-graduação quanto a residência médica são marcadas por muito estudo e dedicação. Quer saber onde mais você pode se especializar na área? Então, vem aqui no blog conhecer sobre outros programas de Pediatria e confira quais são as instituições mais buscadas pra fazer residência médica em Pediatria em São Paulo!

E como está sua preparação pras provas de residência médica? Se você quer saber como é a prova de residência para o maior sistema acadêmico de saúde da América Latina que é a USP, confere aqui. E se você já quer começar a estudar, saiba que você pode dar os primeiros passos nessa jornada no Extensivo São Paulo, nosso curso que rola ao longo do ano inteiro com videoaulas sobre os temas que você precisa saber e um app com milhares de questões comentadas. Além disso, ao se matricular você ganha o Intensivo como bônus! Corre que ainda dá tempo de se inscrever. Bora pra cima! Vamos estudar juntos! 

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.