Carregando

Comunicação interatrial: achados na radiografia de tórax

As cardiopatias congênitas tratam de assuntos complexos tanto na prática médica diária quanto nas provas de residência. Sendo assim, você sabe o que é a comunicação interatrial?

Entre as cardiopatias abordadas, podemos citar a comunicação interatrial e interventricular — a segunda também pode ser conferida aqui, no blog. Assim, você fica por dentro de todos os detalhes que envolvem esses assuntos tão importantes para a prática médica

Neste texto, vamos revisar os achados de imagem que podem ser observados em pacientes com comunicação interatrial. O objetivo é que você tenha mais uma ferramenta na hora de avaliar uma radiografia de tórax.

CIA (comunicação interatrial)

Afinal, o que é comunicação interatrial? A CIA é uma abertura anormal no septo atrial, permitindo uma comunicação entre os átrios direito e esquerdo. Devido à menor pressão do lado direito, é possível notar uma passagem do sangue do átrio esquerdo para o átrio direito, com sobrecarga das câmaras direitas.

Essa cardiopatia comumente persiste assintomática até a idade adulta, apesar do aumento do fluxo sanguíneo pulmonar. Gradualmente, há o desenvolvimento de insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar e arritmias atriais. Em geral, ela se torna sintomática por volta de 30 anos.

Também chamada defeito do septo atrial (DSA), a comunicação interatrial é relativamente comum e corresponde a cerca de 10% de todas as cardiopatias congênitas. 

A maioria é isolada e esporádica, mas pode fazer parte de uma síndrome genética (por exemplo, mutações do cromossomo 5, síndrome de Holt-Oram, etc). O diagnóstico da comunicação interatrial é realizado por meio do ecocardiograma, exame que produz imagens do coração.

Os achados na radiografia de tórax

A radiografia de tórax é um exame secundário, que não é capaz de identificar a CIA, mas pode demonstrar as consequências dela. Sendo assim, é útil como um exame de triagem inicial, aumentando ou reduzindo a suspeita da anomalia. 

Inclusive, em casos de comunicação interatrial, a radiografia pode ser normal em estágios iniciais ou quando o defeito é pequeno. Confira os principais achados na radiografia com as características de cada um deles baseados nos quadros clínicos abaixo.

Aumento da vasculatura pulmonar

  • Aumento do calibre do tronco da artéria pulmonar;
  • Aumento do calibre dos vasos pulmonares (o aumento das artérias pulmonares centrais é chamado sinal de Fleischner);
 Aumento do tronco da artéria pulmonar e dos vasos pulmonares (comunicação interatrial)
Aumento do tronco da artéria pulmonar e dos vasos pulmonares. Fonte: Learning Radiology: http://www.learningradiology.com/archives/COW%20010-ASD/asdcorrectpage.htm

Vasos mais proeminentes nos campos superiores (cefalização da trama vascular);

Proeminência dos vasos pulmonares principalmente nos campos superiores (comunicação interatrial)
Proeminência dos vasos pulmonares principalmente nos campos superiores. Fonte: Gaillard, F., Hacking, C. Atrial septal defect. Reference article, Radiopaedia.org.  https://doi.org/10.53347/rID-6294

Vasos visíveis na periferia do pulmão.

  • Aumento das câmaras cardíacas direitas (átrio direito e ventrículo direito) — achado tardio
Aumento das câmaras cardíacas direitas (átrio direito - RA; e ventrículo direito - RV) associado a sinais de hipertensão pulmonar com aumento do tronco da artéria pulmonar (PT) e da artéria pulmonar central direita - Sinal de Fleischner (seta
Aumento das câmaras cardíacas direitas (átrio direito – RA; e ventrículo direito – RV) associado a sinais de hipertensão pulmonar com aumento do tronco da artéria pulmonar (PT) e da artéria pulmonar central direita – Sinal de Fleischner (seta). Fonte: https://clinicalgate.com/atrial-septal-defect-simple-and-complex/
Aumento das câmaras cardíacas direitas (átrio direito - RA; e ventrículo direito - RV) associado a sinais de hipertensão pulmonar com aumento do tronco da artéria pulmonar (PT).
Aumento das câmaras cardíacas direitas (átrio direito – RA; e ventrículo direito – RV) associado a sinais de hipertensão pulmonar com aumento do tronco da artéria pulmonar (PT). Fonte: https://clinicalgate.com/atrial-septal-defect-simple-and-complex/

Confira outros assuntos importantes

Gostou de saber mais sobre a comunicação interatrial? Esse achado clássico ajuda bastante na avaliação de imagens de radiografias na prática diária. Caso os contornos e a anatomia mediastinal não tenham ficado claros para você, que tal ler o texto sobre anatomia do coração e vasos de base?

Para ficar por dentro das principais práticas médicas, conheça o PSMedway, nosso curso de Medicina de Emergência, uma ótima opção para quem quer mandar bem nos plantões. Lá, mostramos exatamente como é a atuação médica na Sala de Emergência, então, não perca tempo!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
LuisaLeitão

Luisa Leitão

Mineira, millennial e radiologista fanática. Formou-se em Radiologia pelo HCFMUSP na turma 2017-2020 e realizou fellow em Radiologia Torácica e Abdominal em 2020-2021 no mesmo instituto, além de ter sido preceptora da residência de Radiologia por 1 ano e meio. Apaixonada por pão de queijo, café e ensinar radiologia.