Carregando

Edital do Enare: como o exame unificado para residência funciona

Se você está se preparando para as provas de residência médica, o edital do Enare pode ser uma ótima opção. Trata-se de um processo seletivo unificado, em que você pode concorrer a uma vaga em dezenas de instituições pelo país com a mesma prova. Entenda como funciona!

O que é Enare?

Antes de abordarmos mais detalhes sobre o funcionamento do processo seletivo, é importante explicarmos o que é Enare, já que esse exame é relativamente recente: criado em 2019, com a primeira edição-piloto realizada em 2020. Por isso, nem todos os estudantes de Medicina o conhecem.

Enare é uma sigla para Exame Nacional de Residência. Como o próprio nome diz, é uma prova nacional, que pode ser realizada em diversas cidades do Brasil, com o mesmo conteúdo e as mesmas datas de inscrição e realização para todo o território.

O objetivo do exame unificado é otimizar o processo de seleção e democratizar o acesso dos estudantes. Além da residência médica, há vagas disponíveis para residência multi e uniprofissional em formações relacionadas à área da saúde, em mais de 80 instituições.

Instituições responsáveis

O edital do Enare é realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Por isso, o conjunto de protocolos do processo seletivo unificado para residência também é chamado edital do Enare/Ebserh.

Criada em 2011, a rede Ebserh administra 40 unidades hospitalares de universidades federais de todo o país, que atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), dedicam-se à formação de novos profissionais e fomentam a pesquisa científica.

Vantagens de inscrever-se no Enare

O edital do Enare foi criado para deixar o processo seletivo mais prático e barato tanto para os candidatos quanto para as instituições envolvidas. Confira as principais vantagens de participar do exame nacional de residência.

Praticidade

O edital do Enare possibilita a realização de provas em todas as capitais do país e mais 23 cidades. O candidato pode iniciar o processo seletivo em um local mais próximo de onde mora e escolher a instituição de preferência depois, o que demanda menos tempo de locomoção.

Conteúdo unificado

Como o edital do Enare refere-se a um processo seletivo unificado, o candidato realiza uma única prova para mais de 80 instituições de todo o país, o que permite um foco maior nos estudos do mesmo conteúdo programático, com os mesmos protocolos e referências bibliográficas.

Menor custo

A inscrição para o edital do Enare de 2021 custou apenas R$ 270. O custo também é menor para as instituições participantes, pois há menos vagas ociosas e elimina-se a carga burocrática dos processos seletivos individuais.

Diferentes programas

Para participar do processo seletivo unificado, o candidato só precisa ter a graduação em Medicina para as especialidades de acesso direto. Há, também, uma grande variedade de opções de subespecialidades para acesso com pré-requisito, dirigidas ao residente que já realizou uma especialização prévia. 

Como o processo seletivo do Enare funciona

O edital do Enare apresenta um sistema parecido com o do Enem e do Sisu, já que há um processo unificado, e o candidato pode escolher uma instituição após a obtenção da nota na especialidade que deseja cursar.

Geralmente, as inscrições ficam abertas de outubro a novembro, mesmo período em que a documentação deve ser enviada para análise curricular. Disponível em todas as capitais e mais 23 cidades, a prova é realizada em dezembro. Ela equivale a 90% da nota, enquanto os outros 10% são da análise de currículo.

Os resultados das avaliações são divulgados ao público entre janeiro e fevereiro. Em seguida, dependendo da nota alcançada e do número de vagas, o candidato deve escolher uma instituição entre as participantes do edital do Enare e realizar a matrícula.

Quais instituições participam do Enare?

Agora, é importante mencionar quais são as instituições participantes desse processo seletivo. Vale lembrar que elas são bastante renomadas e estudar em uma delas vai ser uma oportunidade e tanto. Saca só:

Região Sudeste

InstituiçõesNúmero de vagas
Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena4
Centro Psíquico da Adolescência e Infância6
Fundação Educacional de Caratinga16
Hospital Alberto Cavalcanti15
Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais18
Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais221
Hospital Eduardo de Menezes11
Hospital Infantil João Paulo II34
Hospital João XXIII51
Hospital Júlia Kubitschek37
Hospital Maria Amélia Lins9
Hospital Regional Antônio Dias13
Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo12
Hospital Regional João Penido9
Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora79
Instituto Raul Soares12
Maternidade Odete Valadares16
Universidade Estadual de Montes Claros: Unimontes82
Universidade Federal de Ouro Preto6
Hospital Federal Cardoso Fontes29
Hospital Federal da Lagoa69
Hospital Federal de Bonsucesso76
Hospital Federal de Ipanema34
Hospital Federal do Andaraí36
Hospital Federal dos Servidores do Estado120
Hospital Federal de Nova Iguaçu32
Hospital Universitário Antônio Pedro: Universidade Federal Fluminense 96
Hospital Universitário Gaffrée e Guinle 81
Instituto Nacional de Cardiologia 40
Sorocaba Prefeitura Municipal7
Universidade Federal de São Carlos4
Universidade Nove de Julho: Campus Vergueiro15
Universidade Nove de Julho: Campus Bauru10

Região Sul

Instituições Número de vagas
Fundo Municipal de Saúde de Cascavel (Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel)6
Fundo Municipal de Londrina6
Município de Guarapuava4
Fundo Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul3

Região Nordeste 

Instituições Número de vagas
Universidade Federal de Alagoas90
Hospital Geral do Estado2
Hospital de Câncer Dr. Tarquínio Lopes Filho1
Hospital Dr. Carlos Macieira17
Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos 5
Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto3
Hospital Nina Rodrigues5
Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz4
Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão106
Fundo Municipal de Saúde de Campina Grande25
Hospital Universitário Alcides Carneiro29
Hospital Universitário Júlio Bandeira8
Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida: Hospital São Marcos 6
Hospital Infantil Lucídio Portella11
Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí65
Associação Aracajuana de Beneficência 12
Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia31
Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe67
Hospital Universitário Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro7

Região Centro-Oeste

Instituições Número de vagas
Hospital das Forças Armadas32
Hospital de Força Aérea de Brasília4
Hospital Universitário de Brasília91
Fundo Municipal de Lucas do Rio Verde6
Prefeitura Municipal de Sinop12
Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados12
Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (UFMS)63

Região Norte

InstituiçãoVagas
Hospital Universitário Getúlio Vargas57

O Enare é muito concorrido?

Apesar de ser um processo seletivo recente, o Enare chama a atenção dos formandos em Medicina e outras áreas da saúde. A edição-piloto, realizada em 2020, contou com 4.169 inscritos para disputar 302 vagas, distribuídas em 10 instituições.

Realizado em seguida, o Enare de 2021 já apresentou um crescimento significativo diante da edição anterior: houve mais de 32 mil inscritos, 3,2 mil vagas de residência médica, multi e uniprofissional, além de 81 instituições envolvidas em todo o país.

Como preparar-se para o Enare?

Para se preparar, primeiramente, lembre-se de que nada substitui um estudo direcionado para os temas e focos que mais caem na prova, hein? No nosso Guia Estatístico do Enare, você confere quais são os temas e focos que mais caem na prova, com base em uma análise das provas dos últimos anos. Ou seja, não dá para chegar no dia da prova sem ter dado uma boa olhada nesse material, que é gratuito! Então não dá bobeira e já clica aqui pra baixar.

Com o número crescente de candidatos, é preciso levar os estudos a sério para garantir uma boa classificação na prova do edital do Enare, mas a gente te ajuda! Confira os nossos cursos preparatórios para residência médica, que têm tudo o que você precisa para se destacar nos principais processos seletivos do país.

Também conte com os nossos conteúdos gratuitos da Academia Medway, que oferece minicursos, guias completos e e-books com dicas para as diversas etapas da sua formação profissional. Aproveite!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.