Sim, falta um mês para a prova de residência médica! Será que ainda dá tempo de fazer alguma coisa? Pode parecer que não, e de fato será um pouco desafiador dar conta do recado. Mas nada é impossível para quem quer mesmo conquistar esse sonho.
A gente sabe também que por vezes é difícil conciliar muitos compromissos. Especialmente para quem ainda está no último ano da graduação. Mas com calma e dedicação, as arestas são aparadas e o resultado positivo vem.
Então, sem mais demoras, vamos ao que interessa! A seguir, você descobre o que fazer para colocar tudo em dia nessa reta final rumo às provas.
Pode acreditar: um mês para a prova de residência rende muita coisa, mesmo que a princípio você não consiga enxergar perspectivas. É só não deixar o desespero passar por cima e se concentrar de verdade nos objetivos que você estabelecer. Veja algumas dicas para isso!
No que você tem mais dificuldade? E o que é mais fácil para você absorver? Faça a separação desse conteúdo para determinar aqueles assuntos que serão prioridade para estudar para a residência médica.
Dedique-se mais ao que demanda mais tempo para que você revise ou compreenda. Procure tirar suas dúvidas com professores ou colegas que conheçam o assunto, e use a internet a seu favor para complementar o conhecimento presente em apostilas e aulas.
Além disso, vale a pena conhecer a prova da instituição que você quer prestar. Assim, você descobre o que costuma cair, como é o estilo de enunciado e pode direcionar ainda melhor sua preparação.
Crie um plano de estudo detalhado, dividindo seu tempo de maneira entre os tópicos prioritários que você definiu. Estabeleça também metas diárias e semanais para cobrir o material necessário.
Lembre-se de utilizar recursos de estudo eficazes para um aprendizado ativo, como apostilas de revisão, resumos, aulas online, bancos de questões e outros materiais específicos para a sua especialidade. É importante que você invista mais naquilo que realmente funciona para você, para não perder tempo com estratégias e técnicas que possam te frustrar.
Para completar, faça um cronograma de estudo realista, levando em consideração seus níveis de energia e concentração ao longo do dia. Separe, por fim, um tempo para revisões direcionadas para checar se suas dúvidas foram eliminadas e para a prática de questões.
Como não poderia ser diferente, a Medway está sempre de olho nas provas das principais instituições do país. Por isso, desenvolve guias estatísticos com os assuntos e temas mais cobrados.
A partir deles, você sabe o que esperar do formato das questões e até mesmo das exigências da banca. Além disso, a Medway também faz apostas mais recentes, levando em conta tendências do momento e a experiência de seus professores quando o assunto é residência médica.
Sendo assim, vale a pena acompanhar de perto o que a gente diz. E não deixar de acrescentar o que a gente apontar em seu cronograma de prioridades, mesmo que você já esteja familiarizado com o tópico.
Um mês para a prova de residência, como você pode perceber, é suficiente para várias atividades. Uma semana, no entanto, deixa tudo mais apertado. Então, nesses dias mais próximos do evento, o ideal é começar a pegar leve, porque você de fato já fez tudo o que poderia. Aqui estão mais algumas dicas para essa finalidade!
Nada de sobrecarregar sua carga de estudos. Você está a um mês para a prova de residência médica, o que não deu tempo de cobrir é melhor deixar para lá, do contrário as chances de você se atrapalhar com os temas que já domina é grande.
Sem dizer que o cansaço excessivo também prejudica, e muito, seu desempenho na hora da prova. O raciocínio fica lento e interfere na interpretação das questões. Imagina errar algo por bobeira? Não dá, concorda?
Portanto, desacelere aos poucos nessa semana que antecede a prova. Diminua o ritmo das revisões, tenha noites de sono completas, deixe seus materiais e documentos organizados com antecedência e tente, na medida do possível, controlar a ansiedade e o nervosismo para o fatídico dia.
É, a gente sabe que muita gente deixa para conferir algumas dicas de última hora. É por isso que se prepara também para passar um conteúdo atualizado sobre um ou outro ponto que pode surgir na prova de repente.
Em nosso canal do YouTube, separamos essas dicas por instituição. Assim, fica mais simples absorver o conteúdo só daquelas que você vai prestar, sem ficar maluco com generalizações ou em ter que adivinhar o que se aplica para um local ou outro.
A melhor parte é que a gente separa as dicas por cada uma das 5 grandes áreas da Medicina cobradas na prova. E vamos muito além de temas e assuntos que caem: falamos sobre o estilo de questões e passamos um resumão sobre o que a banca curte cobrar.
Assim, mais do que ser craque no conteúdo, você também se prepara para a estrutura da prova, que não é mole, não. De quebra, evita surpresas que podem te desestabilizar. Segurança é tudo, e ir para as provas sabendo exatamente o que precisa fazer coloca você muito à frente da concorrência.
Pronto! Agora você já sabe que pode se dar muito bem em um mês para a prova de residência. É só colocar todas essas dicas para rodar, focar e se dedicar muito. Fácil não é, mas pode ter certeza de que lá na frente você verá que tudo valeu a pena.
No mais, lembre-se de que a Medway também pode ajudar a dar um gás a mais nesses últimos dias. Com o Intensivo SP, você se prepara com direcionamento para as instituições de São Paulo e fica mais perto da vaga dos seus sonhos. Bora buscar essa aprovação com a gente? Inscreva-se!
Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo." Siga no Instagram: @mica.medway