Fecaloma: achados nos exames de imagem

Conteúdo / Medicina de Emergência / Fecaloma: achados nos exames de imagem

Os achados observados em fecaloma nos diversos exames de imagem são importantes para os diagnósticos. A princípio, é um tema que aparece com frequência na prática médica diária, podendo causar confusão ou passar despercebido.

Vamos revisar os achados na radiografia e na tomografia computadorizada, exames em que observamos os fecalomas com maior frequência. Continue a leitura do artigo para entender diversos detalhes sobre essa condição.

O que é fecaloma?

Afinal, o que é fecaloma? Trata-se de uma massa de fezes endurecidas e compactas. Geralmente, isso é observado no reto e no cólon sigmoide, sendo resultado de impactação fecal extrema.

Os sintomas de fecaloma não são específicos, incluindo constipação, dor abdominal, diarreia por transbordamento ou escapes fecais, sintomas urinários por compressão da bexiga e pressão pélvica. Com frequência, é possível palpar uma massa hipogástrica, principalmente em crianças e pacientes magros.

Para haver a formação de fecalomas, em geral, são observados fatores de risco que propiciam a impactação fecal, como:

  • imobilidade;
  • uso de medicações, como opioides;
  • condições neurológicas (doença de Parkinson, por exemplo);
  • condições neoplásicas (câncer colorretal, por exemplo);
  • condições inflamatórias (doença inflamatória intestinal, por exemplo).

A importância da radiologia e a tomografia computadorizada

É natural aparecerem diversas técnicas e ferramentas que proporcionam cada vez mais precisão nos exames e na obtenção de um diagnóstico. Para o fecaloma, as duas principais utilizadas são os exames de radiografia e tomografia computadorizada.

O exame de radiografia é uma técnica de diagnóstico por imagem tradicional, conhecida popularmente como raio-x. Por meio dele, podem ser identificados diversos problemas: fraturas, infecções, osteoporose, câncer nos ossos e nos dentes, artrites, entre outros.

Já a tomografia computadorizada é utilizada para obter um detalhamento maior de algumas estruturas, como ossos, tecidos e órgãos. Por meio de imagens em 2D e 3D, é possível ter uma visão mais aprofundada do interior do organismo. Com ela, podem ser observadas fraturas, hemorragias, tumores, infecções, lesões e edemas.

Outros tipos de exames de imagem

Além desses, existem diversos exames de imagens que podem auxiliar no diagnóstico e no tratamento de diversas condições. Alguns deles são: angiografia, mamografia, densitometria óssea, ressonância magnética, ultrassonografia e medicina nuclear.

Entretanto, cada um desses é utilizado para uma finalidade diferente, de acordo com a avaliação do médico. Quer saber os principais achados nos exames de imagem do fecaloma? Então, continue a leitura e saiba mais sobre essa condição a partir de alguns exemplos.

Achados nos exames de imagem

Apesar de apresentarmos os achados de imagem dos fecalomas, não quer dizer que você deva indicar um exame de imagem para esse diagnóstico. Na maioria das vezes, uma história clínica compatível e um exame físico sugestivo já são suficientes para realizar o diagnóstico.

Porém, o que os radiologistas veem com frequência é o diagnóstico de fecalomas por imagem quando o exame é feito com outra suspeita, como obstrução intestinal e massas abdominais.

Na radiografia simples do abdome, os fecalomas aparecem como massas heterogêneas com pequenas bolhas de gás entremeadas, centradas na região hipogástrica. O aspecto das fezes na radiografia de fecaloma é descrito como de “miolo de pão”, representando justamente essa massa de fezes com bolhas de gás de permeio.

Tomografia computadorizada

Na tomografia computadorizada, o aspecto é bem semelhante.  Observa-se uma massa heterogênea com o mesmo aspecto de miolo de pão distendendo a luz da alça cólica, principalmente o reto. Com frequência, a massa determina efeito obstrutivo com distensão gasosa do cólon a montante.

Uma das complicações associadas aos fecalomas é a colite estercoral, que consiste em uma inflamação da parede cólica causada pela presença da grande quantidade de fezes endurecidas na luz.

Além disso, podemos citar a perfuração estercoral, que decorre de uma necrose focal da parede colorretal, devido à acentuada pressão intraluminal causada pelo fecaloma. Isso resulta em um abdome agudo obstrutivo.

Aprenda sobre outros temas pertinentes no nosso blog!

Agora, você sabe mais sobre o fecaloma! Então, confira outros conteúdos que publicamos aqui, no blog. Assim, você fica por dentro de diversos assuntos importantes para auxiliar ainda mais no seu plantão.

Além disso, se deseja conferir mais conteúdos de Medicina de Emergência, conheça a Academia Medway. Por lá, são disponibilizados diversos e-books e minicursos completamente gratuitos para auxiliar no seu aprendizado e nas práticas de urgência e emergência.

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
LuisaLeitão

Luisa Leitão

Mineira, millennial e radiologista fanática. Formou-se em Radiologia pelo HCFMUSP na turma 2017-2020 e realizou fellow em Radiologia Torácica e Abdominal em 2020-2021 no mesmo instituto, além de ter sido preceptora da residência de Radiologia por 1 ano e meio. Apaixonada por pão de queijo, café e ensinar radiologia.