Carregando

Medicina na ficção brasileira: confira algumas indicações

Sabemos que estudar não é fácil. Por conta disso, não há nada melhor do que se sentar no sofá, pegar um lanche e relaxar depois de um longo dia assistindo a algo na televisão, não é mesmo? Quer ver mais da representação da Medicina na ficção brasileira

Para quem é entusiasta da ficção, sabe que existem muitas séries e filmes estrangeiros bons a respeito da Medicina: The Good Doctor, Grey’s Anatomy e a clássica série House. No entanto, hoje as indicações pertencerão todas ao nosso país.

O assunto te interessa? Então fique conosco e desfrute desse artigo com indicações do que assistir! Pegue a pipoca e boa leitura!

A medicina na ficção brasileira: confira algumas indicações
A Medicina na ficção brasileira: confira algumas indicações

A Medicina na ficção brasileira: algumas sugestões

A seguir, vamos te apresentar quatro sugestões que mostram um pouco da rotina da Medicina na ficção brasileira. Prometemos não dar spoilers! Confira!

1. Lulli (2021)

Opção mais recente de nossa lista de recomendações, Lulli estreou no dia 26 de dezembro de 2021 na Netflix. O filme, estrelado pela atriz Larissa Manoela, conta a história de uma estudante de Medicina que tem o sonho de ser a melhor cirurgiã possível.

Depois de levar um choque de um aparelho de ressonância magnética, Lulli passa a ter a capacidade de “ouvir” os pensamentos de outras pessoas. Ela passa a utilizar o novo dom, portanto, para ajudar no diagnóstico de pacientes.

Apesar de ser uma obra de ficção mais ligado com o lado fantasioso, o filme Lulli mostra uma parte da realidade da residência médica, no qual uma profissional anseia por prestar um atendimento mais humanizado e próximo do paciente. Portanto, pode ser uma excelente opção para relaxar após um dia de estudos e trabalho.

Onde assistir: Netflix

2. Sob pressão (2017)

Vamos falar, agora, sobre uma série que tem ganhado cada vez mais espaço entre os estudantes de Medicina no Brasil. Sob Pressão, que estreou em 2017, retrata a difícil rotina de médicos na intensa missão de salvar vidas no sistema público de saúde.

Há quatro temporadas disponíveis na plataforma de streaming Globoplay, e a série conta a história de dois médicos cirurgiões, Evandro e Ana Carolina (interpretados por Júlio Andrade e Marjorie Estiano) que lutam para salvar a vida de seus pacientes.

Após o início da pandemia do coronavírus, Sob Pressão também lançou o spin-off Sob Pressão – Plantão Covid (2020), que fala sobre o drama da equipe médica que atua na linha de frente. Além dos aspectos relativos ao lado profissional, Sob Pressão também mostra o lado humanizado do profissional de saúde, que precisa de um apoio, nem que seja no colega.

Onde assistir: Globoplay

3. M-8: Quando a Morte Socorre a Vida (2020)

Quando se fala em filme nacional sobre Medicina, M-8: Quando a Morte Socorre a Vida se destaca pela pluralidade de pautas sociais levantadas, o que faz da obra bem atual. Para quem gosta de drama e suspense, essa pode ser uma excelente opção!

O filme mantém o foco no personagem principal Maurício, interpretado pelo ator Juan Paiva, que é calouro de uma Universidade Federal. Quando ele conhece o corpo “M-8”, começa a ficar intrigado com sua origem e se apresenta para estudo na aula de anatomia.

A partir desse momento, Maurício começa a questionar o porquê de haver uma maioria de corpos negros disponíveis para estudo. A obra discute assuntos como preconceito, meritocracia, contraste social, entre outros aspectos. O conceituado ator Lázaro Ramos também marca presença no filme.

Onde assistir: Netflix

4. Amor à Vida (2013)

Vamos terminar nossa lista de recomendações acerca da Medicina na ficção brasileira com uma novela clássica. Amor à Vida, do autor Walcyr Carrasco, mostra a rotina de um hospital tradicional da cidade, o da família Khoury.

A novela conta com a presença de Luciano (Lucas Romano), que se forma na faculdade e passa a ser médico residente. Além disso, toda a trama se desenrola em volta do hospital da família, que é alvo de muitas brigas por poder.

A novela teve destaque, na época, por ser pioneira em mostrar temas como homossexualidade, abandono infantil, entre outros. A novela venceu, em 2016, a categoria Melhor Novela na premiação internacional GLAAD Media Awards.

Onde assistir: Globoplay

Curtiu saber mais sobre a Medicina na ficção brasileira?

Você já assistiu a alguma de nossas indicações? Que tal contribuir com a lista? Se você tiver alguma sugestão, pode deixar nos comentários. Aproveite também para ver o que os seus colegas do ramo estão assistindo!

Vamos aproveitar para reforçar que estudar corretamente é com a Medway! Exatamente por isso, te convidamos para experimentar o Extensivo São Paulo gratuitamente por 7 dias!

No Extensivo São Paulo da Medway, você encontra vídeo aulas on-line, tanto ao vivo como gravadas para te auxiliar no aprendizado. Além disso, o material digital é atualizado para que você não chegue na prova sem ver algum conteúdo.

O aplicativo próprio vai te oferecer mais de 17 mil questões com comentários de nossos professores. Além disso, os simulados originais vão te oferecer mais conteúdo aprofundado. Esquecer alguma coisa na prova? De forma alguma! Conte com revisões programadas mensagem todos os conteúdos que mais são cobrados nas provas de residência médica.

E se você tiver alguma dúvida? O nosso suporte rápido está a postos para você a todo momento. Além disso, o nosso mapa de estudo vai te mostrar exatamente o que é necessário dar mais prioridade em seus estudos, de acordo com o nível de relevância de cada uma das provas.

Para que você chegue na sua prova de residência o mais preparado possível, o Extensivo São Paulo da Medway te oferece o teste grátis. Com certeza, vai ser uma mudança na sua forma de estudar.

Com certeza, as nossas recomendações vão te ajudar a aprender enquanto se entretém. A Medicina na ficção brasileira é bastante presente. Apesar de muitas pessoas acharem que os seriados e filmes estrangeiros ganham nesse quesito, não estamos muito atrás!

Você gostou do nosso post sobre a Medicina na ficção brasileira? Esperamos que você aproveite o seu tempo livre para descansar a mente com algumas de nossas sugestões. Não se esqueça de se inscrever para o teste grátis do Extensivo São Paulo!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
MarcosMarangoni Junior

Marcos Marangoni Junior

Paulistano nato, criado nas ruas do Ipiranga, médico ginecologista e obstetra formado na UNICAMP, mestrando em Saúde Reprodutiva pela UNICAMP, e professor da Gineco-Obstetrícia da Medway. Só nasce grande filhote de monstro.