Ministério da Saúde amplia a vacinação contra o HPV para usuários da PrEP

Conteúdo / Medicina de Emergência / Ministério da Saúde amplia a vacinação contra o HPV para usuários da PrEP

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra o HPV para o público que faz uso da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, com idades entre 15 e 45 anos. 

De acordo com a nota técnica, publicada na última quarta-feira (3), esse público deve receber a vacina quadrivalente (HPV4) que protege contra os tipos 6, 11, 18 e 18 do vírus. O esquema indicado é de três doses, com intervalo de 2 meses após a primeira dose, e quatro meses após a segunda. 

O que é HPV? 

O papilomavírus humano (HPV) é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) associada a verrugas nos órgão genitais e ao desenvolvimento de câncer de colo do útero, vulva, anus, pênis e orofaringe. Além de ser transmitido sexualmente, o vírus também pode ser passado por contato direto com a pele ou mucosa infectada. 

Uma forma de prevenção contra o HPV é a vacinação. O SUS disponibiliza o imunizante quadrivalente (HPV4) que protege contra as principais complicações da doença. 

Quem pode tomar a vacina contra o HPV? 

Até o momento, o público-alvo para a vacinação incluía: 

  • crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, com esquema de dose única; 
  • indivíduos imunocomprometidos de 9 a 45 anos, incluindo pessoas que vivem com HIV e Aids, pacientes transplantados e oncológicos;
  • vítimas de abuso sexual de 15 a 45 anos, que não tenham tomado vacina contra o HPV ou estejam com esquema incompleto; 
  • vítimas de abuso sexual de 9 a 14 anos que não tenham tomado vacina contra o HPV ou que estejam com esquema vacinal incompleto.  

O que é PrEP? 

A profilaxia pré-exposição (PrEP) é uma das formas de prevenir a infecção pelo HIV, caso ocorra a exposição ao vírus. Ela é indicada para pessoas a partir dos 15 anos, sexualmente ativas e que apresentam risco aumentado para infecção por HIV. 

A nova medida da vacinação foi implementada pois os usuários da PrEP apresentam maior risco de aquisição pelo HPV. Assim, com essa mudança, será possível contribuir ainda mais para a prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e cânceres causados pela doença. 

Já estava sabendo dessa mudança? Não deixe de acompanhar mais informações no nosso blog. Por aqui, publicamos as principais notícias sobre a área médica, além das atualizações sobre as provas de residência médica! 

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway