Carregando

Mortes por pneumonia no Brasil: características e epidemiologia

Fala, pessoal! Neste artigo, vamos tratar das mortes por pneumonia no Brasil. A pneumonia sempre foi uma preocupação para a saúde pública não só no nosso país, mas também no mundo. 

Isso porque a pneumonia é a principal causa de morte de crianças com menos de 5 anos, além de ser uma causa significativa de morte em idosos.

Outros desafios de seu combate são o alto custo do tratamento e a elevada quantidade de internações decorrentes da doença. Percebem a importância de discutirmos sobre mortes por pneumonia? Então, bora lá!

Vamos lembrar um pouco sobre a pneumonia

A pneumonia nada mais é que um processo inflamatório agudo que acomete o parênquima pulmonar. Normalmente, esse processo inflamatório é causado por um agente infeccioso, como bactérias, vírus e fungos, mas também pode ser causado por reações alérgicas e por aspiração ou inalação de produtos irritativos.

Assim, a doença pode ser adquirida pelo contato com secreções de pessoas contaminadas, por via hematogênica e por aspiração ou inalação de produtos irritativos.

Essas características fazem com que sua ocorrência seja mais comum em pessoas de comunidades mais vulneráveis ou com sistema imunológico fragilizado, como pessoas hospitalizadas, portadores de doenças crônicas, desnutridos, alcoolistas, tabagistas, idosos e crianças.

E a clínica da pneumonia?

Suas principais manifestações são: 

  • tosse produtiva;
  • febre;
  • dor torácica pleurítica;
  • dispneia;
  • mal-estar;
  • fadiga;
  • calafrio. 

Quanto ao exame físico, os principais achados são: 

  • taquipneia;
  • hipertermia;
  • taquicardia;
  • prostração;
  • estertores;
  • hipoxemia;
  • alterações no exame pulmonar compatíveis com consolidação ou derrame pulmonar.

E para diagnosticar e tratar?

O diagnóstico da doença é baseado em anamnese, exame físico e, eventualmente, exames complementares, como exames de imagem e laboratoriais. Já o tratamento varia de acordo com a suspeita do agente etiológico e com a gravidade do quadro clínico do paciente

Alguns escores podem ser utilizados para indicar o manejo desses pacientes, como o CURB-65 e o PORT. Em geral, o tratamento inicial é definido de forma empírica devido à impossibilidade de se obterem resultados microbiológicos logo após o diagnóstico.

Distribuição das mortes por pneumonia no Brasil

Vamos observar alguns dados referentes às mortes por pneumonia, retirados do site do TABNET.

No gráfico a seguir, podemos notar que a taxa de mortalidade por pneumonia no Brasil vinha aumentando de 2009 a 2016, mas se manteve estável de 2016 a 2019.

Gráfico de taxa de mortalidade por pneumonia no Brasil.

Já no gráfico abaixo, podemos perceber que quase 85% dos óbitos por pneumonia no Brasil no ano de 2019 – último ano com registros no site – ocorreram em pessoas com mais de 60 anos de idade, mostrando a vulnerabilidade dessa faixa etária.

Gráfico de óbitos por pneumonia no Brasil em 2019.

Já o último gráfico, que mostra a taxa de mortalidade por pneumonia em cada região do Brasil, nos mostra que a Região Sudeste é a que apresenta a maior taxa de mortalidade pela doença do país.

Taxa de mortalidade por pneumonia em cada região do Brasil em 2019.

Há prevenção para a pneumonia no Brasil?

Sim! As principais formas de prevenção são recomendações simples, como: higiene das mãos e das superfícies, etiqueta da tosse e do espirro, prevenção e controle de doenças crônicas, evitar tabagismo, evitar aglomerações e aderir à vacinação. 

Para muitas das causas da doença, já existem vacinas, que estão recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação proposto pelo Ministério da Saúde. 

Dia mundial da Pneumonia

O dia 12 de novembro é considerado o Dia Mundial da Pneumonia e foi proposto pela Organização Mundial de Saúde em 2009. O objetivo era conscientizar as pessoas sobre a sua importância, já que é uma doença evitável e tratável, mas que ainda assim causa um grande impacto na saúde pública

E aí, conseguiram perceber a relevância desse tema? Muito ainda tem de ser feito para que as mortes por pneumonia no Brasil e no mundo diminuam. Então, bora trabalharmos ativamente para prevenir e tratar a doença, garantindo o bem-estar para todos em todas as idades? Convido vocês a divulgarem essa data para chamarmos atenção ao tema!

É isso!

Esperamos que você tenha gostado. Confira mais conteúdos de Medicina de Emergência, dá uma passada na Academia Medway. Por lá disponibilizamos diversos e-books e minicursos completamente gratuitos! Por exemplo, o nosso e-book ECG Sem Mistérios ou o nosso minicurso Semana da Emergência são ótimas opções pra você estar preparado para qualquer plantão no país.

Caso você queira estar completamente preparado para lidar com a Sala de Emergência, temos uma outra dica que pode te interessar. No nosso curso PSMedway, através de aulas teóricas, interativas e simulações realísticas, ensinamos como conduzir as patologias mais graves dentro do departamento de emergência!

Aquele abraço e até a próxima.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
MariáSimas D’Aquino

Mariá Simas D’Aquino

Catarinense, nascida em Florianópolis, em 1988. Formada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2015. Fez residência em Medicina de Família e Comunidade pela Escola de Saúde Publica de Florianópolis e atualmente está fazendo lá um ano a mais do programa com enfoque em Gestão e Preceptoria. Sempre em busca do aperfeiçoamento e de compartilhar o conhecimento adquirido.