Não passei pra segunda fase da prova de residência médica... e agora?

Conteúdo / Residência Médica / Não passei pra segunda fase da prova de residência médica… e agora?

Não passei pra segunda fase da prova de residência médica, e agora?” Infelizmente, o resultado da primeira fase saiu e você não foi convocado. O que fazer? De fato, a decepção é grande. Afinal, esse é um momento de muita pressão e expectativas. Em especial, se você quer muito passar em determinada especialidade ou instituição.

Mas não adianta, quando não é pra ser, é preciso aceitar e ter paciência, por mais difícil que seja. Até porque, você terá outras oportunidades e precisa levar esse acontecimento como experiência para a vida. Não é o fim do mundo e sim, você tem total capacidade de se dar bem de próxima.

Na vida, às vezes não conseguimos entender, de primeira, porque as coisas acontecem de determinadas maneiras. Mas eu garanto que, no futuro, você vai olhar pra trás e entender por que tudo ocorreu assim. Fique tranquilo, porque o seu momento vai chegar.

No entanto, se ainda assim estiver um pouco complicado absorver essa questão, estamos aqui para ajudar. Descubra o que fazer caso o seu desempenho na segunda fase não tenha saído conforme o esperado!

Não passei pra segunda fase de residência médica”. Calma…

Primeiro de tudo: calma! Nada de desespero, porque isso pode te atrapalhar a organizar as ideias para tentar um novo processo seletivo. Não passar na segunda fase da prova de residência não é o fim do mundo, e a gente mostra o porquê a seguir!

A sua trajetória até aqui é válida

Jamais subestime a sua trajetória por não ter passado para a segunda fase da prova de residência médica. Ela é válida, mesmo que em um primeiro momento você não tenha alcançado os resultados esperados.

O que importa é que você se dedicou e fez tudo o que podia, de acordo com as suas limitações e seus esforços. Isso conta bastante e deve ser o ponto de partida para que você continue exatamente de onde parou.

Você chegou longe e tentou, e essa tentativa serve também como uma ótima experiência. Descobriu, de fato, como é a prova, deu uma olhada na concorrência, conheceu de perto as exigências da instituição. Portanto, tem bagagem suficiente para se dar bem muito em breve.

Além disso, os resultados não são os mesmos para todo mundo. Você não é igual aos outros, e os outros não são iguais a você. Cada um tem a sua jornada, então viva a sua, não se compare e siga em frente!

Continue se preparando para os próximos exames

Não desanime! Os próximos exames te esperam, neste ano ou no ano que vem. Eles devem servir como motivação para que você se lembre que sim, as novas oportunidades estão muito perto de você e suas chances de passar continuam mais vivas do que nunca.

Considere que você terá um tempo a mais para se preparar melhor e aproveitar para cobrir coisas que talvez não tenha dado tempo antes. Além disso, você pode organizar melhor o seu tempo e treinar com muito mais afinco e dedicação até a próxima data.

Tente novas estratégias de estudo para essa segunda fase, que antes você tenha deixado de experimentar. Uma delas pode ser mais eficiente para você e preencher as lacunas que talvez tenha te prejudicado na prova.

Não perca seu tempo se chateando. No começo, você realmente precisará de um momento para lidar com a notícia, mas não se demore. Você não tem motivos para se perder no meio do caminho, porque já chegou bem longe e pode fazer mais e melhor.

Busque entender quais erros cometeu e não os repita

Essa também é a melhor chance de entender, de fato, quais foram os erros que você cometeu, para não os repetir de novo. Pode ter sido uma preparação em cima da hora, a falta de atenção aos conteúdos que geralmente são cobrados no processo seletivo, a falta de organização para se preparar, ou a técnica utilizada para estudar, assim como alguma dificuldade de interpretação das questões ou que não foi sanada em relação ao conteúdo.

Analise tudo com muita atenção e evite cobranças pesadas. Ninguém tem a obrigação de acertar tudo logo da primeira vez, e é muito bom ter como rever esses pontos para lapidá-los e melhorar de fato o seu desempenho,

Na verdade, essa pode ser a grande chance de se surpreender consigo mesmo e ver tudo o que você é capaz de fazer quando pode se preparar por mais algum tempo. Foque também em suas habilidades, ou seja, naquilo que você domina, para desenvolver isso melhor e ganhar vantagem na hora da prova.

Por fim, não se esqueça de que tudo bem errar. Isso não faz ninguém melhor ou pior do que o outro. O que vale mesmo é saber como aprender com essa vivência, portanto tente tirar o melhor dela.

Não é uma prova que mede a sua capacidade

Por último, mas não menos importante, tenha consigo que não é uma prova que mede a sua capacidade! Esse é apenas um processo seletivo obrigatório para selecionar uma determinada quantidade de candidatos para a residência médica.

É uma prova como qualquer outra, que tem um certo nível de dificuldade e que apresenta desafios maiores para algumas pessoas. E tá tudo bem! Não ter passado não é parâmetro nenhum para se achar menos capaz ou menos inteligente.

Não fique se martirizando ou tentando encontrar e ressaltar algum defeito em sua postura como candidato. Isso é bem diferente de avaliar erros e tentar melhorar, porque pode te deixar super pra baixo.

As coisas funcionam de jeitos diferentes para pessoas diferentes, e você deve continuar a acreditar que sim, o seu momento de brilhar está para chegar. E vai ser ainda mais emocionante depois que você descobrir o quanto é bom superar um impasse como esse, com muita garra, concentração e dedicação.

Você não está sozinho nessa!

É isso aí! Agora você sabe o que fazer para superar o susto de não ter passado na segunda fase da prova de residência médica. No mais, saiba que você não está sozinho. Pode acontecer com qualquer um, até com aqueles que parecem ter se preparado mais do que tudo para esse momento.

Para completar, tem quem possa te ajudar a superar essa questão. No caso, a gente! Se você precisa dar um gás nos estudos, quer contar com um bom apoio de professores e conteúdos especializados e gosta daquele incentivo para ir mais longe, nosso Extensivo Medway é para você. Bora lá?

MarinaPereira

Marina Pereira

Maranhense, nascida em São Luís em 1991, médica desde 2016, formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fez residência em Medicina Preventiva e Social na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisa e apreciação por Saúde Coletiva. Tem como maior objetivo ensinar a Medicina Preventiva de forma descomplicada. Siga no Instagram: @marina.ulp