Carregando

O que NÃO fazer na véspera da prova de residência médica?

A temporada de exames deste ano ainda está para chegar, mas a Medway já separou alguns conteúdos especiais para preparar você para o grande momento. Véspera de prova de residência médica é a mesma coisa para todo mundo: nervosismo, sentimento de precisar estudar mais e é nesse ponto em que diversos candidatos erram.

Mas, afinal de contas, o que não fazer na véspera da prova de residência médica? Esse post serve para você, que está em preparação ou na iminência de fazer uma prova. Venha saber que atitudes tomar logo nos momentos que antecedem esse momento tão importante na sua vida. Leia mais para entender melhor!

O que NÃO fazer na véspera da prova de residência médica?
Saiba o que NÃO fazer na véspera da prova de residência médica

Então, o que não fazer na véspera da prova de residência médica?

Pensando no seu bom rendimento, já estamos com as dicas prontas! Prossiga com a leitura e veja o que não fazer na véspera da prova de residência médica.

Discussões desnecessárias

Antes da sua prova, é o momento em que o seu cérebro está trabalhando com mais força, mesmo que a nível subconsciente. São meses (ou até anos) de preparação para um momento. O melhor a se fazer é evitar o estresse, certo?

Por isso, entrar em brigas com amigos ou familiares pode ser um tiro no pé. Um pequeno argumento pode acabar se tornando uma situação desproporcional. Se você for uma pessoa estressada, é ruim ter brigas que tirem o seu foco e prejudiquem o seu descanso.

Por mais que o assunto seja de seu interesse, vale mais a pena deixar para lá e tentar abstrair. O foco deve ser em manter a calma, e isso é possível por meio da paz com outras pessoas. Vale a pena até mesmo tentar alguns exercícios de meditação, respiração e até mesmo yoga, se você for adepto da prática.

Tentar aprender conteúdos novos

Precisamos te contar um segredo: ninguém vai saber tudo, nunca. Por mais que estude. E se você deseja aprender algo, faça isso antes da véspera da prova. Afinal, o aprendizado é um processo.

Existem, além da simples exposição ao conteúdo, outras etapas que envolvem a memorização. Qualquer que seja o seu método de estudo e memorização, confie nele para aprender todo o conteúdo antes da prova, gradativamente.

Chegar muito tarde em casa

Na véspera da prova, vale a pena comer fora ou até mesmo encontrar os amigos para rir um pouco. No entanto, um bom exemplo de algo a não se fazer é chegar muito tarde em casa. O descanso é fundamental para que a sua mente fique zero-bala para o exame.

A nossa recomendação para os dias que antecedem a sua prova é diminuir progressivamente o ritmo de estudos e, na véspera em si, deixar a noite liberada apenas para o descanso. Afinal, imprevistos acontecem e você pode perder o horário do ônibus ou táxi.

Acabar chegando em casa mais tarde do que pretende vai ser prejudicial para o seu rendimento. Para evitar isso, é mais seguro relaxar em casa ou hotel à noite e se assegurar de que no dia da prova você estará bem descansado.

Exagerar na bebida

Entre o que não fazer na véspera da prova de residência médica, esse tópico é muito importante e senso comum. No entanto, não são muitas pessoas que respeitam a moderação na bebida alcoólica. 

Relaxar é recomendado, como já mencionamos. Acontece que muitas pessoas levam esse conselho muito a sério e chutam o balde nos momentos que antecedem a prova.

Na véspera do exame, exagerar na bebida pode acabar com as suas chances de aprovação e trazer muita frustração. O importante, nesse sentido, é conhecer o seu próprio corpo e suas limitações. Você nunca bebeu cerveja? Então, a véspera da prova não é o dia ideal para começar.

Até mesmo as bebidas alcoólicas você mais gosta devem ser evitadas nos momentos anteriores ao exame. Você já ouviu aquele ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar? Então, é melhor beber depois da prova do que ter uma baita ressaca antes dela.

Comer um prato que nunca experimentou antes

Nós somos o que comemos. Portanto, esse assunto deve ser mencionado. Comer fora é uma opção para a véspera de prova, especialmente porque diversos candidatos se deslocam de suas cidades para fazerem o exame em outras localidades.

No entanto, se você decidir provar algum prato diferente logo no dia anterior, seu estômago pode não se dar muito bem com isso. Há a possibilidade de reação alérgica e de passar mal. Desse modo, é possível parar no hospital no dia antes de sua prova e acabar perdendo o rendimento. Ou a própria prova.

No dia anterior, prefira preparações leves e comidas com que você já se dá bem. Se você for fã de chás, aposte em um chá de erva cidreira ou de camomila, este último para acalmar os ânimos e te ajudar a dormir. Desse modo, as chances de você ser prejudicado pelo seu estômago na hora de fazer o exame são bem menores.

Tomar um medicamento que nunca tomou antes

Por mais que você seja formado em Medicina e conheça bem o assunto, determinados medicamentos podem acabar te prejudicando logo na véspera da prova de residência médica. Há alguns medicamentos que os estudantes usam para melhorar a concentração nos estudos, e até mesmo calmantes.

Você, melhor do que ninguém, sabe que não é recomendado fazer uso arbitrário de tais substâncias por diversos motivos. No entanto, antes da prova de residência médica a nossa recomendação é ainda mais forte para que o uso de medicamentos seja restrito.

Ou seja, sentiu uma dor de cabeça ou dor muscular? Não invente de tomar um analgésico que você nunca tomou. Existe a possibilidade de reação alérgica ou efeitos colaterais indesejados. Restrinja-se aos medicamentos que você já toma normalmente.

Vale ressaltar, nesse ponto, que uma rotina de estudos sustentável desde o começo, que inclua atividades físicas, é o melhor jeito de chegar ao dia “D” em sua melhor forma física e mental.

Organizar tudo em cima da hora

Por último, mas não menos importante, a sua prova é um assunto sério. Por mais que o estudo seja grande parte da sua aprovação, também é necessário se concentrar em outros aspectos antes do exame. Se possível, o quanto antes.

Leia com calma o edital e marque as informações importantes, como o local, a cor de caneta (em geral, preta), documentos necessários, horário de fechamento dos portões e início de prova, entre outros. Essas informações são cruciais para que você permaneça calmo na véspera e no dia da prova em si.

Separe a sua bolsa ou mochila com todo o material necessário, eventuais lanches na geladeira e apenas relaxe. Vale ressaltar que, se for preciso apresentar comprovante de vacinação para entrar na prova, é bom fazer o download do arquivo antes de chegar ao local de aplicação, para o caso da internet não funcionar.

Pronto, agora você já sabe o que não fazer na véspera da prova de residência médica

Mais importante do que fazer algo, é preciso saber o que não fazer na véspera da prova de residência médica. Com as nossas dicas, você vai ficar ainda mais perto da aprovação. A Medway, além de te ajudar a se preparar para o dia da prova, te ajuda a se preparar para a prova em si.

O app da Medway é a melhor forma de se estudar para as provas de residência médica. Se você pretende iniciar uma preparação ou já está no meio da sua, podemos te ajudar. Veja alguns dos benefícios que o app da Medway pode te oferecer:

  • mais de 3 mil questões gratuitamente;
  • possibilidade de filtrar perguntas por ano, temas, foco e diversas outras quesitos;
  • trilhas personalizadas;
  • comentários do time Medway;
  • acesso a provas antigas;
  • simulados exclusivos de nossa equipe;
  • entre outros.

Na página do app, você pode ver ainda mais funcionalidades da ferramenta. Comece já a estudar do jeito correto, e de qualquer lugar!

Além disso, a nossa mentoria Medway é um auxílio personalizado para ajudar os alunos a atingirem mais de 80% nas provas. Quer ser aprovado na residência médica dos seus sonhos?

Confira o que a mentoria oferece:

  • videoaulas ao vivo e gravadas;
  • plataforma para gestão dos estudos;
  • mentoria individual por e-mail;
  • interações ao vivo;
  • fórum de dúvidas na plataforma ou via e-mail;
  • individualização de pontos fortes e fracos para fins de estudo;
  • entre outros.

A Medway te acompanha em todos os passos. Não perca a chance de se inscrever na mentoria e alcançar um resultado excepcional na residência médica com a nossa metodologia de estudos padrão-ouro!

Hoje, você aprendeu o que não fazer na véspera da prova de residência médica. Mesmo que a sua prova esteja longe, é bom começar a se programar desde já, para o seu rendimento ser o melhor possível! De preferência, com o nosso auxílio!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
Ana KarolineBittencourt Alves

Ana Karoline Bittencourt Alves

Catarinense nascida em 1995, criada em Imbituba e apaixonada por uma praia. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2018, com residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP-SP 2019-2021) e professora de Clínica na Medway. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender" - Paulo Freire.