Fique por dentro da nota de corte da especialidade cirúrgica na Unicamp

Conteúdo / Residência Médica / Fique por dentro da nota de corte da especialidade cirúrgica na Unicamp

E aí, galera, tudo bem? O assunto de hoje interessa muita gente que está se preparando para a residência médica. Tão importante quanto planejar os estudos é saber quanto você precisa se sair bem para conseguir a aprovação. Por isso, vamos trocar uma ideia sobre a nota de corte da especialidade cirúrgica na Unicamp.

Que o bicho pega na prova, todo mundo sabe. A Unicamp é conhecida por ter alto nível de dificuldade. Ainda assim, é uma das mais procuradas por futuros residentes e aqueles que já finalizaram o pré-requisito, mas querem investir em uma subespecialidade para uma carreira ainda mais completa.

Se você se encaixa em um dos perfis que citamos aqui, continue com a gente! A seguir, além da nota de corte, trouxemos muitas outras informações preciosas para ajudar.

Como é a prova do R3 de Cirurgia da Unicamp

Para chegar à nota de corte da especialidade cirúrgica na Unicamp, é importante entender o que rolou na última prova. Ela contou com peso 90 e 80 questões de múltipla-escolha voltadas para temas específicos de Cirurgia Geral.

Os candidatos tiveram quatro horas para fazê-la, com tempo mínimo de duas horas. A convocação para a segunda fase aconteceu apenas alguns dias depois. Os classificados para residência médica na Unicamp passaram pela análise de currículo.

Além do documento, outros formulários e certificados precisaram ser enviados pelos candidatos de todas as áreas, incluindo especialidade cirúrgica. Essa fase teve peso 10 e foi julgada por uma comissão do próprio departamento de Cirurgia Geral da instituição.

As estatísticas da nota de corte da especialidade cirúrgica na Unicamp são baseadas na lista de classificados da primeira fase — daí a importância de ficar por dentro de todo conteúdo teórico e prático, assim como de todas as informações do concurso.

Como foi a nota de corte da especialidade cirúrgica na Unicamp

Agora, vamos colocar a nota de corte da especialidade cirúrgica na Unicamp. A própria instituição divulgou um documento oficial com os números. Vale lembrar que as notas são relativas somente à primeira fase do processo seletivo, uma vez que a prova objetiva ocorre nela.

Na listagem que colocamos a seguir, você verá que a nota de corte na Unicamp realmente confirma que esse é um dos concursos mais concorridos para residência médica no país, o que faz com o que o nível seja elevado. Porém, não se desespere! Vamos ajudar em todas as etapas rumo à aprovação.

  • Cirurgia de cabeça e pescoço: nota de corte – 5,25;
  • Cirurgia do aparelho digestivo: nota de corte – 5,88;
  • Cirurgia do trauma: nota de corte – 5,5;
  • Cirurgia geral – programa avançado: nota de corte – 5;
  • Cirurgia pediátrica: nota de corte – 6,25;
  • Cirurgia plástica: nota de corte – 6,75;
  • Cirurgia torácica: nota de corte – 5,13;
  • Cirurgia vascular: nota de corte – 6,25;
  • Coloproctologia: nota de corte – 5,25;
  • Urologia: nota de corte – 6,88.

Mais uma vez, a Urologia sai na frente como a nota de corte na Unicamp de medicina mais alta entre as especialidades cirúrgicas de uma instituição médica. Como dá para ver, a diferença entre as notas não é muito grande, então é fundamental ficar esperto para conseguir superar esses números.

Anote algumas dicas importantes

Mesmo que ocorram algumas mudanças a cada ano, você já tem uma base do que precisa para se classificar na Unicamp. Também é muito importante apostar em outras formas de se preparar.

É indispensável avaliar bem qual especialidade cirúrgica escolher, levando em conta seus interesses, o mercado de trabalho e o conteúdo do programa. Além disso, estudar por questões é uma dica-chave para se dar bem.

Garanta sua aprovação na residência médica da Unicamp

Agora que você já sabe como a nota de corte da especialidade cirúrgica na Unicamp funciona, confirmou como o exame é concorrido. Para facilitar, desenvolvemos o Guia Definitivo da Unicamp, que ajuda da melhor forma para a aprovação. Não vai perder essa, né? Vem com a gente!

DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway