Novo tratamento para malária para crianças é disponibilizado pelo Ministério da Saúde

Conteúdo / Medicina de Emergência / Novo tratamento para malária para crianças é disponibilizado pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde está realizando os últimos passos para disponibilizar um novo tratamento para malária. O medicamento é conhecido como ASMQ e será utilizado em crianças, com foco nos indígenas Yanomami.

O medicamento artesunato + mefloquina é produzido pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), uma das unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

O novo tratamento para malária será via oral, por três dias em dose única diária. O medicamento é considerado o mais eficaz para o combate à malária. Ele une as substâncias cloridrato de mefloquina e artesunato, as quais, anteriormente, eram administradas separadamente contra a doença. 

Ao combinar essas duas substâncias têm-se como resultado maior adesão dos pacientes e utilização de menores doses de comprimidos, o que possibilita uma cura mais rápida. Além disso, essa nova medicação possui baixos índices de efeitos colaterais. 

O ASMQ

O ASMQ já é oferecido para adultos no Sistema único de Saúde (SUS), sendo utilizado em casos agudos da doença. Na terapia convencional, um adulto pode ingerir no máximo 24 cápsulas diariamente. Mas agora, com esse medicamento, são apenas seis cápsulas em dose fixa. Já para as crianças — público mais afetado pela doença —, o medicamento é produzido em forma líquida. 

O tratamento com o ASMQ foi introduzido no Brasil após esforço do Ministério da Saúde. O  medicamento surgiu em 2008 e desde então vem sendo bem-sucedido em países africanos. 

O que é malária? 

A malária falciparum é uma doença causada pelo parasita Plasmodium. Essa é uma doença infecciosa que afeta principalmente países tropicais e subtropicais. Sua transmissão ocorre por meio da picada de mosquitos infectados (fêmeas do mosquito Anopheles). 

Sintomas de malária 

Alguns dos sintomas de malária são: 

  • Febre; 
  • Dor de cabeça;
  • Calafrios; 
  • Dor muscular;
  • Fadiga.

O quadro clínico da malária pode ser variado e confundido com outras arboviroses em seu estágio inicial. 

Existem quatro tipos de agentes causadores: Plasmodium falciparum, Plasmodium vivax, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale. Cada um deles tem gravidade e sintomas diferentes. 

O diagnóstico e tratamento imediato é fundamental para prevenir a transmissão da doença. Além disso, outras formas de prevenção como controle de vetores, proteção individual e prevenção de casos importados também são essenciais. 
E então, já conhecia esse tratamento para malária? Aqui no blog da Medway, você encontra as principais novidades sobre a área médica e processos seletivos de residência médica. Além disso, trazemos diversos conteúdos sobre dicas de estudos. Por isso, não deixe de ficar atento às atualizações!

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway