Carregando

O que é a prova multimídia para a residência

Você sabe o que é prova multimídia para a residência? A maioria das residências conta com algumas etapas no processo seletivo, e essa pode ser uma delas a depender da instituição na qual você deseja estudar. Ela pode substituir a prova prática tradicional ou simplesmente ser uma parte dela.

Isso nem sempre ficará indicado no edital. Pode ser que você só descubra que precisa encarar a versão multimídia quando já está no local da prova, pronto para começar. Portanto, é muito importante lidar com essa possibilidade para evitar ser pego desprevenido e saber tirar de letra da mesma forma que as outras fases.

Que tal descobrir um pouco mais a respeito dessa e das outras etapas da residência médica? Venha com a gente na leitura deste artigo e fique afiado para o que te espera no futuro!

A primeira fase

Antes de falar o que é prova multimídia, vale lembrar que você precisa passar pela primeira fase do processo seletivo da residência médica com sucesso. A famosa prova teórica! Normalmente, ela consiste em 100 questões de múltipla escolha, com quatro opções de resposta.

Os assuntos passam pelas cinco áreas básicas da Medicina: Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Medicina da Família e Comunidade. Portanto, é essencial que você conheça com antecedência a prova da instituição, por meio do estudo por questões, para se preparar para a estrutura dessa prova.

Em geral, essa é a prova que tem o maior peso na nota final. Sendo assim, é muito importante que você se saia muito bem nela, para garantir mais chances de aprovação. Lembre-se ainda que são muitos assuntos em uma só prova e que não dá para deixar para estudar tudo logo no ano em que você vai prestar a prova de residência.

O ideal é começar a estudar com antecedência, a partir do quinto ano da graduação. Assim, você inclusive aproveita o que está vendo durante o curso ou mesmo durante o internato, para direcionar seu foco e consolidar de vez seu aprendizado.

A prova prática

Não é porque a prova teórica tem um peso maior que você deve deixar a prova prática de lado! Pelo contrário, a diferença de pesos não é tanta, e se você se der mal nesta etapa, de nada adiantará ter tirado uma nota boa na primeira, certo? Então é importante se dedicar para valer.

A prova prática também engloba as cinco áreas básicas da Medicina e testa habilidades técnicas e práticas do candidato. No local da prova, grupos de alunos são encaminhados para cinco estações, uma por vez, e apresentados a determinadas situações. Elas podem ser representadas por materiais e acessórios médicos, mas também contar com a presença de atores para estruturar a simulação.

O aluno tem até 10 minutos para responder e, ao final do tempo, uma campainha toca para que ele se direcione para a próxima estação. Todo o processo é acompanhado por um avaliador, com o qual os alunos não podem interagir de maneira alguma.

Ele fará a marcação de pontos por meio de um checklist. É possível conhecer, na internet, alguns modelos de checklist utilizados nessas avaliações. Assim, fica mais fácil saber o que pode ser abordado e no que você pode se concentrar mais para dar boas respostas.

Na hora dos estudos, é interessante estudar junto com colegas, para simular as situações e conferir os modelos de checklist. Mas cursinhos online também podem ajudar no direcionamento para fazer uma boa prova prática.

Enfim, é neste momento tão importante do processo seletivo que a prova multimídia pode entrar em cena. O princípio não é tão diferente dessa proposta, mas é fundamental saber suas particularidades para saber o que fazer.

O que é a prova multimídia

Agora sim você vai entender melhor o que é prova multimídia! Ela pode substituir os atores e os acessórios médicos utilizados na prova. Sendo assim, você não terá que fazer nada, seja um procedimento específico ou uma anamnese, como é de praxe.

Aqui, você tem as cinco estações, da mesma maneira. No entanto, a proposta é mais interativa. Você assistirá a um vídeo ou terá acesso a uma imagem de um caso ou situação médica, como exames, cirurgias e atendimentos. A partir disso, terá que responder a perguntas discursivas e objetivas a respeito do que foi mostrado.

A prova multimídia tem se tornado uma tendência entre as instituições. Isso porque a prova prática custa mais caro para ser estruturada e aplicada, e pedem um planejamento muito mais intenso. No caso da versão multimídia, sua aplicação é muito mais simples.

Esse tipo de prova abrange um conteúdo mais genérico, voltado para problemas comuns na prática médica. Entretanto, não quer dizer que você possa relaxar na hora das respostas. A exigência é a mesma, com a avaliação realizada por meio do checklist, na presença do avaliador. É muito importante se preparar com a mesma dedicação, pois nem todo edital anuncia que a prova terá esse formato.

Para estudar para ela, existem cursinhos direcionados, que complementam seus estudos da prova prática. Vale a pena se preparar dessa forma para já ter uma ideia do tipo de imagem e vídeo mostrado e o que é cobrado com mais frequência de acordo com a instituição, além de dicas para estruturar suas respostas com o que o avaliador espera ouvir.

Pronto! Agora você já sabe o que é prova multimídia e o que fazer para passar por ela com sucesso. Então, o próximo passo é se jogar nos estudos para evitar maiores surpresas e se sentir totalmente seguro na hora de elaborar suas respostas. Afinal, se toda a prova teórica estiver na versão multimídia, é preciso mostrar o máximo de domínio possível em suas escolhas para garantir a tão desejada aprovação.

E como falamos em cursinhos direcionados, veja só! Você pode aproveitar tudo o que o CRMedway oferece, para arrasar na prova prática, seja qual for o formato dela! São mais de 300 checklists na íntegra e mais de 40 estações simuladas para você ficar por dentro de tudo que rola na prova prática, além de ter em mãos um Atlas Multimídia para estudar por meio da revisão de imagens e muito mais! Faça já sua inscrição no CRMedway Online ou no CRMedway Online+Presencial clicando AQUI!

Além disso, você também pode fazer parte da Academia Medway para ter acesso a materiais exclusivos, como o e-book sobre como brilhar nas provas práticas de residência médica. Esperamos por você!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.