Carregando

O que é neonatologia: saiba tudo sobre a especialidade

Você sabe o que é neonatologia? Então, vamos lá! Você é daquelas pessoas que se derretem ao ver um bebê? Difícil ficar indiferente a essas coisinhas tão fofas, mas algumas pessoas decidem fazer do cuidado aos recém-nascidos uma profissão. É o caso do neonatologista, o médico habilitado a trabalhar com esses pacientes. Quer saber mais sobre? Explicamos tudo neste post!

Você sabe o que é Neonatologia? Vem que vamos explicar tudo sobre a área do neonatologista!
O neonatologista é o especialista que cuida dos recém-nascidos com até 28 dias de vida!

O que é neonatologia?

A neonatologia é uma vertente da pediatria que cuida dos recém-nascidos com até 28 dias de vida. A partir desse período, eles deixam de ser considerados recém-nascidos e passam a ser lactentes. Essa especialidade foi criada principalmente para diminuir os índices de mortalidade perinatal, e é praticada principalmente em Unidades Intensivas de Tratamento (UTIs). O especialista em neonatologia é chamado de neonatologista!

Como é a rotina do neonatologista?

Os neonatologistas avaliam a saúde do recém-nascido, verificam o funcionamento dos órgãos e procuram por sinais de infecção ou outros problemas. Caso algum sintoma seja detectado, ele pode encaminhar o paciente para o tratamento necessário.

Esses profissionais também dedicam um cuidado especial aos bebês prematuros ou que apresentam os seguintes problemas:

  • baixo peso;
  • malformações congênitas;
  • asfixia ao nascimento;
  • atraso de crescimento intra-uterino;
  • sepse.

Como é o mercado de trabalho para o neonatologista?

De acordo com o site Salario.com.br, o mercado de trabalho oferece muitas oportunidades para neonatologistas. Entre junho de 2020 e maio de 2021, houve um aumento de 50,4% nas contratações formais CLT.

O piso salarial em 2021 é de R$5.906,87, para uma jornada de 21 horas por semana. Neonatologistas concursados recebem, em média, R$5.626,52, para trabalharem 22 horas/semana.

Vale citar que esses valores sofrem variação de acordo com a região, o nível profissional e o porte da empresa responsável pela contratação.

Como é a residência em Neonatologia?

A residência em neonatologia tem foco principalmente na prática da profissão, com o aluno tendo uma vivência de, pelo menos, 80% na atividade clínica.

Como em outros programas de residência, a especialização possui carga horária de 60 horas semanais.

São dois anos de dedicação, nos quais o aluno vai adquirir habilidades na área cognitiva e afetiva para prestar um bom atendimento aos recém-nascidos e orientar a família quanto aos cuidados necessários com a criança.

Para cursar uma residência em neonatologia, é preciso ter formação prévia em: pediatria, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, farmácia, nutrição, psicologia ou serviço social.

Se você se interessa em cursar pediatria, aproveite para conhecer as instituições mais buscadas, saber como é o curso na Santa Casa de Misericórdia em São Paulo, e todas as informações sobre essa especialidade.

O processo seletivo envolve provas objetiva e dissertativa, avaliação de títulos (histórico acadêmico, atividades extracurriculares, publicações de artigos, etc), e entrevista com o candidato. Essas avaliações podem variar de acordo com a instituição em que você irá disputar a vaga.

E aí, curtiu saber o que é Neonatologia?

Trabalhar com neonatologia é uma opção bastante interessante de carreira e que pode atender as expectativas de quem gosta de lidar com recém-nascidos. Embora seja uma profissão de alta responsabilidade, também traz uma grande satisfação profissional e pessoal. Mas, entrar na residência requer um forte preparo! Aproveite então o Intensivo SP da Medway para se aprofundar em um conteúdo específico e direcionado para a instituição que você escolher!

Pra finalizar, se você tem o sonho de passar na residência médica e atuar na instituição dos sonhos, temos a solução perfeita pra você! O nosso Intensivo São Paulo oferece acesso a 40 aulas direcionadas por instituição e guias estatísticos de alta qualidade, o que com certeza vai aprimorar seus conhecimentos e aumentar as suas chances de aprovação. 

Com um banco de questões com mais de 30 mil questões comentadas, você poderá colocar os seus conhecimentos em prática e ver quais são seus pontos fortes e fracos para saber exatamente como agir no dia da prova. Clique AQUI e faça já sua inscrição no Intensivo São Paulo.

Mas, se você estiver pensando em estudar fora de São Paulo, se liga na novidade!  Criamos Intensivos Estaduais, que vão ser direcionados para quem quer estudar fora de São Paulo. Você já sabe qual é o padrão Medway, certo? Então, se inscreva na nossa lista de espera para ser avisado das novidades!

E para te ajudar e motivar nessa reta final de estudos, preparamos 7 dias totalmente gratuitos dos conteúdos abordados nos Intensivos. Inscreva-se já e, de quebra, teste qual o melhor Intensivo se encaixa para sua preparação!

Não vai perder, certo?

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.