Carregando

Opções de cursos de emergência médica pra você mandar bem nos plantões!

Salvar vidas: esse é o sonho de muita gente que procura a Medicina como profissão. Ser médico envolve estudar muito, não estar presente em todas as festas de família e trabalhar por horas nos plantões. Por diversas vezes, inclui, também, a busca por uma boa remuneração. Mas, no fim do dia, não tem escapatória: é você e um paciente. Você tem uma vida nas mãos. E é comum que os recém-formados em Medicina não se sintam seguros com essa responsabilidade e acabem procurando um curso de emergência médica pra complementar a formação. 

Isso acontece bem mais do que se imagina. A faculdade, mesmo durando seis anos e tendo dois deles dedicados ao internato, passa muito rapidamente por alguns estágios que ensinam procedimentos e atendimentos que o médico já precisa dominar quando está trabalhando em uma emergência. E o destino de vários médicos após a graduação é justamente o plantão nas salas de emergência

Se o sonho de salvar vidas em algum momento der lugar ao medo de exercer a profissão que você escolheu, reflita a respeito. Pra te ajudar a se sentir seguro e, especialmente, cumprir bem o seu papel no PS, listamos alguns cursos de emergência médica. Confira!

Cursos de Emergência Médica 

Curso de atualização em pronto-socorro — Faculdade de Medicina da USP

A Faculdade de Medicina da USP oferece um curso de extensão em pronto-socorro para médicos com CRM-SP válido ou provisório que não sejam residentes. Ou seja, é uma ótima capacitação para o período pré-residência, especialmente se você já estiver trabalhando depois da faculdade. A carga horária é de 18 horas semanais e o curso dura pouco menos de 3 meses. A notícia chata é que apenas uma vaga foi disponibilizada na última edição; a seleção ocorreu por meio de uma prova de múltipla escolha. O aprovado faz plantões diurnos na Sala de Emergência e tem 4 horas de programação didática uma vez por semana no período da tarde. Para ficar por dentro de edições futuras, acesse o site da disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP.

Curso de Medicina de Emergência — Faculdade de Medicina da USP

A segunda opção da nossa lista de cursos de emergência médica não vai muito longe: ainda estamos falando da FMUSP, mas dessa vez o curso é online e tem uma duração maior, com 150 horas. Elas são divididas em 10 módulos com aulas gravadas, que você pode assistir quando quiser, e a plataforma conta com questões de autoavaliação, discussões de casos, fóruns online e muito mais. Além disso, o inscrito recebe o livro Medicina de Emergência – Abordagem Prática, da Editora Manole. O investimento é de cerca de R$ 1.700,00. Podem participar médicos, acadêmicos da Medicina e residentes. Inscreva-se e veja mais informações no site da Escola de Educação Permanente da Faculdade de Medicina da USP

Curso de Abordagem das Urgências e Emergências Clínicas no Pronto-Socorro — Einstein

Pra quem prefere uma formação mais curta, o curso do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein é uma boa opção. A grade é dividida em quatro unidades: Abordagem do choque, Emergência em diabéticos, Abordagem das intoxicações agudas e Abordagem da tontura e vertigem, totalizando 30 horas de conteúdo em EAD voltado ao atendimento de pacientes graves. O curso tem como foco médicos formados e somente estudantes do último ano da graduação são incluídos. O investimento é de R$ 1.018,50 e as inscrições podem ser realizadas no site da instituição

PSMedway – Medway 

O PSMedway é o nosso curso de emergência médica com simulações realísticas que levam os participantes a se sentirem dentro das situações. Há, também, aulas teóricas e conteúdo interativo. Além disso, o PSMedway conta com um aulão de Medicina de Guerra, pra você atuar em ambientes com recursos escassos, simulados, e conteúdo sobre soft skills e cuidados paliativos. Como bônus, você acessa um curso de ECG e outro sobre IOT/VM. É uma formação completa pra você sentir tranquilidade para atuar na emergência. No final, você ainda recebe um certificado de que está apto a dar plantões em qualquer hospital. Para conhecer e fazer sua inscrição, acesse a página do PSMedway.

E aí, gostou de conhecer algumas opções de cursos de emergência médica?

Não tem jeito, essa formação complementar à graduação por meio de um curso de emergência médica é procurada por cada vez mais médicos. A possibilidade de certificar suas habilidades pra atuar nos plantões já vai destacar seu perfil entre os demais médicos, mas o melhor mesmo é que você se sinta mais preparado para atender, sabendo que não vai deixar passar casos graves e que vai acertar os procedimentos.

Vale dizer que a oferta desses cursos é variável ao longo do ano. Para ficar por dentro de todas as opções, tenha o hábito de visitar sites de grandes instituições ou cadastre-se na página do PSMedway para ser notificado sempre que uma nova turma for aberta. Você não vai se arrepender de se capacitar para cumprir a missão da sua profissão

E como o aprendizado é contínuo, aproveite os conteúdos gratuitos da Academia Medway! Estão disponíveis e-books, minicursos e muito mais. Afinal, você não precisa esperar um curso de emergência médica para seguir melhorando sua atuação. Recomendo que você comece pelo download do Guia de Prescrições, um material que vai dar suporte à sua conduta nas mais diversas situações. Conta com a gente e bora pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.