Carregando

Prova Revalida Medicina 2021: saiba tudo sobre o exame

Pra quem sonha em exercer sua profissão legalmente no Brasil e precisa revalidar o diploma de medicina conquistado em uma instituição estrangeira, vai precisar de muito estudo e preparação por alguns longos meses. Mas pra quem escolheu a medicina como missão de vida, isso não costuma ser nenhum problema. 

Para os médicos que concluíram a sua graduação em em outro país, é necessário realizar o Revalida, que é um exame feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

E para você que ainda não sabe direito sobre o Revalida, vou te contar. Ele foi criado em 2011 e durante alguns anos todo o processo seletivo foi interrompido. Mas em 2017 ele foi retomado e desde dezembro de 2020 já vem trazendo algumas mudanças. Bora lá conferir o que você precisa saber sobre a prova Revalida de Medicina 2021? 

O Revalida de Medicina 2021

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, ou simplesmente Revalida, como é conhecido entre os médicos, é um processo seletivo de duas etapas: teórica e prática. Ele autoriza médicos graduados em universidades estrangeiras a exercerem sua prática dentro da lei, equivalendo o diploma expedido em outros países ao diploma brasileiro. E outra coisa muito bacana, a prova também serve para médicos estrangeiros que desejam morar no Brasil e por aqui trabalhar. 

As etapas do Revalida de Medicina 2021

O Revalida de Medicina 2021 é dividido em duas fases que vão exigir muito do candidato. A primeira delas é constituída por uma prova que se separa em outras duas partes: uma objetiva e outra discursiva. Já a segunda é uma prova prática, similar às que vemos em alguns processos de acesso às residências médicas. 

A primeira etapa do Revalida 2021 

Esta é uma etapa classificatória com duas duas partes aplicadas no mesmo dia: a primeira parte é uma prova objetiva aplicada no período da manhã com 100 questões que abrangem as 5 grandes áreas da medicina e a segunda parte é uma prova discursiva aplicada no período da tarde com 5 questões sobre os mesmos temas. 

A média de acertos para cada item é computada e utilizada no cálculo de uma média geral de acertos, que se converte nos pontos de corte. Só pra você ter uma ideia, a nota de corte da última edição que aconteceu em 2020 foi de 63 pontos na P1 e de 29 pontos na P2. Dá uma conferida melhor no número de questões e pontuação referente a cada uma das partes:

ProvaQuestõesPontosDuração
Objetiva (P1)1001 cada5 horas
Discursiva (P2)510 cada4 horas

Não deixe de conferir os conteúdos que você precisa saber para se dar bem na prova do Revalida e entenda tudo sobre a prova do Revalida

A segunda etapa do Revalida 2021 

É composta por uma prova prática de habilidades clínicas e não se esqueça: ela possui um edital específico divulgado após os resultados dos aprovados da primeira etapa e só depois o médico vai poder se inscrever.

A prova se assemelha e muito às provas práticas de residência médica já aplicadas no país, nas quais o médico deve percorrer dez estações ao longo de dois dias de prova, onde devem realizar tarefas específicas das áreas determinadas, simulando atendimento médico aos atores que fazem papel de pacientes doentes. 

É uma prova que costuma assustar muitos participantes por ser muito exigente e incluir investigação de história clínica, interpretação de exames complementares, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares etc. 

Quer saber mais? Dá só uma olhada nas perguntas e respostas que fizemos sobre a revalidação do diploma estrangeiro

A inscrição no Revalida – INEP 2021

A gente esmiuçou o edital e vai contar tudo pra você! De acordo com o Edital Revalida – INEP 2021, a inscrição da primeira etapa de provas — a P1 e a P2 — deve ser feita no site do Sistema Revalida INEP 2021 e para esse ano ela está saindo a R$330,00

Fez a prova e encontrou seu nome entre os aprovados para a segunda etapa? Aí você vai ter que se inscrever novamente no exame — agora para a segunda fase de provas práticas — e pagar uma segunda taxa, essa no valor de R$3.300,00. É caro, né? Mas lembre-se de que mesmo não sendo aprovado na primeira tentativa, você ainda pode tentar mais duas vezes e não vai pagar mais nada por isso! 

Como a maioria das cobranças do governo federal, o pagamento da guia de inscrição é feito por meio da GRU Cobrança e quem fez a sua para este ano de 2021 pôde pagá-la em qualquer agência bancária, casa lotérica ou mesmo agência dos correios que atuam como correspondentes bancários.

O prazo de inscrição para 2021 já passou — foi de 31 de maio até 11 de junho de 2021 — e se você já fez a sua inscrição, não pode deixar de conferir se tudo deu certinho no site do Sistema Revalida INEP 2021. Em geral, os requisitos são os mesmos desde o início do programa: o médico deve estar graduado e com o diploma estrangeiro em mãos, residir legalmente no Brasil e possuir CPF, pois vai precisar informá-lo juntamente com o nome completo no site, no momento da inscrição. 

Para aqueles que não são brasileiros e não dominam o idioma, é necessário ter a certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, a chamada Celpe-Bras, que pode ser obtida em instituições de educação superior públicas ou particulares, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais e até mesmo em outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa com autorização do MEC. Além disso, é preciso ter endereço de e-mail atualizado — já que algumas informações podem chegar por lá e número de telefone fixo ou celular no Brasil. 

No site do Sistema Revalida INEP 2021 você também vai indicar os dados constantes no seu diploma estrangeiro, como dados da instituição de educação superior estrangeira de onde se graduou e o ano de conclusão do curso. Ainda será necessário anexar cópia da frente e do verso, de forma digitalizada do diploma e graduação em Medicina, autenticado pela autoridade consular brasileira ou Apostilamento de Haia, com reconhecimento do ministério da educação do país que realizou o curso. 

Aos médicos que necessitam de atendimento especial, provas adaptadas, mulheres grávidas ou lactantes, no próprio site há um campo para informar a condição especial e um espaço para anexar o documento que comprove sua condição. 

E se liga! Só foram aceitas as solicitações de atendimento especializado dentro do período de inscrição! O seu local de prova vai ser inserido de acordo com as informações que você deu e por isso é importante ficar atento ao cartão de Confirmação da Inscrição, que ficará disponível na conta do participante no site do Sistema Revalida.

Ainda por conta da Covid-19, algumas cidades não vão realizar o exame do Revalida de Medicina 2021, mesmo que já viessem aplicando elas nos últimos anos. A lista completa de cidades que estão aptas para aplicar as provas do Revalida de Medicina 2021 estão no site e talvez você tenha que se planejar para viajar e ficar por alguns dias longe de casa. 

Veja isso antecipadamente para não perder a prova por conta de passagens e hospedagens. Em 2021 a primeira etapa do Revalida de Medicina 2021 será aplicada nas seguintes capitais: 

  • Brasília
  • Campo Grande
  • Curitiba
  • Porto Alegre
  • Recife
  • Rio Branco
  • Salvador
  • São Paulo.

E olha, depois de finalizada, a inscrição do Revalida não vai poder ser cancelada, mesmo após o pagamento da primeira etapa da prova. Então, muito cuidado ao preencher os dados do diploma e documentos, cuidado redobrado também com quaisquer informações falsas ou inexatas. Em alguns casos, o diploma estrangeiro pode não possuir algumas das regras exigidas e aí, infelizmente, o candidato não vai ter a inscrição confirmada. Mas está tudo no site do Sistema Revalida. Leia atentamente! 

Curtiu saber sobre o Revalida? 

E se você está se preparando para entrar nas residências médicas, nós temos ótimas notícias. Na Academia Medway, você encontra diversos conteúdos completamente gratuitos que vão te ajudar a entender melhor como são as provas das principais instituições de São Paulo. Você pode ter acesso, por exemplo, aos Guias Definitivos da USP, da Unicamp, da Unifesp e muito mais. E aí, bora lá?

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.