A maioria dos processos seletivos de especialização é dividida em ao menos duas etapas. Apesar de a primeira tratar-se de um exame de múltipla escolha, por via de regra, a segunda pode variar. Por isso, é importante saber quais são as instituições com prova prática de residência, uma das possíveis avaliações.
Atualmente, cada prova de residência médica pode ter diferentes particularidades. As provas multimídias são as mais comuns para a segunda etapa, principalmente devido à popularização e ao baixo custo, já que ela requer menos equipamentos e organização.
Ainda assim, as versões tradicionais e multimídias são bastante similares e precisam de preparação específica. A seguir, você fica por dentro dos detalhes das principais instituições com prova prática de residência e das regras aplicadas em 2022 em cada uma.
A prova prática de residência não é uma regra. No entanto, as principais instituições do país apresentam essa etapa, sendo necessário que os candidatos se preparem seguindo as orientações de cada edital. Confira quais são abaixo!
Como uma das principais instituições de residência médica do Brasil, o Einstein preservou a prova prática no modelo tradicional. Em 2022, ela foi aplicada entre os dias 16 e 20 de dezembro, acompanhada de entrevista e análise curricular na avaliação final.
A avaliação prática foi dividida em 5 estações, cada uma sobre as grandes áreas da Medicina (Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva), com 8 minutos de realização por tema. Depois da segunda etapa, a nota final era 100 (calculada a partir da média obtida nas estações). O peso na nota final foi 4.
A prova prática de residência médica da Unesp já teve um modelo bastante peculiar. Em alguns exames de anos anteriores, era aplicada uma simulação feita por etapas, que funcionava quase como um quiz. Para avançar para a próxima fase de cada pergunta, era necessário responder corretamente aos procedimentos anteriores.
Em 2022, no entanto, a prova prática foi mais tradicional e valeu 4, complementada por arguição curricular. No dia 10 de dezembro, com horários divididos entre 8h30 e 14h, os candidatos aprovados na primeira etapa passaram por estações das cinco grandes áreas, com a leitura de caso e a execução correta dos procedimentos.
A USP de Ribeirão Preto é uma das instituições com prova prática de residência tradicional. Aplicada em 3 de dezembro de 2022, no Hospital das Clínicas da Faculdade, ela também teve peso 4 na nota final dos candidatos, mas nem todas as especialidades tiveram arguição curricular.
Anestesiologista, Medicina de Família e Comunidade, Neurocirurgia, Oftalmologia e Patologia foram os cursos sem arguição. Ainda assim, o esquema da prova foi o mesmo para todos: cinco estações, cada uma sobre uma das grandes áreas da Medicina. As particularidades foram em relação às regras do processo seletivo, como a vedação à identificação de candidatos em jalecos.
A Santa Casa de São Paulo é outra instituição conhecida por ter uma etapa prática no processo seletivo. Os candidatos aprovados na primeira fase realizaram a prova tradicional (com cinco estações, avaliação de currículo e entrevista) no dia 10 de dezembro de 2022. Ela teve peso 4, obtido pela média das estações.
Aqui, vem uma novidade: a Unifesp aplica uma prova multimídia de residência médica. Apesar de não ter o aspecto físico muito presente, com atores, manequins, objetos e salas, a ideia é similar à resolução de casos a partir de estímulos audiovisuais.
Essa fase do processo seletivo acontece de forma informatizada, composta por avaliação de habilidades com vídeos, gráficos, esquemas e imagens. Ela também tem peso quatro na avaliação final, complementada por entrevista e análise curricular, que correspondem a 1 da nota.
O Iamspe aplicou uma prova multimídia no dia 3 de dezembro de 2022, com casos clínicos relacionados às cinco grandes áreas da Medicina. Para a execução dessa etapa, o tempo foi bastante restrito: os candidatos só tiveram 2 horas livres.
As especialidades de Dermatologia, Infectologia, Medicina Esportiva, Medicina Intensiva, Neurocirurgia, Oftalmologia e Radioterapia contaram com 3 fases no processo. A etapa multimídia representou peso 4 na nota final para esses cursos. Já no caso das demais, a etapa teve peso 5.
A UFES é uma das instituições com prova prática de residência mais diferente. Em 11 de dezembro de 2022, os candidatos tiveram que encarar uma prova dissertativa. Nela, tinham que escrever as respostas com base na avaliação de situações clínicas e cirúrgicas apresentadas no exame.
A Associação Médica do Paraná (AMP) é responsável pela aplicação da prova teórica da primeira etapa do processo seletivo das instituições que a compõem. As demais fases não seguem um padrão, já que cada organização tem diferentes critérios.
A etapa prática fica a critério e elaboração dos próprios COREMES. Para saber cada uma delas, é necessário buscar diretamente pela divulgação das suas instituições de interesse.
Agora que você conhece as instituições com prova prática de residência médica, é hora de treinar para essa fase. Para isso, oferecemos para você 7 dias de teste grátis do CRMedway, nosso curso preparatório para as avaliações práticas e multimídia. Faça sua inscrição para aproveitar aulas, materiais na íntegra e simulações originais de provas multimídia na própria plataforma da Medway!
Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway