Carregando

Quais são as subespecialidades da Infectologia

A Infectologia é uma área de conhecimento bastante diversificada. Nela, o médico estuda sobre doenças infecciosas e parasitárias, suas consequências para o corpo humano e diagnósticos e tratamentos possíveis. Por isso, o profissional de saúde pode se aprofundar nas subespecialidades da Infectologia, inclusive durante a residência médica. Dessa forma, consegue aperfeiçoar seus conhecimentos e direcioná-los para uma área em especial.

Mas quais são as possibilidades dentro dessas categorias? Confira, neste artigo, um pouco mais sobre cada uma delas e a experiência que oferecem!

Você conhece as subespecialidades da Infectologia?

Quais são as subespecialidades da Infectologia?

Dentro da residência médica, você pode se envolver com uma das cinco subespecialidades da Infectologia. Conheça, a seguir, quais são elas!

Hansenologia

A hanseníase é uma doença antiga, que data dos tempos bíblicos, mas que até hoje debilita muita gente. Infectocontagiosa e crônica, é causada pelo Mycobacterium leprae e é popularmente chamada de lepra.

Os rastros deixados pela doença podem resultar em deficiências graves. Por isso, nesta subespecialidade, o médico realiza pesquisas, estudos e tratamentos para combatê-la e entender novos métodos de prevenção.

Hepatologia

A hepatologia, por sua vez, é a subespecialidade que trata das doenças e malefícios que afetam o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas. Em constante evolução, aos poucos tem lutado pelo título de especialidade autônoma.

Durante a residência, a prática clínica envolve tratamentos e diagnósticos. Mas também tem um foco grande em exames complementares, porque nem sempre exames isolados trazem uma visão precisa acerca do estado do paciente.

Infectologia Hospitalar

A infecção hospitalar é aquela adquirida durante uma internação. Ou então, que está diretamente ligada a algum procedimento realizado dentro do hospital.

O papel do infectologista hospitalar é identificar fatores de risco para o paciente, fornecer diagnósticos e tratamentos e acompanhar cirurgias e internações.

Infectologia Pediátrica

A infectologia pediátrica visa prevenir, identificar e tratar infecções em crianças e adolescentes, na faixa etária de 0 a 19 anos. Entre as doenças tratadas, estão a meningite, o citomegalovírus, a sífilis, o sarampo, a pneumonia e muito mais.

Os “vermes”, responsáveis por condições como a giardíase, também são abordados nessa especialidade. Além das práticas médicas, o médico que se dedica a essa subespecialidade também receita e orienta a vacinação.

Medicina Tropical

A Medicina Tropical é o ramo que investiga problemas de saúde que ocorrem apenas nas regiões tropicais e subtropicais. É uma das grandes áreas da infectologia.

O médico que se especializa nela, trata a dengue, a zika, entre outras enfermidades similares. A área está em constante evolução, visto que novos tratamentos e diagnósticos surgem para essas doenças a todo momento.

Como é a residência médica em infectologia?

Os programas de residência médica em Infectologia são de acesso direto. Duram três anos e não exigem nenhum tipo de pré-requisito. No entanto, é fundamental que a instituição de ensino também tenha ao menos um programa na área clínica e um na área cirúrgica.

Parte da carga horária do curso é voltada para a prática e o treinamento em serviço. Uma porcentagem menor aborda ações teórico-complementares.

A área é bastante extensa e as subespecialidades da Infectologia são vistas durante o programa, nos casos acompanhados pelo residente. Mas é possível adicionar de 1 a 2 anos opcionais para se aprofundar em uma delas.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as subespecialidades da Infectologia, pode explorar melhor as possibilidades que essa área médica oferece. E, assim, começar a se preparar para a residência em sua instituição de preferência.

Se você vai começar a se preparar para encarar a prova de residência médica, sugiro dar uma olhada no nosso e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência para já começar com o pé direito, já vencendo os bloqueios mentais que atrapalham seus estudos e te impedem de ser aprovado na residência médica dos seus sonhos!

Com o Extensivo Medway, você adquire o conhecimento necessário para enfrentar essa prova tão importante. Esse é o nosso curso que rola ao longo do ano e visa preparar você para ingressar na residência das melhores instituições de São Paulo! Venha com a gente!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.