Qual é o melhor horário para estudar para a residência médica?

Conteúdo / Residência Médica / Qual é o melhor horário para estudar para a residência médica?

Existe um melhor horário para estudar? Talvez, essa seja uma questão subjetiva, pois envolve aspectos variáveis e também pessoais.

Naturalmente, existem disciplinas e testes que exigem mais do estudante. Por exemplo, geralmente, é mais difícil estudar para provas de Vestibular do que para algumas provas de concurso público.

A residência médica é uma pós-graduação para se especializar em alguma área da Medicina. Requer dedicação durante o curso. Neste artigo, você vai conferir dicas sobre o melhor horário para estudar para a residência médica. Se está fazendo ou se preparando para o curso, aproveite!

Mas, afinal, qual é o melhor horário para estudar?

Geralmente, a pessoa consegue render mais em um determinado horário, ou seja, pelo dia, à tarde ou à noite. Para determinar qual é o melhor horário para estudar para a residência médica, é necessário levar em conta alguns fatores associados ao seu perfil de estudante.

Período da manhã

Para que o período matutino ofereça um rendimento bom, é necessário que, durante a noite, você tenha dormido bem. Se não for assim, você se sentirá desatento e, possivelmente, sonolento. Enfim, não vai conseguir assimilar todo o conteúdo necessário.

Recomenda-se que o estudante durma, ao menos, oito horas por noite. Dessa forma, logo que o despertador tocar, ele conseguirá acordar sem grandes dificuldades.

Outra dica importante para render durante o período da manhã é tomar um café reforçado. Assim, você vai armazenar a energia requerida para estudar e apreender o conteúdo.

O espaço de tempo dedicado ao café da manhã também vai ajudar a despertar completamente. Afinal, não se trata de pular da cama e correr para os livros. Você precisa de um intervalo para se ajustar ao seu novo estado. O acordar exige do organismo, inclusive do cérebro, um prazo de adaptação. Assim, você se sentirá mais apto para se dedicar aos estudos.

Período da tarde

Caso você estude pela manhã ou prefira a tarde como horário para estudar, como reagir diante da costumeira sonolência que nos afeta depois do almoço?

Na verdade, você pode descansar um pouco, pode mesmo tirar um cochilo. O correto é não ingerir alimentos pesados, fazendo uma pausa de cerca de meia hora antes de começar os estudos. É um momento importante também para repor as energias que foram despendidas no período da manhã.

Recomenda-se que, depois de acordar, a pessoa realize alguns exercícios físicos. Eles ajudarão a melhorar a disposição, acabando de vez com a sonolência. Vale a pena também se hidratar bem, pois a água é um alimento valioso.

Período da noite

Finalmente, temos a noite como horário para estudar. Esse período tem a vantagem de ser, geralmente, o mais silencioso. Por isso, muitos estudantes o priorizam para dedicar ao estudo.

Mas existe um aspecto muito relevante a ser considerado. Se, durante o dia, você desenvolver muitas atividades, à noite poderá estar muito cansado. Logo, você deve se preparar, como nos demais horários, para estudar durante a noite com produtividade.

Alguns estudos mostram que estudar antes de dormir ajuda na melhor apreensão do conteúdo, contribuindo para a formação de novas memórias.

Para não exigir muito da visão, vale a pena aplicar algumas estratégias para que esse horário de estudo seja apropriado. Defina, em primeiro lugar, quais serão os assuntos estudados diariamente, pois você evita ir além de seus próprios limites.

É necessário que você identifique os indícios que o organismo libera, já que ele avisa sobre a sobrecarga que a pessoa está assumindo.

Se você estudar à noite, uma recomendação é deixar para o final de semana os assuntos que considerar mais complexos, os mais difíceis. Desse modo, disporá de um tempo maior para estudá-los.

Qual é a importância de encontrar o seu melhor horário para estudar?

Quando você descobre o melhor horário para estudar, consegue aproveitar melhor o tempo. Logo, vai se sair melhor no curso de pós-graduação de residência médica. Confira alguns benefícios:

Maior produtividade

Uma das vantagens mais importantes é que você produz mais. Produtividade em estudo é assimilar o conteúdo em menos tempo ou estudar mais assuntos em um mesmo dia.

Por exemplo, se você conseguir adiantar uma atividade que estava programada para o dia seguinte, isso representa mais produtividade.

Otimização de tempo

Como já falamos, você consegue aproveitar melhor o tempo que tem disponível. Não gasta tempo demais com um assunto ou tarefa simples.

Uma das coisas mais desmotivadoras é desperdiçar o tempo de estudo, o que vai obrigar o estudante a prorrogar para outro dia o que poderia ser feito hoje ou se estender além do tempo programado para concluir o que começou.

Melhora do desempenho

Acertando no melhor horário para estudar, você vai se desenvolver melhor. O seu desempenho vai melhorar a cada dia. Diante de uma maior produtividade, a sua satisfação tende a aumentar, e você se sentirá ainda mais motivado e engajado com os estudos.

Como fazer um bom estudo em qualquer horário? 

Ocorreu um imprevisto e não deu para estudar no seu melhor horário? Então, pega essas dicas pra estudar bem em qualquer hora!

· assegure uma iluminação adequada do ambiente, seja a luz natural do dia ou a luz artificial de lâmpadas durante a noite;

·  mantenha a postura ereta (conte com um ambiente que tenha mobiliário apropriado, que não gere nenhum tipo de mal-estar nem indisposição);

· defina uma rotina, e estude no mesmo horário todos os dias para que isso se transforme em um hábito;

· se o horário não estiver sendo produtivo, tente outro período do dia e confira os resultados;

· seja qual for o horário para estudar, o bom sono deve ser prioridade; evite trocar o dia pela noite, evite dormir muito tarde e acordar cedo (em ambas as situações, você estará causando danos à sua saúde);

· monte um cronograma e se esforce para cumpri-lo;

· tente métodos diferentes de estudo para que a aprendizagem seja mais interessante e produtiva.

É isso! 

Analise a manhã, a tarde e a noite para ver qual deles é o melhor horário para estudar. Afinal, ninguém melhor que você mesmo para conhecer seus limites e potencialidades.

Além disso, esteja preparado para imprevistos. Como dizem, “nem todo dia é santo”, e você precisa se ajustar a um novo horário se não puder estudar no horário planejado.

Enfim, independentemente de qual seja o horário para estudar, priorize a ergonomia. Conte com boa iluminação, tenha postura adequada, mantenha-se organizado com seu material para ser produtivo.

Além de estudar no seu melhor horário, é preciso saber com direcionamento o que vai cair na prova de residência médica. Por isso, baixe os Guias Estatísticos!

MicaelHamra

Micael Hamra

Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo." Siga no Instagram: @mica.medway