Carregando

Residência médica no hospital da PUC-SP Sorocaba: história, números e estrutura

A gente sabe que você quer ficar por dentro de tudo pra se dar bem e conquistar uma vaga na residência médica! E uma das coisas que mais preocupam os estudantes de Medicina na preparação para a residência é onde estudar! Para acabar de uma vez por todas com suas preocupações sobre como é estudar no interior do estado de São Paulo, a gente trouxe, dessa vez, um pouco mais de informação e conteúdo de qualidade sobre a PUC de Sorocaba. Quer saber como é fazer a residência médica no Hospital da PUC-SP Sorocaba? Então, vem comigo. Você está no lugar certo! Vamos conversar sobre a Faculdade de Medicina de lá e, aí sim, mergulhar no complexo hospitalar e na residência. Bora?!

História da PUC-SP campus Sorocaba

Em funcionamento desde a década de 1950, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo — campus Sorocaba foi a primeira escola de Medicina no interior do país, saindo do eixo das grandes capitais do sudeste e nordeste. 

Localizada a cerca de 100 km da capital paulista, Sorocaba é um importante polo industrial e uma das maiores e mais estruturadas cidades do interior. Esse é um dos motivos pelos quais a cidade abarca com eficiência o campus da PUC-SP com os cursos de Medicina, Enfermagem e Biologia, além das atividades da residência médica.

O complexo Hospitalar 

Inicialmente idealizado como uma maternidade e com mais de 70 anos em atividade, o Hospital Santa Lucinda foi construído pelo empresário José Ermírio de Moraes e doado à PUC-SP em 1950 para atender às necessidades de ensino da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Medicina de Sorocaba. É nesse hospital que os alunos de Medicina e Enfermagem fazem seus estágios e treinamentos em serviço. 

O Hospital da PUC Sorocaba tem caráter universitário e filantrópico. É um hospital conveniado ao SUS e atualmente disponibiliza 70% de leitos para esse público. O Santa Lucinda é referência para a população carente de Sorocaba e seus arredores, que reúne mais de 48 municípios da região sul do estado de São Paulo. O hospital também atende pacientes de vários convênios médicos e pessoas que optam por atendimentos particulares.

Nos últimos anos, o Santa Lucinda tem passado por uma série de reformas e modernização de suas instalações, desde o centro cirúrgico, passando pela unidade de pediatria até as alas de quartos. O Hospital da PUC Sorocaba adquiriu equipamentos de ponta tais como o arco cirúrgico, a videolaparoscopia e a videoendoscopia. Além disso, a instituição buscou novos convênios médicos para aprimorar suas possibilidades de atendimento a muito mais pacientes da região. 

O Hospital Santa Lucinda está vinculado academicamente à Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde e é lá que você vai ter suas atividades na residência médica. E olha só, é uma estrutura fantástica: o HSL dispõe de uma maternidade altamente qualificada, que conta com o suporte dos setores de Pediatria e UTI Neonatal. Nesse conjunto, voltado à atenção aos recém-nascidos e neonatos, o hospital é considerado de excelência! Além disso, a instituição faz atendimentos de destaque em cardiologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, urologia e ortopedia. 

 A grande missão do Hospital Santa Lucinda é ser hospital de ensino para os profissionais da saúde e trabalhar de maneira humanizada para com todos os pacientes, além de estar sempre de acordo com as orientações dos órgãos superiores de saúde do Brasil. 

Números e Estrutura 

O Hospital da PUC Sorocaba — como também é conhecido o HSL (Hospital Santa Lucinda) — é parte do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, juntamente com o Hospital Leonor Mendes de Barros e Hospital Lineu Mattos Silveira, também conhecido como Hospital Regional de Clínicas. Em todas essas unidades os médicos residentes da Faculdade de Medicina de Sorocaba da PUC-SP vão pôr em prática seus conhecimentos nos mais variados campos da Medicina. 

Olha só os números que te esperam no Conjunto: 

  • 270 partos por mês 
  • 16 mil atendimentos mensais em diversas especialidades
  • 50 municípios do sudoeste paulista são beneficiados pelo atendimento terciário 
  • 450 leitos, sendo 100 deles móveis
  • 1,5 mil funcionários da área da saúde
  • 350 médicos 

A gente não pode deixar de mencionar que todo o Conjunto Hospitalar de Sorocaba é referência em trauma, pois tem o único hospital com neurocirurgião de plantão presencial em toda aquela região. Não bastasse tudo isso, ele também é referência estadual no tratamento de queimados. Em 2010, o serviço de Cirurgia Plástica da PUC recebeu três importantes prêmios nacionais. Um no 7º Congresso Brasileiro de Queimaduras e os outros dois no 47º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica. 

A Residência Médica no Hospital da PUC-SP de Sorocaba

Além de estudar numa das melhores universidades particulares do país, é bom que você saiba que a residência médica da PUC- SP no campus de Sorocaba é realizada na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba e no complexo hospitalar, mas principalmente no Hospital Santa Lucinda. A instituição oferece vagas tanto para o acesso direto, quanto para as especialidades que exigem pré-requisito.

Se o seu sonho é fazer a residência na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP lá em Sorocaba, saiba que a instituição mantém 26 programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica, câmara de regulamentação e assessoria específica do Ministério da Educação. Os programas de residência ofertados nas áreas básicas são os de Cirurgia Básica, de Cirurgia Geral, de Clínica Médica, de Pediatria e de Ginecologia e Obstetrícia. Além dessas, vagas em outras 22 especialidades médicas também são disponibilizadas no concurso anualmente. 

O destaque das residência fica para Ginecologia e Obstetrícia por conta da renomada maternidade do HSL (Hospital Santa Lucinda) e do Hospital Leonor Mendes de Barros, ambos referência em atendimentos de parto e pós-parto na região de Sorocaba. 

E se você se interessou pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no campus de Sorocaba, fica de olho nos editais. O edital de 2021 para o processo de seleção, tanto para os programas de residência médica de acesso direto quanto para as especialidades com pré-requisito, indicou que duas fases seriam requeridas. Na primeira etapa os candidatos fizeram uma prova escrita com questões objetivas e dissertativas que valeram cerca de 90% da nota final. Os 10% restantes compõem a segunda etapa que consistiu na entrevista curricular. Já está na hora de pensar numa boa preparação pra isso, não é mesmo? Estudar com foco e direcionamento será fundamental para o seu sucesso.

E aí? Curtiu saber mais sobre o HSL e sobre Residência Médica no hospital da PUC-SP de Sorocaba?

Nesse artigo você entendeu melhor como funciona a Residência Médica no hospital da PUC-SP de Sorocaba. Não marca bobeira e conheça mais sobre as residências em outras unidades da PUC, como PUC-PR, PUC-Campinas e PUC-RS. Mas, independentemente da instituição escolhida, fica ligado que fazer uma boa residência é fundamental. E claro que não é fácil passar por um processo seletivo muito concorrido, mas estamos aqui para te ajudar! Por isso, não deixe de acompanhar os conteúdos fresquinhos, gratuitos e super atualizados da Academia Medway! Lá você vai encontrar e-books e minicursos que ajudam você a direcionar seus estudos, a se preparar para as provas práticas e também a montar um currículo, entre outros materiais!

Você pode começar pelo e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência para já começar sua preparação com o pé direito, já vencendo os bloqueios mentais que atrapalham seus estudos e te impedem de ser aprovado na residência médica dos seus sonhos!

E no caminho pra residência médica, convido você a se preparar para as provas com a gente! Inscreva-se no Extensivo São Paulo, nosso curso com videoaulas ao vivo e gravadas com os temas que você realmente precisa saber para ingressar nas principais instituições do país. Também oferecemos um app com milhares de questões comentadas e acesso ao curso Intensivo São Paulo a partir do meio do ano. Vem com a gente! Bora pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.