Carregando

Saiba tudo o que é preciso para ingressar na residência médica da UFPR

O processo seletivo para conseguir uma vaga para residência médica da UFPR é um dos mais aguardados pelos estudantes de Medicina que desejam uma especialização exponencial no sul do país. 

Primeiro, é importante o candidato saber que, para ingressar em residência médica da UFPR em formato de especialização, é preciso realizar uma prova eliminatória por responsabilidade do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná

Tendo como base o último concurso para residência médica na Universidade Federal do Paraná, é possível verificar que 186 vagas foram disponibilizadas e distribuídas em 5 comissões de residências. 

Para especialização em Medicina na UFPR, o candidato pode concorrer a vagas de acesso direto ou com pré-requisitos, incluindo a área de Medicina humana e animal. É possível acompanhar detalhadamente o edital para cada especialização. 

Os locais para residência médica foram: Comissões de Residência Médica do Complexo Hospital de Clínicas (COREME CHC), Complexo Hospital do Trabalhador (COREME CHT), Multiprofissional da UFPR (COREMU-CURITIBA), Setor Palotina (COREMU PALOTINA) e Escola de Saúde Pública do Paraná (COREMU ESPP).

Período de inscrição e processo seletivo

Tendo como base o último concurso, o período de inscrição foi entre 16 de agosto e 22 de setembro, sendo necessário o pagamento da taxa no valor de R$ 455,00. Uma média de 2.350 inscritos foi computada para a residência na UFPR.

Fases do concurso

Para ingressar no programa de residência médica da UFPR, o candidato precisa passar por duas fases. A primeira é composta pela realização e pela aprovação na prova objetiva do concurso, enquanto a segunda fase é a análise curricular. Todas as informações estão expressas no edital. 

Prova objetiva 

A prova objetiva de acesso direto para médico residente é composta por 100 questões de múltipla-escolha. Cada questão tem 5 alternativas, possuindo apenas uma opção correta. A prova com pré-requisito tem 50 questões, valendo 2 pontos cada. Nas duas modalidades, a prova tem duração total de 4 horas. 

No último concurso, as duas provas acontecem no mesmo dia, e ambas computam peso 9 na média final. A prova de acesso direto teve questões nas áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Social e Pediatria. A prova com pré-requisito abordou Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Se você vai prestar a prova de residência médica da UFPR este ano e acha que não dá mais tempo de se preparar, saiba que dá sim para chegar ao fim do ano com chances REAIS de ser aprovado – só que para isso você precisa fazer TUDO certo, e isso inclui estudar com foco e direcionamento para as instituições em que você quer ser aprovado.

Para isso, a Medway fez o Intensivo Paraná! Lá você vai ter aulas focadas nos assuntos que mais caem na AMP e na UFPR, incluindo guias estatísticos completos para direcionar os seus estudos! Ainda tem dúvidas se o curso é pra você? Então inscreva-se para testar o Intensivo Paraná grátis por 7 dias!

Segunda fase: análise do currículo

Os candidatos que prosseguem no concurso para residência médica da UFPR passam por uma avaliação curricular. Todos os documentos enviados para a banca são analisados. A seleção é feita com base nas comprovações de ensino, pesquisa, extensão, liderança, proatividade, treinamento em serviço e outros. 

Disponibilização das vagas

No último concurso, 186 vagas foram ofertadas para o programa de residência em diversas áreas específicas. Acompanhe a distribuição, lembrando que as provas de acesso direto e com pré-requisitos possuem distinções esclarecidas no edital. 

Acesso direto: 115 vagas

  1. Anestesiologia: 4 vagas;
  2. Clínica médica: 22 vagas;
  3. Cirurgia geral: 8 vagas;
  4. Dermatologia: 2 vagas;
  5. Ginecologia e obstetrícia: 10 vagas;
  6. Infectologia: 3 vagas;
  7. Medicina de Família e Comunidade: 19 vagas;
  8. Medicina Intensiva: 3 vagas;
  9. Neurocirurgia: 1 vaga;
  10. Neurologia: 5 vagas;
  11. Oftalmologia: 3 vagas;
  12. Ortopedia e Traumatologia: 7 vagas;
  13. Otorrinolaringologia: 3 vagas;
  14. Patologia: 2 vagas;
  15. Pediatria: 12 vagas;
  16. Psiquiatria: 5 vagas;
  17. Radiologia e Diagnóstico por Imagem: 6 vagas.

Pré-requisito: 71 vagas

  1. Alergia e Imunologia Pediátrica: 1 vaga;
  2. Cardiologia: 8 vagas;
  3. Cirurgia de Mão: 2 vagas;
  4. Cirurgia do Aparelho Digestivo: 4 vagas;
  5. Cirurgia Pediátrica: 2 vagas;
  6. Cirurgia Plástica: 2 vagas;
  7. Cirurgia vascular: 1 vaga;
  8. Clínica Médica – R3: 1 vaga;
  9. Coloproctologia: 1 vaga;
  10. Ecocardiografia: 2 vagas;
  11. Endocrinologia e Metabologia: 3 vagas;
  12. Endocrinologia Pediátrica: 1 vaga;
  13. Gastroenterologia: 2 vagas;
  14. Endoscopia Digestiva: 2 vagas;
  15. Hematologia e Hemoterapia: 3 vagas;
  16. Hematologia Pediátrica: 1 vaga;
  17. Gastroenterologia: 2 vagas;
  18. Endoscopia Digestiva: 2 vagas;
  19. Hematologia e Hemoterapia: 3 vagas;
  20. Infectologia Pediátrica: 1 vaga;
  21. Medicina Intensiva Pediátrica: 2 vagas;
  22. Nefrologia: 2 vagas;
  23. Neonatologia: 2 vagas;
  24. Neurologia Pediátrica: 3 vagas;
  25. Neurologia R4 – Dor: 1 vaga;
  26. Neurologia R4 – Geral, Cerebrovascular: 1 vaga;
  27. Neurologia R4 – Geral, Distúrbios do Movimento: 1 vaga;
  28. Neurologia R4 – Neurofisiologia Clínica, Epilepsia: 1 vaga;
  29. Neurologia R4 – Neurofisiologia Clínica, Neuromuscular: 1 vaga;
  30. Oncologia Clínica: 2 vagas;
  31. Oncologia Pediátrica:1 vaga;
  32. Pneumologia: 3 vagas;
  33. Pneumologia Pediátrica: 2 vagas;
  34. Psiquiatria da Infância e Adolescência: 2 vagas;
  35. Reumatologia: 4 vagas;
  36. Transplante de Medula Óssea: 2 vagas;
  37. Transplante de Medula Óssea realizado em Crianças e Adolescentes: 2 vagas;
  38. Urologia: 2 vagas.

Comece sua preparação para o curso de residência médica

A residência médica é o momento em que o acadêmico escolhe a especialização e desenvolve a rotina no plantão junto da equipe e do médico staff, atendendo tanto urgências quanto fazendo rondas e atendimentos ambulatoriais. 

O período de preparação é fundamental para conseguir a vaga, ainda mais em concursos altamente concorridos, como é o caso da residência médica da UFPR. O acadêmico precisa organizar uma rotina assertiva de estudos, com materiais especializados, combinando bem-estar da mente e do corpo. 

Com essa proposta, desenvolvemos os nossos cursos. Cada material é planejado para desenvolver a máxima absorção do conteúdo pelo aluno de forma potencial, progressiva e simples. Para isso, contamos com um time de profissionais em destaque e recursos tecnológicos otimizados, como o próprio aplicativo da nossa plataforma. 

Seja aprovado na residência médica UFPR com a gente

Que a Medway é sucesso em todo estado de São Paulo, você já sabe. Mas chegou a hora de ir além e ajudar alunos de todo o Brasil que sonham com a residência médica. Por isso, apresentamos a você os nossos Intensivos Estaduais, que vão ser direcionados para quem quer estudar fora de São Paulo. Você já sabe qual é o padrão Medway, certo? Então, inscreva-se na nossa lista de espera para ser avisado de todas as novidades sobre o lançamento. Bora pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.