Carregando

Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA): tudo o que você precisa saber

Se você já terminou a sua residência médica em Anestesiologia e quer saber onde se associar pra ter acesso a conteúdos, cursos e benefícios ou se ainda está na briga por uma vaga, mas quer saber desde já quais serão seus parceiros de jornada profissional, vem comigo conhecer a SBA – Sociedade Brasileira de Anestesiologia. 

Mas, antes de começarmos, temos uma dica de ouro pra te dar: se você quer dominar a base da analgesia e sedação e se sentir seguro para prescrever um plano de analgesia otimizado e individualizado, sugiro fazer o nosso Curso de Analgesia e Sedação: do PS à UTI

Agora sim, bora lá!

A Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)

Com a nobre missão de reunir todos os médicos interessados em fomentar o progresso, o aperfeiçoamento e a difusão da área da Anestesiologia, da Terapia Intensiva, do Tratamento da Dor e Reanimação e ainda estabelecer normas e os procedimentos para o treinamento eficiente dos profissionais na especialidade, nasceu a SBA (Sociedade Brasileira de Anestesiologia) em 25 de fevereiro de 1948 lá no Rio de Janeiro. 

Esta é uma entidade que reúne 25 associações regionais de todos os cantos do país para que juntas possam unir e inspirar os médicos anestesiologistas por meio do aprimoramento profissional, com educação médica continuada, formação técnica e certificação autorizada. E não bastasse isso, a SBA (Sociedade Brasileira de Anestesiologia) ainda promove campanhas, concursos e publicações de interesse aos médicos associados, visando a melhoria contínua desta área. 

Pra você ter uma ideia, a SBA se preocupa tanto com a qualidade da formação dos especialistas em Anestesiologia, que hoje conta com cerca de 84 centros formadores em Anestesiologia (CET/SBA) em todo o Brasil para poder ministrar com excelência, por 3 anos, um ensino especializado na área para médicos.

A importância social da SBA é enorme! Por conta da complexidade da Medicina atual e com o surgimento de novas e variadas técnicas, monitores e equipamentos tecnológicos e medicamentos, a formação do profissional representa o mínimo necessário para que um médico pratique a Anestesiologia de forma segura. 

Mas, infelizmente, em alguns estados do Brasil, tem havido a contratação de médicos sem a devida conclusão da residência médica na especialidade, ou seja, sem o Título de Especialista. A Sociedade Brasileira de Anestesiologia é contra isso, e é categórica: posiciona-se a favor da saúde pública e defende a anestesia segura para toda a população brasileira indiscriminadamente.

Como se associar? 

Para se associar a SBA (Sociedade Brasileira de Anestesiologia) e poder participar de forma ativa na construção de uma especialidade melhor e lutar pela valorização da área é até bem simples: você precisa entrar em contato primeiro com a associação federada do seu estado ou região e por lá mesmo eles fazem seu cadastro e emitem o boleto para pagamento anual. 

Mas lembre-se que você vai precisar da indicação de dois membros ativos da SBA, devidamente regularizados, para conseguir sua adesão. Mas as vantagens são inúmeras: descontos, clube benefícios, educação médica continuada, valorização e defesa profissional, melhoria constante na experiência do associado e, ainda, descontos em lojas, cinemas e produtos! 

Você pode encontrar aqui a lista completa de associações regionais de Anestesiologia,  com todos os seus e-mails e telefones de contato pra você buscar mais informações. 

O que faz a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)

A SBA é uma entidade sem fins lucrativos que busca desenvolver ações para sempre estimular seus associados nos processos de reciclagem profissional, no desenvolvimento do conhecimento científico e no aprimoramento técnico em serviço. E, para que isso aconteça, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia disponibiliza uma diversidade enorme de videoaulas, livros, revistas, cursos, jornadas e congressos. Além, é claro, de promover debates e melhorias nas condições de remuneração e formação adequadas para o exercício da especialidade em todo o Brasil.  

Eventos da Sociedade Brasileira de Anestesiologia

Entre todos os eventos e atividades propostos pela SBA para os seus médicos associados, os cursos de formação estão entre os mais cotados: realizados de forma online, eles têm oferecido aos profissionais de Anestesiologia informações atualizadas sobre procedimentos e medicamentos. 

A Academia SBA também divulga e-books e promove cursos e palestras sobre gestão do trabalho e plano de carreira, além de abordar fundamentos jurídicos para o anestesiologista, com o intuito de apresentar aos profissionais sócios da SBA algumas noções do conhecimento jurídico e do funcionamento do judiciário em nosso país, assim como melhor interpretar a legislação vigente e orientar a sua atuação dentro da norma jurídica, deontológica, moral e ética. A agenda de eventos para 2021 já conta com o curso SAVA (Suporte de Vida Avançado em Anestesia) em pelo menos dez associações regionais federadas do Brasil, proporcionado a todos os anestesiologistas que compõem a Sociedade uma gama de conhecimentos pra lá de atualizados, além de permitir networking e troca de experiência entre os médicos de todo o país. 

O Título de especialista na Sociedade Brasileira de Anestesiologia

O Título de Especialista em Anestesiologia (TEA) é condição obrigatória para que o médico possa atuar na especialidade no Brasil e ele é expedido pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB). 

Para obtê-lo, os médicos necessitam realizar o exame de suficiência para obtenção do título de especialista, comprovando 3 anos de residência médica em Anestesiologia em algum Programa de Residência Médica credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC). 

Aqueles profissionais que, por determinação da Resolução CFM nº 2.148/2016, puderem comprovar atividade profissional em Anestesiologia por, no mínimo, 9 anos (o que corresponde ao exercício de atividades na especialidade em um período de tempo duas vezes maior que o estabelecido como período de formação), também vai poder tentar o concurso do TEA (Título de Especialista em Anestesiologia). Pra poder participar dos exames, é só efetuar sua inscrição no site da SBA, pagar as taxas e fazer duas provas: a primeira fase corresponde a uma prova teórica e a segunda fase é um misto de prova prática com questões teóricas. Aprovado, já pode carimbar o seu selo de qualidade mostrando que está certificado por uma entidade de renome, que possui o conhecimento e as habilidades necessárias para ser denominado Anestesiologista e que está apto a exercer legalmente a profissão. 

Quer saber tudo sobre essa especialidade? Então, corre aqui moçada! A gente já fez um artigo completo sobre a Anestesiologia pra você não ficar com mais nenhuma dúvida! 

A Residência Médica em Anestesiologia 

Por causa do crescimento constante do mercado nesta área, muito por conta da expansão das grandes redes de hospitais particulares, a residência médica em Anestesiologia tem sido cada vez mais disputada pelos candidatos. Mas não pense você que a função deste profissional é apenas aplicar anestesias, não! Cabe a ele todo o monitoramento das funções vitais do paciente antes, durante e depois das cirurgias, além de participar ativamente do transporte dos pacientes mais críticos, da avaliação de internados e da prescrição de esquemas analgésicos em operados ou sob cuidados paliativos. 

Tudo isso também faz parte da rotina desse especialista que pode atuar em qualquer ponto do hospital: centro cirúrgico; centro obstétrico, setor de endoscopia, hemodinâmica; pronto atendimento; setor de ecocardiograma transesofágico e até no setor de biópsias. E tem que ter muita habilidade pra lidar com pessoas porque o contato com pacientes e seus familiares vai ser intenso, assim como a relação com outros profissionais. 

A residência médica em Anestesiologia é de acesso direto e tem duração de 3 anos. Mas muitos médicos não param por aí! Uma parcela grande dos profissionais dessa área partem para mais alguns anos de aprendizagem, já que a residência em Anestesiologia é pré-requisito para outras especialidades, como a Medicina Paliativa, por mais um ano, e a Medicina Intensiva, por mais dois anos de estudos. 

Quem escolhe essa especialidade tem gosto por tecnologia de ponta, já que suas atribuições estão intimamente ligadas a isso: monitores, máquinas e diversos dispositivos tecnológicos que facilitam o cuidado aos pacientes. 

E como a gente sabe que os questionamentos sobre onde estudar sempre aparecem, dá uma olhadinha nesse artigo incrível com as instituições mais buscadas para se fazer residência médica em Anestesiologia em São Paulo. 

E aí, curtiu saber mais sobre a especialidade e sobre a Sociedade Brasileira de Anestesiologia?

Se você já está sonhando com a sua vaga na residência médica em Anestesiologia, então é chegada a sua hora de se preparar com foco e qualidade para as provas de residência! 

A gente sabe que a concorrência pode ser grande e estar confiante e bem preparado vai te ajudar muito! É por isso que você pode contar com a gente! Venha e inscreva-se no Intensivo São Paulo, o nosso curso com videoaulas ao vivo e gravadas com os temas que você realmente precisa saber para ingressar nas grandes instituições paulistas de residência médica. As provas estão chegando, então bora aproveitar o curso para dar o gás final nos estudos! Quer mais? Também oferecemos um app com milhares de questões comentadas dentro do Intensivo. Conheça!

Ah, e pra finalizar, eu tenho uma sugestão para você, estudante de Medicina que está estudando para as provas de residência médica: estamos com tudo pronto para a Masterclass deste ano! Na Masterclass, o maior evento de Mentoria em residência médica do Brasil, você vai aprender o caminho para chegar aos 80% e ser aprovado em todas as provas de residência que você prestar. E a edição 2022 está cheia de novidades! Entre os dias 17 e 23/01, além de 3 aulas grátis, você vai ter plantões de dúvidas com o time de mentores da Medway e até a oportunidade de testar a Medway Mentoria gratuitamente! Faça já sua inscrição na Masterclass 2022 aqui!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
MicaelHamra

Micael Hamra

Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo."