Carregando

Sociedade Brasileira de Mastologia: tudo que você deve saber

A Sociedade Brasileira de Mastologia foi fundada em 1959, inicialmente denominada Sociedade Brasileira de Patologia Mamária. Dois anos antes, foi criado o primeiro serviço especializado em Patologias Mamárias no Instituto do Câncer no Rio de Janeiro, realizando cursos e atendimentos e foi isso que motivou a criação da SBM.

A Mastologia é a especialidade médica que estuda, diagnostica e trata as doenças das mamas. No Brasil, para se tornar um Mastologista, o médico precisa, primeiro, cursar a  Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia. Quer saber mais sobre essa especialidade? Corre aqui!

Então, bora lá conhecer melhor a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e tudo o que você precisa saber sobre ela! 

A Sociedade Brasileira de Mastologia 

A Sociedade Brasileira de Mastologia é uma entidade filiada à Associação Médica Brasileira e congrega aproximadamente 2.200 sócios, dos quais 1.400 são membros titulares. A entidade busca levar atualização constante e educação continuada a todos os mastologistas do país, bem como desenvolver ações que visem diminuir a morbidade – física e emocional – e a mortalidade dos portadores de câncer mamário por meio do rastreamento do câncer de mama tanto nos hospitais públicos, quanto privados. 

A SBM tem como missão o aumento da cobertura dos programas de rastreamento em câncer de mama, o desenvolvimento da educação continuada em todos os estados brasileiros, por meio do estímulo constante de produção científica, de publicações relevantes para a especialidade, além de cursos e congressos.

Como se associar à SBM

Para associar-se à Sociedade Brasileira de Mastologia você deve, em primeiro lugar, acessar o site da instituição para fazer o preenchimento dos dados solicitados e o envio dos documentos, que são resumo do curriculum vitae, a declaração do Programa de Residência Médica assinada e a ficha de inscrição preenchida.

Os candidatos a membros da SBM recebem apoio constante da entidade, na missão de levar atualização e educação continuada à todos os mastologistas, habilitá-los com o título de especialista em Mastologia, além de desenvolver ações que visem diminuir a morbidade dos portadores de câncer de mama e participar das políticas públicas de saúde. E a gente fez um artigo esclarecedor sobre o assunto. Dá só uma olhada aqui nos conteúdos sobre o câncer de mama e tudo o que você precisa saber. 

Não bastasse isso, a Sociedade Brasileira de Mastologia concede aos seus associados benefícios exclusivos em todo o território nacional, tais como:

  • reciclagem constante;
  • descontos em ingressos para os eventos e congressos nacionais da especialidade;
  • acesso à Revista Mastology, indexada a instituições nacionais e internacionais, com artigos científicos inéditos realizados por pesquisadores brasileiros;
  • acesso à Revista Mastologia News com as principais novidades sobre os temas relevantes da especialidade;
  • também podem ter contato com termos de consentimento, pareceres e casos clínicos, pesquisas, assessoria jurídica e descontos na anuidade. 

O que faz a SBM

A Sociedade Brasileira de Mastologia tem como missão maior valorizar e transmitir conhecimento médico aos seus associados para, dessa maneira, contribuir ativamente  para o avanço das técnicas e dos procedimentos, por meio da constante e rigorosa reciclagem técnico-científica, realizados pela Escola Brasileira de Mastologia.

A SBM promove, recorrentemente, publicações, cursos e eventos. Além, é claro, de realizar, todo ano, os concursos para obtenção de Título de Especialista em Mastologia, com o objetivo de certificar os profissionais para o exercício da especialidade, de acordo com as Resoluções nº 2.148/2016 e 2.149/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Eventos da Sociedade Brasileira de Mastologia 

É por meio da Escola Brasileira de Mastologia e das seções exclusivas aos associados em seu site que a SBM proporciona a eles educação médica continuada e dissemina conhecimento por meio de artigos e pesquisas. 

A Sociedade Brasileira de Mastologia promove diversos eventos, como o curso SBM/Redimama de imagem mamária e procedimentos minimamente invasivos em Mastologia, realizado de forma on-line com 30h de duração e o XXIV Congresso Brasileiro de Mastologia que vai acontecer em abril de 2022 em Salvador. 

Título de especialista na Sociedade Brasileira de Mastologia

Saiba como conseguir o título de especialista na Sociedade Brasileira de Mastologia
Saiba como conseguir o título de especialista na Sociedade Brasileira de Mastologia

Para quem quer ser um mastologista, o primeiro passo é ficar de olho no que diz o edital. Todas as informações que você precisa para conseguir o Título de Especialista na Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) conveniada com a Associação Médica Brasileira (AMB) para 2022 estão disponíveis aqui.

Lá você encontra a lista de todos os pré-requisitos, procedimentos e formas de preenchimento da ficha de inscrição, além de explicações detalhadas de como deve ser o envio dos documentos exigidos para você conseguir o Título de Especialista em Mastologia (TEMa).  Os últimos processos têm sido realizados pela Fundep juntamente com a Comissão do TEMa da SBM.

A residência em Mastologia 

Pra você que chegou até aqui buscando o máximo de informações sobre a Sociedade Brasileira de Mastologia SBM) porque atuar nessa especialidade é um dos seus maiores sonhos, temos algumas informações que você precisa saber.

A Residência Médica em Mastologia tem duração de 2 anos e exige como pré-requisito a Residência em Ginecologia e Obstetrícia ou a Residência em Cirurgia Geral, ambas de acesso direto e com 3 anos de duração cada uma. Logo, para se tornar um especialista em Mastologia, serão necessários, além dos 6 anos de graduação em Medicina, mais 5 anos de dedicação aos estudos. 

Quer conhecer mais sobre as especialidades que são pré-requisitos para a Mastologia? A gente te conta tudo aqui pra você saber de fato como é a Residência Médica em Cirurgia Geral na Unicamp e na USP, e também como é a Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia na Unifesp e quais são os 3 hospitais mais concorridos para fazer residência em Ginecologia e Obstetrícia no SUS-SP

Rumo à cirurgia? 

E pra quem já está com o coração na especialidade e sabe esta pode ser a área escolhida para atuar no futuro, eu tenho um convite pra você, que quer ter uma preparação incrível para as provas de residência médica: é hora de se preparar para as provas de residência com o Intensivo SP, um curso que conta com aulas focadas para diferentes grandes instituições de São Paulo pra você se tornar um especialista onde quer que deseje! São 40 aulas direcionadas por instituição, acesso a um app com mais de 10 mil questões e aulas com um time de professores de primeira linha que passaram pelas residências das principais instituições do Brasil.

Quer mais conteúdo? Que tal dar uma olhada na Academia Medway? Lá você vai encontrar conteúdos completamente gratuitos que vão te ajudar a entender melhor como são as provas das principais instituições! É pra brilhar e ir pro único lugar possível: pra cima! 

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.