Carregando

Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN): o que você deve saber

Fundada em agosto de 1960, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) teve seu início marcado pelo primeiro congresso da especialidade, que desde então vem se repetindo com sucesso, a cada 2 anos, em diversas cidades do Brasil. 

Valorizando o compromisso com seus associados pela ética e transparência nas relações profissionais, a entidade promove o crescimento da especialidade por meio do apoio aos médicos nefrologistas, do incentivo aos projetos educacionais e das pesquisas científicas, a fim de garantir à população a universalização dos atendimentos à saúde renal.

A Nefrologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e ao tratamento clínico das doenças do sistema urinário, especialmente aquelas relacionadas aos rins.

Quer saber qual é a especialidade do nefrologista? Então é só clicar no link, porque é chegada a hora de você conhecer mais uma sociedade médica: a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN)!

A Sociedade Brasileira de Nefrologia

A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) congrega 7 regionais espalhadas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, de acordo com um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da própria instituição. 

São os especialistas em Nefrologia que vão auxiliar os médicos de outras especialidades, como o clínico geral e o cardiologista, na resolução de um diagnóstico mais preciso. Eles também vão poder acompanhar os pacientes em hemodiálise ou com problemas irreversíveis nos rins, cuja única alternativa talvez seja a realização do transplante. É importante lembrar que o médico nefrologista não é um cirurgião, pois a Nefrologia é uma especialidade clínica e quando a necessidade de cirurgia entra em jogo o médico correto é o urologista! Isso porque quem pode realizar cirurgias de transplante é esse especialista. Logo, funciona assim: o nefrologista indica o transplante, prepara o paciente, escolhe o doador, nos casos de doadores vivos, e monitora tudo o que é preciso depois da realização da cirurgia.

Quer saber mais sobre essa especialidade? Confere este artigo que fizemos sobre a Nefrologia e saiba tudo sobre a especialidade que cuida dos rins

Como se associar à Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN

Pra quem tem interesse em associar-se à Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) basta acessar o site da instituição, preencher os formulários e enviar os documentos solicitados. 

Depois do preenchimento dos dados solicitados e o envio dos documentos, é só aguardar em média 20 a 30 dias para que a confirmação seja dada. Esse é o prazo mensurado pela instituição para que a análise e a aprovação dos documentos sejam feitas. Mas pode ser que adiante e você já tenha em mão, num tempo menor, a sua titulação. E podem se associar médicos que concluíram a residência médica na especialidade e já tem a titulação ou aqueles que profissionais ligados à Nefrologia, como nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, administradores, dentre outros. Para estes, o valor da anuidade é de R$ 338,02. Para residentes em Nefrologia, médicos recém-formados e acadêmicos em Medicina o valor é de R$ 645,04 segundo dados atualizados no site da própria entidade. 

O que faz a SBN

Ser sócio da SBN é contribuir para o fortalecimento da Sociedade, para a luta pelo mercado de trabalho e pela visibilidade científica e social. A entidade considera o médico mais que um sócio, mas um instrumento de mudança social! Para isso, proporcionar aos seus associados dezenas de benefícios exclusivos: descontos em eventos e congressos nacionais e internacionais, inclusive os oferecidos pela SLANH e WCN (ISN), desconto no UpToDate, acesso gratuito às revistas científicas da Karger Publishers como American Journal of Nephrology, a Transfusion Medicine and Hemotherapy, a Cardiorenal Medicine, a Blood Purification, a Nephron, a Kidney Diseases e também o acesso gratuito aos artigos do NDT.

Nos canais interativos da SBN o associado vai poder ter acesso ao SBN On-line, ao Blog Científico, aos dados do Censo realizado pelo Comitê de Registros e Projetos da SBN, além do recebimento da revista física SBN Informa. 

Eventos da SBN

Atualmente, a Sociedade Brasileira de Nefrologia tem oferecido e apoiado dezenas de cursos, tanto online quanto presenciais, como o XXII Congresso Argentino de Nefrologia que vai acontecer em 24 de novembro de 2021, o 3º Simpósio de Acesso Vascular e Endovascular em Nefrologia, e o 3º Simpósio Internacional de Amiloidose em dezembro deste ano. Tudo isso para oportunizar melhorias na qualidade dos atendimentos e crescimento profissional aos seus médicos filiados.

Título de especialista na Sociedade Brasileira de Nefrologia

Todas as informações para você conseguir obter o título de especialista na Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB) para 2021 estão disponíveis aqui! E você vai poder encontrar a lista de todos os pré-requisitos, os procedimentos e também as formas de preenchimento da ficha de inscrição. 

Além disso, é também no site da instituição que você vai ter as explicações detalhadas de como proceder em relação ao envio dos documentos exigidos para você conseguir o Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade (TEMFC). 

Vale lembrar que você já deve ter finalizado a residência médica na especialidade. Está na lei, conforme o Art. 4º da Resolução do CFM Nº 1634 de 2002: “O médico só pode declarar vinculação com especialidade ou área de atuação quando possuidor do título ou certificado a ele correspondente, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina.”

Mas essa não é a única forma de obtenção: a conclusão de treinamento em Nefrologia, reconhecido pela Associação de Especialidade, com duração igual à do Programa de Residência Médica da CNRM; ou a comprovação de treinamento/capacitação em Nefrologia por meio de atividades profissionais, realizadas em um período de tempo mínimo equivalente a duas vezes o recomendado pela CME que é a atuação na especialidade por 8 anos também permite ao médico o recebimento da titulação.

A residência em Nefrologia

Para se tornar um especialista na área, você vai precisar fazer a residência médica em Nefrologia que tem a duração de 2 anos e que exige o como pré-requisito outros 2 anos de residência em Clínica Médica

O conteúdo dos programas de residência médica pode variar de acordo com a instituição de ensino, mas a recomendação da Associação Médica Brasileira (AMB) é que 25% da carga horária seja destinada à unidade de internação, 20% ao ambulatório de nefrologia geral e especialidades e também 20% da carga horária seja em treinamento no setor de hemodiálise e diálise peritoneal. Os demais 20% restantes podem ser distribuídos em estágios opcionais como por exemplo nas unidades de terapia intensiva e nefropediatria e em atividades didáticas. 

A rotina de trabalho do médico nefrologista pode ser mais intensa ou não, e isso vai depender diretamente das escolhas feitas para a carreira, mas em geral, aqueles que optam pela especialidade têm de dedicar bastante aos estudos e ter apreço pelo contato direto com os pacientes. 

E aí? Gostou de saber mais sobre a Sociedade Brasileira de Nefrologia?

Se é essa é a residência dos seus sonhos pode contar com a gente pra te ajudar a chegar lá. Vem se preparar com a Medway? Quem está buscando mais detalhes sobre a residência médica em Clínica Médica 2 anos de duração, que é o pré-requisito dessa especialidade, não pode deixar de ler nossos conteúdos gratuitos na Academia Medway onde você vai encontrar centenas de artigos sobre tudo o que você precisa saber pra mandar bem nas provas de residência médica, como por exemplo como é a residência médica no Hospital das Clínicas de São Paulo. E vem aqui pra saber mais sobre a residência em Clínica Médica e tudo sobre essa especialidade. 

Se você quiser conhecer quais são as possibilidades de ampliação da área de Nefrologia dá uma olhada no site da Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN que é o lugar mais adequado que reúne informações e profissionais pra lá de dedicados a aprimorar exclusivamente as técnicas e os procedimentos da especialidade. 

Ah, e pra finalizar, eu tenho um convite pra você, que quer ter uma preparação incrível para as provas de residência médica do próximo ano! O Extensivo São Paulo, como você já deve ter ouvido falar, tem ajudado muitos alunos na conquista da tão desejada vaga na instituição dos sonhos. Então, a nossa equipe decidiu dar de presente 7 dias de teste grátis para você aproveitar todos os benefícios que o nosso extensivo oferece! É isso mesmo: são 7 dias totalmente gratuitos para aprimorar os seus estudos e aumentar as suas chances! Não vai perder, hein? Inscreva-se clicando aqui!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.