Carregando

SBOC: tudo que você precisa saber sobre a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica

Com a nobre missão de estimular e promover o exercício ético da Oncologia, a SBOC busca valorizar e estimular os especialistas e a área, por meio da melhoria contínua da qualidade de vida dos pacientes e dos profissionais. 

Fundada em 1981, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) é uma instituição que representa centenas de médicos oncologistas por todo o Brasil e atua em diversas frentes: formação e pesquisa, educação continuada, políticas de saúde, defesa da categoria e visibilidade da Oncologia Clínica nos âmbitos nacional e internacional. 

Então, vamos lá conhecer melhor a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e tudo o que você precisa saber sobre ela! 

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – SBOC

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica é representada em 04 unidades estaduais distribuídas na Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e a regional Nordeste. Todas elas atuam de acordo com as diretrizes do Estatuto Social da SBOC em prol do aperfeiçoamento e crescimento da especialidade. 

A SBOC busca, em todas as suas ações e orientações às federadas estaduais, valorizar o ensino médico no campo da Oncologia, fomentar a educação continuada dos médicos associados e a multidisciplinaridade no atendimento oncológico, incentivar a pesquisa juntamente com instituições de excelência no ensino médico, tudo isso para que a especialidade alcance progresso e destaque no cenário mundial. 

Como se associar à Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica

Se você é oncologista clínico, médico residente em Oncologia Clínica ou profissional da saúde que trabalha na área de Oncologia, pode se associar à Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Para isso, precisa acessar o site da instituição e depois preencher os dados solicitados. Além das informações cadastrais, é necessário fazer o upload de documentos de acordo com o seu perfil. Depois disso, você vai receber uma mensagem no e-mail cadastrado com todos os dados registrados. 

Após essa etapa, é necessário aguardar a análise e deferimento dos documentos, no prazo máximo de uma semana. A condição de membro da SBOC requer uma contribuição associativa anual e por isso, você vai receber um boleto bancário em seu e-mail após o deferimento da associação. 

Quando efetuado o pagamento, automaticamente você terá acesso a todos os benefícios da SBOC e às áreas exclusivas do site. A boa notícia é que desde 2019, os médicos residentes em Oncologia Clínica não pagam anuidade para se tornar um associado. 

O que faz a SBOC

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica tem como missão maior a busca pela valorização do profissional e a transmissão de conhecimento médico aos seus associados. É dessa forma que a entidade espera contribuir para a medicina e difundir a especialidade no país, por meio de publicações, cursos e eventos, além, é claro de realizar anualmente, concursos para obtenção de Título de Especialista em Oncologia Clínica na SBOC com o objetivo de certificar os profissionais para o exercício da especialidade, de acordo com as Resoluções nº 2.148/2016 e 2.149/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Além disso, a SBOC mantém ativas publicações físicas e online na área da Oncologia Clínica. Os médicos oncologistas associados podem ter acesso aos principais artigos, recomendações e diretrizes discutidas no Brasil e internacionalmente, por renomados especialistas no site da instituição bem como participar em diversos programas educacionais oferecidos exclusivamente pela SBOC

Os associados à Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica tem inúmeros benefícios como uma biblioteca online com acesso gratuito a periódicos internacionais de grande relevância como The Lancet, The Lancet Oncology, JAMA Oncology, Nature Reviews Cancer, entre outros; e e-books de relevância para a Oncologia; acesso à SBOC Review, uma seleção periódica de artigos científicos relevantes recém-publicados nas melhores revistas da especialidade, uma agenda de eventos em Oncologia com ferramenta para consulta dos eventos nacionais e internacionais da especialidade, além da possibilidade de divulgar os eventos organizados pelos associados. 

Isso sem falar dos valores reduzidos de inscrição para diversos eventos nacionais; da gratuidade ou valores reduzidos de inscrição para atividades e eventos da Escola Brasileira de Oncologia (EBO); do desconto nos exames para obtenção do Título de Especialista em Oncologia Clínica; do acesso às pesquisas clínicas em andamento no país cadastradas no site da SBOC com possibilidade de encaminhar pacientes; simplificação do processo de candidatura para se tornar membro da ESMO, vagas para preceptorships, desconto na assinatura online e impressa da revista Annals of Oncology, por meio do acordo SBOC-ESMO; acesso ao serviço exclusivo de Bioestatística para o desenho experimental de um estudo clínico e/ou análise estatística dos resultados de um estudo já realizado;orientação jurídica permanente e defesa profissional nos Conselhos Regionais de Medicina, no Ministério Público e no Poder Judiciário, unificando as teses de defesa e fortalecendo a boa prática da medicina oncológica no país.

Eventos da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica

É por meio dos canais da SBOC de educação continuada, podcasts, videoaulas, cupons de descontos exclusivos para associados para a compra de livros, jornais e revistas eletrônicas e físicas, que a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) dissemina conhecimento, além de diversos eventos presenciais e online. 

Congressos, simpósios e jornadas como por exemplo o III Congresso Paulista de Cuidados Paliativos e II Congresso de Cuidados Paliativos Pediátrico e, o Simpósio de Farmácia do ICESP que vão acontecer no fim de novembro deste ano e em dezembro de 2021 o encontro marcado para os especialistas da Oncologia Clínica é a 15ª Edição – Câncer de Mama Gramado 2021 em Gramado, na serra gaúcha. 

Mas são muitos os eventos e oportunidades de troca para os médicos da especialidade: 14 Conferência Brasileira sobre Melanoma, X Congresso Brasileiro de Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares, Best in Oncology que é organizado pelo Centro de Oncologia e Hematologia do Einstein. E pra 2022 vem coisa boa por aí: o 3º Simpósio sobre Câncer de Ovário.

Título de especialista na SBOC

As informações para a obtenção do título de especialista em Oncologia Clínica na Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB) para 2021 já estão disponíveis aqui juntamente com a lista todos os pré-requisitos, procedimentos e formas de preenchimento da ficha de inscrição, além de explicar detalhadamente como deve ser o envio dos documentos exigidos para você conseguir o título de especialista em Oncologia Clínica. 

O exame para a titulação é composto de uma prova teórica com 100 questões de múltipla escolha e de uma prova teórico-prática com oito casos clínicos de duas a quatro questões descritivas para cada caso. Cada fase vai ter pesos diferentes e só será considerado aprovado aquele candidato que na somatória final atingir, no mínimo, 70 pontos.

Agora, os médicos que já possuem o Título de Especialista em Cancerologia (TECA) não precisam realizar o Exame de Suficiência para obter o TEOC. Consulte todas as informações sobre esse tema aqui. 

A residência médica em Oncologia Clínica

Pra quem quer se especializar nesta área precisa saber que a oncologia clínica é uma especialidade essencialmente ambulatorial. Isso significa que são as consultas que vão fazer maior parte da rotina e plantões não são recorrentes. No entanto, visitar pacientes internados em enfermarias e UTIs faz parte da atuação desse profissional. 

A residência médica em Oncologia Clínica tem duração de 3 anos e exige o pré-requisito de 2 anos na residência em Clínica Médica e nos muitos estágios que esse médico vai fazer, ele vai lidar com pacientes de todas as idades e classes sociais. As crianças, em especial, tem um médico específico que é o oncologista pediátrico. 

E se você quer saber mais sobre a residência em Clínica Médica que é o pré-requisito para essa especialidade, não deixe de conferir aqui as possibilidades na USP de Ribeirão Preto, na Unifesp e no Hospital A.C. Camargo. 

E aí? Curtiu saber mais sobre a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)

Então, é chegada a hora de se preparar para as provas de residência! Que tal dar uma olhada na Academia Medway? Lá você vai encontrar centenas de conteúdos completamente gratuitos que vão te ajudar a entender melhor como são as provas das principais instituições.

Ah, e pra finalizar, eu tenho um convite pra você, que quer ter uma preparação incrível para as provas de residência médica do próximo ano! O Extensivo São Paulo, como você já deve ter ouvido falar, tem ajudado muitos alunos na conquista da tão desejada vaga na instituição dos sonhos. Então, a nossa equipe decidiu dar de presente 7 dias de teste grátis para você aproveitar todos os benefícios que o nosso Extensivo São Paulo oferece! É isso mesmo: são 7 dias totalmente gratuitos para aprimorar os seus estudos e aumentar as suas chances! Não vai perder, hein? Inscreva-se clicando aqui!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.