Carregando

SBN: tudo o que você precisa saber sobre a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia

Você conhece a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN)? Se você quer se aventurar por essa especialidade, precisa saber tudo sobre a organização! Afinal, é com ela que poderá contar para enriquecer seus conhecimentos e ter apoio para uma educação continuada.

A associação é essencial para a carreira médica, em especial dentro dessa área, totalmente ligada à tecnologia e que apresenta frequentes novidades e atualizações. Além disso, ela é responsável por monitorar a prática e representar os interesses dos profissionais.

Então, será a porta de entrada para se firmar como referência no mercado de trabalho e fazer contatos com outros colegas e neurocirurgiões experientes. Quer saber mais sobre a SBN e o que ela oferece para sua carreira? Continue a leitura!

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia

A história da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia começa em 1957, com a sua fundação. Ao longo de sua trajetória nesses mais de 60 anos de atividades, ela reúne cerca de 2400 médicos associados. Por isso, é considerada uma das maiores do mundo na especialidade.

Todos os seus projetos, serviços e publicações têm como base o Código de Ética Médica e o Código de Ética Profissional. Isso porque o objetivo dos incentivos promovidos pela SBN envolve não apenas a defesa dos direitos dos neurocirurgiões, mas uma prática transparente e pautada na aquisição constante de conhecimento.

O trabalho da associação visa o treinamento, o ensino e a formação do médico neurocirurgião. Cada ação proposta respeita os protocolos e padrões estabelecidos pela WFNS – World Federation of Neurosurgery.

Outra curiosidade: na década de 1980, foi a SBN a responsável por uma reformulação referente à residência médica na especialidade. Hoje, o programa que a gente conhece permanece de acordo com essa mudança, inclusive para que as exigências de obtenção de titulação sejam atendidas.

Como se associar à Sociedade Brasileira de Neurocirurgia

E para fazer parte da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, o que fazer? Simples! Basta acessar o site, na área do associado, e solicitar o seu cadastro. Será preciso enviar uma série de documentos comprobatórios, de acordo com a sua afiliação.

Você pode se registrar como médico, especialista ou até mesmo residente. Depois de alguns dias da solicitação, você receberá a resposta da associação por e-mail, com os próximos passos para concluir o cadastro.

Entre os benefícios que você terá ao ser associado à SBN, estão: 

  • descontos nos eventos realizados pela organização;
  • acesso a publicações;
  • conteúdo exclusivo da Universidade SBN voltado para atualização profissional;
  • e muito mais.

O que faz a SBN

A SBN também é responsável por uma série de serviços, projetos e publicações. A seguir, você conhece um pouco desse trabalho para entender exatamente o que ela faz!

Serviços do Conselho

A associação conta com diretoria e comissão, responsáveis pela definição e execução dos serviços do conselho. Também tem representantes estaduais e equipes divididas em departamentos.

Além da representação de interesses, o grupo é responsável por fazer valer a legislação da especialidade, as diretrizes do conselho e a elaboração da agenda de eventos e de conteúdo oferecido dentro do sistema de formação continuada.

Publicações

Entre as publicações mais importantes da área de Neurocirurgia, a SBN cuida de algumas que são referência no país e fora dele: a Revista SBN Hoje e a Revista NeuroEmSinopse. Os neurocirurgiões associados podem enviar artigos e pesquisas para apreciação caso tenham interesse em publicar nas revistas.

Para completar, a SBN também disponibiliza os Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia, artigos variados, a publicação especial SBN Mulher e tem até mesmo um podcast. Vale a pena conferir cada um desses materiais, inclusive para descobrir mais sobre a área caso você seja um futuro residente.

Eventos da SBN

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia promove o famoso Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, que acontece todo ano em uma capital diferente do Brasil. Também apoia eventos internacionais, como o WFNS World Congress e o World Federation of Skull Base Societies Meeting.

Oferece cursos, como a Escola de Liderança SBN, encontros e palestras voltados para Ligas Acadêmicas, entre outras oportunidades imperdíveis. É interessante acompanhar de perto a agenda da associação para ficar por dentro de datas e programações.

Título de especialista na SBN

É possível obter o título de especialista na SBN. A prova acontece anualmente e o cronograma é divulgado pelo site, com todas as datas e processos. Há também uma prova de recuperação, para quem não consegue obter os resultados necessários para a titulação.

Normalmente, a prova é realizada presencialmente. Entretanto, com as adaptações necessárias no contexto da pandemia, ela passou a ser aplicada online. O candidato recebe um manual para instalação do software necessário e com todos os detalhes da proposta de avaliação online.

A nota de corte do processo seletivo é de 70 pontos. Há algumas exigências para fazer a prova, como se conectar à plataforma com 1 hora de antecedência. Todos os detalhes são divulgados no edital.

A residência em Neurocirurgia

Quer obter essa titulação? Então parta para o próximo passo: a residência médica! O programa de residência em Neurocirurgia tem a duração de 5 anos e é de acesso direto. Depois, é possível acrescentar anos adicionais para uma subespecialização. Hoje, apenas 0,9% dos médicos brasileiros são neurocirurgiões, então essa é uma residência que garante muitas oportunidades de trabalho.

Saiba mais sobre a residência médica em Neurocirurgia

O residente, inicialmente, distribui sem tempo entre atividades em enfermarias, visitas a leitos de UTIs, atendimentos em ambulatórios, atuação na emergência e avaliações de pós-operatórios. Mais para a frente no programa, fica responsável por interconsultas e passa bastante tempo dentro do centro cirúrgico e em plantões.

Todos esses processos são devidamente supervisionados e acompanhados por tutores e preceptores. Em paralelo, há uma carga menor de teoria, com aulas, oportunidades de pesquisa, reuniões de discussão de casos, e outras atividades pertinentes à especialidade.

E aí, curtiu saber mais sobre a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia? Agora que você sabe como fazer parte dela, e o que rola na residência dessa especialidade, pode planejar seu futuro na prática médica e se preparar melhor para encarar os desafios que ela traz.Pra finalizar, eu tenho um convite pra você, que quer ter uma preparação incrível para as provas de residência médica do próximo ano! O Extensivo São Paulo, como você já deve ter ouvido falar, tem ajudado muitos alunos na conquista da tão desejada vaga na instituição dos sonhos. Então, a nossa equipe decidiu dar de presente 7 dias de teste grátis para você aproveitar todos os benefícios que o nosso extensivo oferece! É isso mesmo: são 7 dias totalmente gratuitos para aprimorar os seus estudos e aumentar as suas chances! Não vai perder, hein? Inscreva-se clicando aqui!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.