Carregando

Os 3 hospitais mais concorridos para fazer residência em Neurocirurgia no SUS-SP

A residência médica em Neurocirurgia no SUS-SP é o seu objetivo de carreira? Então você provavelmente já se imagina vivendo com a responsabilidade que é realizar procedimentos cirúrgicos no sistema nervoso de pacientes. Deus me livre ou quem me dera?

Mas, antes disso, é preciso passar pelo processo seletivo da residência e, no caso do SUS-SP, ter um desempenho bom o bastante para conseguir escolher uma vaga nos programas dos hospitais mais concorridos para fazer residência em Neurocirurgia.

A gente já vai te explicar um pouco mais sobre quais são essas instituições para te ajudar a tomar a melhor decisão. O fato é que a Neurocirurgia, de modo geral, foi muito disputada no edital 2021 do SUS-SP. Ao todo, foram apenas 6 vagas ofertadas! Com 244 inscritos, a relação candidato/vaga ficou em 40,6. Foi a sétima especialidade mais concorrida desta edição!

Os felizardos que conseguirem se classificar entre as únicas 6 vagas vão passar pelo conhecido leilão do SUS-SP, que determina para qual instituição cada um vai. Sabe como funciona? Basicamente, escolhe primeiro quem se classifica melhor. Ou seja, quem estiver em primeiro lugar, por exemplo, vai olhar a lista de hospitais e poderá escolher qualquer um deles. Quem estiver em sexto lugar, ganha a última vaga que sobrar. 

Óbvio que todos os hospitais proporcionam experiências relevantes e válidas para a residência. Mas isso não quer dizer que você não possa ter uma preferência, seja pelo perfil da instituição, seja por sua localização ou qualquer outro fator que pese nessa decisão. Então bora falar dos hospitais mais concorridos para fazer a residência em Neurocirurgia no SUS-SP pra te ajudar a escolher o que mais se alinha com os seus objetivos!

Saiba quais são os 3 hospitais mais concorridos para fazer residência em Neurocirurgia no SUS-SP

Conjunto Hospitalar do Mandaqui

O Conjunto Hospitalar do Mandaqui, também conhecido como Hospital do Mandaqui, conta com uma longa tradição na assistência médica à população de São Paulo. São 82 anos de história nessa que é considerada a primeira instituição governamental de saúde especializada em tuberculose em todo o estado. Não à toa, é um dos locais de residência mais procurados pelos candidatos em Clínica Médica e Ginecologia e Obstetrícia também.

Hospital do Mandaqui, um dos mais concorridos para se fazer a residência em Neurocirurgia no SUS-SP
Hospital do Mandaqui

Hoje, a instituição tem capacidade para 450 leitos e é referência no tratamento de politraumatizados, tanto adultos quanto crianças. O volume de pacientes também conta muito na hora de fazer a escolha da residência, então se liga: são 11 mil atendimentos por mês no pronto-socorro e mais 12 mil no ambulatório.

O contato intenso com casos variados e complexos é a imersão que você precisa pra pegar mão em muitos procedimentos e matar no peito os desafios que vão aparecer ao longo do tempo na carreira. Além disso, o Hospital do Mandaqui é um dos principais da Zona Norte de São Paulo, de fácil acesso utilizando transporte público. Nome de peso para o currículo, não é?

O que pode pegar um pouco é a carga horária puxada, principalmente no início da residência. Se você tem intenção de fazer plantões externos para complementar a renda, já fica sabendo que nos primeiros semestres vai precisar se dedicar o dia todo por lá. Se você se anima mesmo assim, torça para conseguir a única vaga oferecida em Neurocirurgia no Mandaqui pelo SUS-SP em 2021! 

Hospital Heliópolis

A situação do candidato à residência médica em Neurocirurgia no Complexo Hospitalar do Heliópolis melhora um pouco: são 2 vagas disponíveis, segundo o edital 2021 do SUS-SP. A instituição, que já conta com mais de 50 anos de atuação, é mega tradicional e conhecida, tanto que também tem um dos programas de residência mais concorridos em Clínica Médica do SUS-SP.

Com uma estrutura enorme e vários recursos tecnológicos disponíveis, o Hospital Heliópolis atende parte da população da Zona Sul de São Paulo e também recebe pacientes de cidades próximas, já que fica coladinho na região do Grande ABC. Ou seja, quem trabalha por lá trata uma galera dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, entre outras. 

Fachada do Hospital Heliópolis, outro que figura entre os mais concorridos para a residência em Neurocirurgia no SUS-SP
Hospital Heliópolis (Foto: Patrícia Zeppellini/A2Fotografia)

Parece bastante gente? E é mesmo: mensalmente, são realizados cerca de 12 mil atendimentos por lá. O Hospital Heliópolis também conta com 330 leitos. Você consegue se imaginar nesse universo enorme de casos diferentes? Pode apostar que, com essa vivência, você vai ser bem treinado para dominar procedimentos e emergências

Se você é do tipo que não curte morar em São Paulo ou se deparou com custos de vida elevados na capital, pode aproveitar a proximidade de Heliópolis com as cidades do ABC. São Caetano do Sul, por exemplo, é o município com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, uma ótima opção de moradia!

Hospital Santa Marcelina

Se você já conhece um pouco o processo seletivo de residência do SUS-SP, deve ter ouvido falar do Hospital Santa Marcelina, que é um dos mais procurados desse edital. Para você ter uma ideia, ele também está no topo da lista dos mais concorridos em Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Otorrinolaringologia

Para quem está na luta por uma chance na Neurocirurgia, são 2 vagas oferecidas para 2021 no maior hospital da Zona Leste de São Paulo. Para que você entenda o que isso significa, olha esse dado: a Zona Leste tem mais habitantes do que o Uruguai inteiro. Pegou a dimensão do desafio?

Hospital Santa Marcelina, um dos mais concorridos para se fazer a residência em Neurocirurgia no SUS-SP
Vista do Hospital Santa Marcelina

Além do tamanho, outro atrativo é a tradição. O Santa Marcelina atende a população desde 1961 e já formou vários grandes profissionais. E a estrutura não deixa a desejar: no primeiro semestre de 2020 foram realizados dois milhões de exames, 229 mil atendimentos ambulatoriais, 114 mil atendimentos em pronto-socorro e 8,7 mil cirurgias. Ao todo, o Hospital conta com 4 mil colaboradores e cerca de mil médicos

Se essa descrição faz seu olho brilhar, esse pode ser o lugar certo pra você! Um ponto de atenção é a localização, pois o bairro de Itaquera não é tão próximo do centro de São Paulo. Ainda assim, você consegue acessar o Hospital Santa Marcelina facilmente utilizando transporte público. 

Bônus: Conjunto Hospitalar de Sorocaba

Se você estava sentindo falta de ter uma opção no interior do estado, chegou o seu momento! Uma vaga é ofertada no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) para a residência médica em Neurocirurgia no SUS-SP, que atende 48 municípios do sudoeste paulista. Que galera!

O Conjunto conta com três unidades: o Hospital Dr. Lineu Mattos da Silveira, o Hospital Leonor Mendes de Barros e o Ambulatório de Especialidades Dr. Nelson da Costa Chaves, que somam 350 leitos. O Hospital Dr. Lineu Mattos da Silveira, em especial, é referência em Neurocirurgia e realiza, sozinho, 3 mil atendimentos mensais. Tem interesse, @? 

Ao longo de 51 anos de história, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba se tornou referência no tratamento de trauma e conta com uma estrutura robusta para cirurgias: são 10 salas cirúrgicas hospitalares, 2 salas cirúrgicas ambulatoriais e 4 salas cirúrgicas obstétricas para procedimentos nas mais diversas áreas. O CHS tem também parceria com a PUC-SP, o que possibilita intercâmbio técnico, científico e pedagógico. Deu vontade? Então #partiuSorocaba!

Conseguiu escolher o hospital para fazer residência em Neurocirurgia no SUS-SP?

Ó, dúvida cruel! As opções, tanto na capital quanto no interior, são ótimas (mesmo que no interior só exista a alternativa em Sorocaba, o CHS não deixa a desejar). Respira fundo, dá uma olhada nos sites das instituições, tenta conversar com quem já é residente nesses locais, junta o máximo de informações que conseguir. Assim você vai ter mais recursos para tomar sua decisão

Lembrando que, como já dissemos, são apenas 6 vagas para Neurocirurgia no SUS em 2021. O melhor mesmo é conseguir se classificar bem a ponto de poder escolher, né? Mas caso você não tenha essa oportunidade, aproveite essas informações para conhecer melhor o que te espera, onde quer que seja. A sua experiência em qualquer um desses hospitais certamente vai fazer de você um profissional mais completo

Se você está mirando o processo seletivo do SUS-SP, já dá uma olhada no nosso Guia Estatístico do SUS-SP, que traz os principais temas e focos que mais caem nessa prova – não tem desculpa pra não chegar lá super afiado, hein?

A gente também pode te ajudar a se preparar com o Extensivo São Paulo, nosso curso com videoaulas ao vivo, um app com milhares de questões comentadas, além de bônus como um curso de Radiologia e Imagens e um curso de Curso de Cirurgia Geral. E tem mais! CLIQUE AQUI para ver tudo que o Extensivo oferece e faça já sua inscrição!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.