Carregando

Uma homenagem da Medway ao Dia do Oftalmologista

No dia 7 de maio, celebramos o Dia do Oftalmologista. Essa data foi escolhida como uma homenagem aos oftalmologistas brasileiros. No dia 7 de maio de 1930, houve a fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo.

O dia foi oficializado no ano de 1968, pelo médico oftalmologista e também deputado estadual Antônio Salim Curiati. Porém, apenas na década de 90, em 1986, Seigo Tsuzuki, então Ministro da Saúde, oficializou o 7 de Maio como Dia Nacional do Oftalmologista, com a Portaria nº 398.

E já que dia 07/05 é Dia do Oftalmologista, vamos fazer um grande apanhado de textos do nosso blog relacionados à Oftalmologia. Quer saber mais sobre o Dia do Oftalmologista? Então, confira mais e veja a homenagem da Medway para esses profissionais! Boa leitura.

Uma homenagem da Medway ao Dia do Oftalmologista
Uma homenagem da Medway ao Dia do Oftalmologista

Agora, fiquem com a nossa homenagem ao dia do Oftalmologista

Agora que você já sabe qual é o Dia do Oftalmologista e como a data surgiu, vamos prestar a nossa homenagem a esse profissional.

Não é novidade para ninguém que a Medway tem diversos conteúdos sobre estudos, residência médica e diversos outros. A gente inclui diversas áreas em nossos posts.

A seguir, veja um compilado de nossos posts com várias informações úteis para quem está na residência, estuda para a residência ou já atua na área da Oftalmologia. Se você pretende seguir na Oftalmologia, também é válido conferir o post! Veja mais!

Conselho Brasileiro de Oftalmologia: tudo que você precisa saber

A princípio, vamos falar um pouco sobre o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Em nosso texto sobre o assunto, temos tudo sobre o tema. O CBO é uma das principais sociedades representantes de médicos oftalmologistas mundialmente.

Nesse post, a gente te conta tudo, desde como se associar ao CBO até os serviços e eventos do conselho. É importante saber tudo sobre o órgão, seja para quem atua na área ou para quem deseja investir nesse ramo.

Além disso, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia requisita a residência de três anos para ser um especialista em Oftalmologia, e assim entrar para o CBO. Essas informações estão todas dispostas no conteúdo.

O que é um oftalmologista: saiba tudo sobre essa especialidade

Você sabe o que é a Oftalmologia em si? E o que é um médico oftalmologista? Este conteúdo trata em detalhes sobre essa especialidade tão essencial à saúde dos olhos. Fala também sobre as características essenciais de um oftalmologista, assim como a rotina e o mercado de trabalho.

A oftalmologia é a especialidade médica que cuida dos olhos, buscando a prevenção, diagnóstico correto e tratamento de problemas relacionados. O médico oftalmologista, por sua vez, é o profissional que se especializa em Oftalmologia.

Além disso, detalhes da residência médica em Oftalmologia (R1, R2 e R3) são importantes para quem deseja seguir carreira na Oftalmologia. E você vai ficar sabendo de tudo.

As instituições mais buscadas para fazer Oftalmologia em SP

Quando se fala em fazer a residência em Oftalmologia, é importante escolher boas instituições para isso. E nós já pensamos em quem não tem muita noção do mercado, da concorrência e nem dos locais onde concorrer.

Se você tem vontade de fazer residência em São Paulo, vale a pena ver as instituições mais buscadas para fazer Oftalmologia em SP. Vamos falar sobre as seis instituições mais buscadas, de acordo com o Google, para fazer a residência médica de Oftalmologia em São Paulo.

Para te ajudar a escolher, vamos te apresentar a relação candidato/vaga de cada uma das instituições, o foco primordial de cada residência, as atividades desempenhadas e os detalhes para o exame de avaliação.

Como obter o título de especialista em Oftalmologia?

Outro assunto importante é a especialização em Oftalmologia. Para obter o título de especialista, existem dois modos: a pós-graduação lato sensu, seguida de uma prova de título de especialista, ou a clássica residência médica em Oftalmologia, mais prática.

Quem opta pela segunda opção precisa de uma boa instituição para fazer a residência médica, após fazer o curso superior em Medicina e se registrar profissionalmente no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Quem busca ser um oftalmologista, precisa se dedicar por vários anos. São, pelo menos, seis anos de especialização. Para obter o título de especialista e saber de tudo certinho, temos um post exatamente sobre o assunto.

Nele, cobrimos a escolha do curso de especialização, passamos pela Prova Nacional de Oftalmologia e chegamos até a residência para quem pretende fazer. Esse é o momento de saber tudo!

Saiba quanto ganha um oftalmologista no Brasil

Todo mundo que se forma em alguma área se interessa pela remuneração. Afinal, quanto ganha um oftalmologista no Brasil? A remuneração do oftalmologista vai variar, a depender da especialização do profissional e os critérios de contratação.

Entretanto, temos como estimar o salário em relação à atuação e local de trabalho. Já é possível adiantar que a área é excelente em termos de remuneração, desde os recém-saídos da residência até os mais experientes.

Em nosso post sobre o assunto, é possível ter uma ideia de quanto o médico oftalmologista ganha, em média, assim como o residente recém-formado. Outro ponto interessante é a possibilidade de ganhos na carreira internacional. Se você almeja atuar fora do país, também tratamos desse assunto no post.

Quais são as subespecialidades oftalmológicas?

Você sabia que a Oftalmologia é uma área com diversos caminhos a se seguir? E dentre as subespecialidades oftalmológicas, temos vários temas diferentes e muitas instituições de referência em cada uma das modalidades.

Com o avanço da tecnologia, fica cada vez mais fácil cuidar da saúde ocular. Por conta disso, as subespecialidades atraem cada vez mais profissionais. Para facilitar tais informações, a Medway compilou as subespecialidades oftalmológicas em uma só publicação.

Você se interessa por Oncologia Ocular, Saúde da córnea, Oftalmopediatria ou Neuroftalmologia? Então, é hora de conhecer em detalhes todas essas linhas de atuação e as suas particularidades!

Os 3 hospitais mais concorridos para fazer Oftalmologia no SUS-SP

Escolher onde fazer a residência em Oftalmologia não é nada fácil. E isso é algo importante, visto que o estudo para a residência deve ser focado na instituição escolhida, para que o candidato se acostume com o padrão de cobrança da prova em questão.

Se você já decidiu pela residência em Oftalmologia no SUS-SP, é preciso priorizar uma instituição em determinado momento. Em nosso conteúdo, mostramos os três hospitais mais concorridos para Oftalmologia no SUS de São Paulo.

Para isso, contamos um pouco da história de cada um dos hospitais, sua infraestrutura, serviços disponibilizados na unidade, além das especialidades e destaques de cada local. Ah, e vale lembrar que o número de vagas é um dos prós e contras que deve ser levado em conta na hora da escolha.

Como se tornar médico cirurgião oftalmologista?

Se tornar um oftalmologista é o seu sonho? Após se tornar um especialista, que tal investir na área de cirurgia oftalmológica? Em nosso post sobre como se tornar um médico cirurgião oftalmologista, falamos tudo sobre a atuação desse profissional.

Além de exames, na saúde dos olhos é necessário cuidar de algumas patologias mais específicas que podem precisar de intervenção cirúrgica. Glaucoma, estrabismo, catarata, entre outras condições, são de responsabilidade do cirurgião oftalmologista

Desde o começo, na faculdade de Medicina, até a subespecialização como médico cirurgião, passando pela especialização na área, há muitos assuntos a se falar. Em nosso site, você pode ver mais sobre a importância da formação continuada e áreas de atuação específicas da cirurgia oftalmológica.

Comemore o dia do Oftalmologista com a gente!

É bom ressaltar o quão importante é a profissão do Oftalmologista. Cada vez mais, a expectativa de vida da população aumenta. Isso faz com que o médico oftalmologista seja necessário. Além disso, pacientes jovens também têm demandas específicas que apenas um oftalmologista pode resolver.

A saúde dos nossos olhos depende de um único profissional: o médico oftalmologista! A especialidade Oftalmologia é responsável por identificar e cuidar de problemas oculares tais como a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia.

O profissional em questão realiza exames, cirurgias e também pode prescrever medicamentos para tratar as mais diversas patologias. Para cuidar de um sentido tão importante, só um profissional tão importante, homenageado pelo Dia do Oftalmologista.

Invista na área de Oftalmologia

Se você deseja comemorar o Dia do Oftalmologista, conte com a Medway! Temos o material de que você precisa para passar na residência dos seus sonhos, seja qual for a área. Inclusive a residência em Oftalmologia.

Quer ter uma carreira brilhante como médico oftalmologista? Você é capaz! Com a nossa ajuda e a sua inteligência e esforço, você pode chegar lá! Na Medway, temos programas Extensivos para cada fase do estudo que você se encontrar.

Essa foi a singela homenagem da Medway ao Dia do Oftalmologista. Esse profissional tão importante também merece um dia para ser homenageado e celebrado. Com todos os posts compilados aqui, os profissionais e estudantes da área têm uma fonte incrível de informações!

Você gostou da nossa homenagem? Esperamos que sim! Aproveite que já terminou de ler o texto e ouça o episódio de nosso podcast finalmente residente de Oftalmologia na USP.

Você pensa que Oftalmo é uma área tranquila? Quer saber mais? Neste interessante conteúdo de áudio, o convidado Daniel Costa vai falar sobre a adaptação à residência, a rotina puxada, atuação no Brasil e exterior e sobre o salário do profissional. Feliz Dia do Oftalmologista!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.