Carregando

3 dicas para estudar para prova do R3 de Clínica Médica

Fala, pessoal! Hoje vamos dar algumas dicas para estudar para prova do R3 de Clínica Médica, que é um grande desafio a ser enfrentado por qualquer estudante. Exatamente por isso, é essencial saber como estudar para garantir um bom desempenho.

Um dos maiores desafios da preparação para qualquer exame de grande porte nem é exatamente o que estudar. Mas, sim, gerenciar o tempo e priorizar o cronograma montado.

Sendo assim, a Medway preparou algumas dicas que podem ser úteis nessa caminhada. Quer saber mais? Siga conosco e saiba mais sobre como estudar almejando a aprovação!

3 dicas para estudar para prova do R3 de Clínica Médica: confira
3 dicas para estudar para prova do R3 de Clínica Médica: confira

Agora, fique com 3 dicas para estudar para a prova do R3 de Clínica Médica!

De modo a aumentar o seu rendimento na prova, preparamos 3 orientações simples, porém, matadoras para a sua prova. Confira as nossas dicas para estudar para prova do R3 de Clínica Médica.

Faça um plano de estudos que seja compatível com sua rotina

Antes de qualquer coisa, é preciso levar em conta a sua rotina para montar um plano de estudos. O plano de estudo é uma ferramenta que serve para guiar o seu dia a dia e assegurar que você tenha constância, independente da sua rotina.

No entanto, não levar em conta as suas particularidades e necessidades na hora de montar esse plano de estudos pode ser o seu primeiro erro. Exatamente por isso, é essencial fazer o seu pensando na sua rotina. Veja algumas perguntas essenciais antes de fazer um planejamento de estudos.

  • Você trabalha?
  • Você faz algum curso?
  • Existe alguma atividade que demanda maior tempo seu (como filhos, por exemplo)?
  • Você se sente mais disposto pela manhã, tarde ou noite?

A depender de suas respostas, o seu tempo de estudo pode acabar sendo maior ou menor. Ou, até, ser um pouco mais interessante transferir o momento de estudar para a noite ou madrugada.

Da mesma forma, o plano de estudos deve ser montado conforme as suas facilidades e dificuldades. Se você tem mais facilidade em uma matéria, não adianta ficar insistindo nela excessivamente, visto que você não tem muito que melhorar.

Por outro lado, a dificuldade é um sinal de alerta. Se a matéria que você acha difícil tem um peso grande na prova, você deve dar mais atenção a este assunto. Exatamente por isso existe o plano de estudo.

Ele deve ser todo montado em compatibilidade com a sua rotina e preferências. O plano de estudos é pessoal e intransferível. Vale a pena dar uma olhada no plano de estudo de seus amigos ou em modelos na internet. No entanto, o mais importante vai ser aquele que você vai montar e se sentir confortável para seguir.

Defina objetivos e os cumpra

A montagem e o planejamento de seus estudos é o primeiro passo para estudar para a residência. Mas, da mesma forma, montar um plano de estudo e não segui-lo é tão frustrante que pode até te afastar dos estudos por algum tempo. Exatamente por isso, é importante definir o seus objetivos antes da execução do seu estudo.

Essa é uma das dicas para estudar para prova mais conhecidas. No entanto, muitas pessoas acham que estudar é apenas sentar na cadeira e ler. Até certo ponto, pode até ser. Mas vale a pena ressaltar que estudar com estratégia é muito mais efetivo. E os objetivos bem definidos estão aí para nos ajudar.

Lembre-se de ser realista com seus objetivos. Por isso, dividi-los pode ser uma boa ideia. Se você definir objetivos a curto, médio e longo prazo, você vai conseguir se manter mais motivado. Essa atitude ajuda a estudar até mesmo nos dias em que você não estiver motivado. Vamos te contar como.

Objetivos a curto prazo

Seus objetivos de curto prazo devem ser o mais simples possível. Por exemplo, terminar a sua meta diária de estudo, ou zerar determinado assunto. Desse modo, você se sente mais disposto a terminar logo com eles. O efeito de pequenos e constantes atos rumo à aprovação é imensurável.

Objetivos a médio prazo

Em médio prazo, você pode ousar um pouco mais nos seus objetivos. Por exemplo, que tal tentar revisar um determinado assunto em uma semana? Se o assunto for mais complexo ou extenso, estenda esse período. O médio prazo é ideal para construir a sua aprovação de um modo mais palpável. Dessa forma, você pode ver resultados mais concretos e se animar ainda mais com seu progresso.

Objetivos a longo prazo

O seu objetivo em longo prazo, por sua vez, deve ser a aprovação. E a aprovação é o resultado de diversos objetivos pequenos e médios bem feitos e cumpridos com rigor.

Sempre que você cumprir algum objetivo e tiver um bom resultado, não se esqueça de se recompensar. Uma boa estratégia para não desanimar e se manter no caminho pode ser dar um presente para si mesmo, por mais simples que seja.

Que tal sair pra jantar com seus amigos a cada semana de estudo completada com sucesso? Ou, até mesmo, comprar algo que você quer muito ao fim de cada mês em que você não deixou de estudar nenhum dia de seu cronograma? Defina recompensas para si mesmo e cumpra seus objetivos rigorosamente.

Faça bom uso da tecnologia

Como uma das dicas para estudar para prova, a tecnologia não poderia ficar de fora. Por último, mas não menos importante, vamos adentrar em um tema muito importante relevante para quem quer ser aprovado em provas. Estamos falando da tecnologia. Em pleno século XXI, não existe quem não tenha contato com esses recursos facilitadores do dia a dia.

Assim como na rotina diária, nos estudos existem diversos meios tecnológicos que podem ser utilizados para te ajudar. Alguns deles, por exemplo, são os cursos on-line. Se você utilizar uma boa plataforma que oferece cursos extensivos on-line, você vai poder ter todo o conhecimento que você precisa de uma forma estratégica.

As novidades tecnológicas podem ser grandes aliados do aprendizado. Existem diversos apps que tratam de assuntos como concentração e foco, organização das horas líquidas de estudo que você está fazendo, por exemplo.

Além disso, com apenas um smartphone, é possível estudar em qualquer lugar. Está na fila da do banco ou da loteria? Revise o conteúdo. Vai fazer uma viagem longa de ônibus? Aproveite para assistir a uma vídeo aula. São infinitas as possibilidades que a tecnologia traz pra gente no sentido do estudo. Exatamente por isso, é a sua função utilizar a tecnologia da melhor forma para fazer com que você passe na prova.

Da mesma forma que a tecnologia pode te ajudar, ela também pode te atrapalhar. Por isso, não deixe de se policiar em determinados aspectos. Evite usar o celular e as redes sociais em seus momentos de estudo. Converse com seus amigos e família e as pessoas mais próximas de você. Explique-as que durante a sua preparação para uma prova tão importante, é essencial que você mexa menos em aplicativo de mensagem e redes sociais.

Da mesma forma, evite utilizar determinados sites e aplicativos que prendam muito a sua atenção. Afinal de contas, o que vai ser mais benéfico para o seu futuro? Passar duas horas no aplicativo de vídeos rápidos ou duas horas estudando o conteúdo da sua prova? Pense sobre isso e faça boas escolhas.

E aí, gostou das dicas para estudar para a prova do R3 de Clínica Médica?

Você curtiu as nossas dicas para estudar para prova de R3 de Clínica Médica? Segui-las à risca e persistir no estudo é sucesso na certa. Para melhorar ainda mais a sua preparação, temos uma novidade que você vai amar.

O Extensivo R3 de Clínica Médica da Medway é um curso para R3 que vai te levar à aprovação na residência dos seus sonhos. Aqui, a preparação é direto ao ponto, sem enrolação e específica para o R3.

Exatamente, para você que visa o R3 de Clínica Médica, o conteúdo do Extensivo é  direcionado  especialmente para o R3, esquecendo o R1! A Medway foca nas suas necessidades e desenvolve o curso que você precisa.

Exatamente por isso, temos Radiologia no conteúdo programático do Extensivo R3. Desse modo, você chega na prova 100% preparado para a parte multimídia de análise de imagens.

Além disso tudo, os professores padrão Medway estão prontos para fazer do seu processo de aprendizado ainda mais fácil e simples. No Extensivo, você encontra videoaulas com médicos especialistas nas suas áreas, egressos das grandes escolas do país.

Tudo isso com garantia de que você vai gostar. Isso mesmo! Nossa fé que o Extensivo R3 de Clínica Médica é uma excelente pedida é tanta, que devolvemos 100% do seu dinheiro, nas condições explicitadas no website.

A sua aprovação na prova do R3 de Clínica Médica está mais próxima do que nunca. Com as nossas dicas para estudar, temos certeza de que a sua rotina de estudos vai ser mais tranquila e render bem mais. Aproveite-as ao máximo!

Você gostou de saber algumas das dicas para estudar para prova mais valiosas? Esperamos que elas sejam muito úteis. Aproveite que terminou a leitura e não perca a oportunidade! O Extensivo R3 de Clínica Médica está te esperando, para melhorar ainda mais o nível do seu estudo para a prova de R3.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.