A importância do entretenimento para os estudos para residência médica

Conteúdo / Residência Médica / A importância do entretenimento para os estudos para residência médica

Estudo e lazer podem e devem ser combinados para melhorar o desempenho do estudante e o aproveitamento do conteúdo estudado.

O conceito de lazer e entretenimento pode ser abrangente, envolvendo exercícios físicos, a dança, a leitura de livros e revistas e assim por diante.

Leia nosso artigo e veja qual é a importância do entretenimento para os estudos para residência médica. Saiba conciliar os dois e veja como será benéfico para sua saúde e sua produtividade!

Como o entretenimento pode ajudar nos estudos para residência médica?

Nem sempre é fácil conciliar os estudos com uma rotina saudável, principalmente para as pessoas que fazem cursos mais complexos, com uma grade maior de disciplinas e assuntos. É o caso da Medicina.

Há diferentes formas de estudar e, ao mesmo tempo, divertir-se, ou seja, unir lazer e vida de estudante. Por exemplo, imagine que uma pessoa que dedica muito tempo aos estudos alimenta-se mal. Naturalmente, isso vai repercutir de forma negativa sobre a saúde e, consequentemente, sobre a produtividade do estudante.

Além disso, abster-se de alguns dias de folga e lazer durante a semana pode ser nocivo para sua saúde física e mental, comprometendo seu equilíbrio emocional.

O entretenimento ajuda a aliviar a pressão do dia a dia, seja em uma rotina de trabalho, seja em uma rotina de estudos. Assim, ele ajuda a mente a se recuperar para enfrentar os desafios diários e dos cursos preparatórios (como os extensivos da Medway).

O estudante fica mais aliviado da sobrecarga, pode pensar em outros assuntos, ocupar a mente e o corpo com pensamentos e atividades diversos, que proporcionam descanso e podem liberar os chamados “hormônios da felicidade”, como ocitocina e endorfina.

Confira algumas soluções de entretenimento valiosas que revelam a importância do entretenimento para quem estuda para as provas de residência médica:

Andar de bicicleta

Pedalar uma bicicleta é um bom exercício. Exige que o usuário mantenha completo controle sobre o corpo, atentando para a postura correta e para o equilíbrio.

Além disso, enquanto pedala, a pessoa precisa dedicar atenção ao que está em torno e, ao mesmo tempo, gerenciar os movimentos do corpo.

Pedalar é uma das atividades que mais exigem foco e concentração — e concentração e foco são da máxima importância para quem deseja passar na prova de residência médica.

Dança

A dança envolve movimentos que desempenham importante papel no desenvolvimento do aprendizado e da memória.

A dança também estimula o alongamento do corpo e a postura, bem como deixa os músculos mais resistentes, contribuindo ainda para a manutenção de um peso saudável.

É possível escolher o ritmo de dança preferido, pois isso vai aumentar o prazer e o entrosamento com a atividade. Dançar pode ser um ótimo entretenimento para pessoas de qualquer idade.

É uma maneira de espantar a tristeza, de ficar mais animado. Esse estado emocional pode se refletir na hora de estudar.

Ioga

A ioga é uma prática muito conhecida por proporcionar relaxamento da mente, ajudando o praticante do exercício a ficar mais aliviado, sem estresse. Essa prática antiga pode ser valiosa para que o estudante consiga direcionar sua energia para os estudos.

A finalidade do exercício é desenvolver a concentração e melhorar a consciência do próprio corpo. A ioga contribui para melhorar a qualidade do sono, proporcionando bons momentos de descanso e redução da ansiedade.

Além disso, ela ajuda na tonificação dos músculos e aprimora a imunidade. Há muitos vídeos disponíveis na internet que ensinam a prática de ioga.

Leitura

Alguns podem achar contraditório ler para relaxar dos estudos, já que os estudos dependem da leitura. Mas o tema do livro é diferente, ou seja, é diferente estudar os assuntos de um livro ou material digital e ler um livro somente para entretenimento.

É um tipo de higienização mental que também ajuda a desenvolver a atenção e a melhorar a capacidade de compreensão dos textos.

Qual é a importância do entretenimento na saúde mental durante a residência médica?

No caso de quem estuda e faz residência médica, a importância do entretenimento deve ser ainda mais ressaltada.

Os profissionais de saúde estão mais vulneráveis que outros profissionais em certas situações. Afinal, eles lidam diariamente com pessoas que apresentam algum tipo de problema físico ou mental. Algumas vezes, são problemas que podem envolver a vida do paciente. Enfim, é fundamental dispor de uma boa estrutura emocional para atuar na área.

Claro que existem áreas menos impactantes, que não geram tanto estresse. De qualquer modo, sempre há responsabilidades que envolvem cuidados com outras pessoas, que podem ser crianças, adultos ou idosos.

Sabe-se que, atualmente, muitos profissionais da área de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem) sofrem com a Síndrome de Burnout, um problema decorrente de estresse e ansiedade acumulados ao longo do tempo.

Uma das formas mais eficazes de evitar a Síndrome de Burnout é justamente dedicar um tempo ao lazer, definir um período de repouso e entretenimento para não ficar imerso completamente nas atividades de trabalho ou estudo.

Podemos confirmar a importância do entretenimento para a saúde mental durante a residência a partir dos diferentes benefícios que ele oferece:

Otimiza a concentração e a memória

As diferentes formas de entretenimento, principalmente, as atividades físicas (incluindo os esportes), estão estreitamente relacionadas a funções cognitivas, de memória e concentração, de raciocínio.

Além disso, as atividades físicas ajudam a aumentar a resistência, principalmente para dedicar um tempo maior aos estudos e ao trabalho.

Reduz a ansiedade

O lazer ajuda a liberar hormônios do bem-estar e do prazer. Geralmente, durante atividades de entretenimento, as pessoas tendem a melhorar seu humor.

Certas práticas de lazer também favorecem a interação com as pessoas, o que é importante para o desenvolvimento dos relacionamentos sociais e a vivência de novas experiências — algo fundamental para quem faz residência médica.

Outros benefícios

Vamos citar outras vantagens que o lazer oferece ao estudante, de modo a não deixar dúvidas sobre a importância do entretenimento para quem desenvolve atividades na residência médica:

  • melhora a saúde mental e física;
  • alivia dores provocadas por muitas dores de trabalho e estudo;
  • reduz o estresse.

Curtiu saber mais sobre o assunto?

O que achou de nossas dicas de entretenimento para conciliar com os estudos para as provas de residência médica? Vale a pena, não acha?

A importância do entretenimento em nossas vidas é indiscutível. Para quem estuda e atua no setor de Medicina, a prática de exercícios e outras atividades de lazer pode ser ainda mais significativa.

A Medway está pronta para ajudar você com dicas e orientações. Também oferecemos curso preparatório para a segunda fase dos concursos de residência médica. Venha conhecer o CRMedway!

MarinaPereira

Marina Pereira

Maranhense, nascida em São Luís em 1991, médica desde 2016, formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fez residência em Medicina Preventiva e Social na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisa e apreciação por Saúde Coletiva. Tem como maior objetivo ensinar a Medicina Preventiva de forma descomplicada. Siga no Instagram: @marina.ulp