Passar na residência médica é um desejo de muitos profissionais da área de saúde. Mas é preciso estudar muito, é necessário se preparar. Hoje, vamos falar sobre o sonho de todo estudante de Medicina, vamos conversar sobre como passar rápido na residência médica.
Além dos estudos, é necessário se preparar emocionalmente para fazer as provas. É fundamental se manter tranquilo, controlar a ansiedade.
Preparamos este post para ajudar você. Leia nossas dicas e veja como passar rápido na residência médica. Não deixe passar a oportunidade de realizar seu sonho!
Vamos elencar a seguir algumas sugestões para você conseguir se preparar para as provas de residência. Em um passo a passo bem elaborado, vamos mostrar como passar rápido na residência médica:
Evite perder tempo com distrações, com coisas sem importância, que não vão agregar nada ao seu conhecimento, que não ajudarão você a ter um bom desempenho nas avaliações.
Nesse sentido, não vale a pena perder horas com Instagram e outras redes sociais, Netflix e outras plataformas sem ligação com seu objetivo.
Mesmo quando você despende poucas horas por dia nessas plataformas, isso pode representar prejuízo ao final de um mês — principalmente, quando você tem pouco tempo para estudar.
Valorizar o tempo é fundamental para quem deseja passar logo na residência médica e dispõe de pouco tempo para isso.
A eficiência também é importante como dica de como passar rápido na residência médica. Se determinado método de estudo não está funcionando, não está dando bons resultados, deixe-o de lado e passe para outro. Invista somente no que é útil para você.
Para estudar bem, você precisa de descanso. Avalie quanto tempo de descanso é necessário entre um bloco de estudo e outro para recuperar suas energias e garantir que a etapa seguinte será bem sucedida.
Uma mente cansada não consegue reter os assuntos da forma devida. O desgaste da mente traz sérias consequências para a assimilação do conteúdo.
Defina um horário eficiente para seus estudos, pois somente assim você terá bons resultados. É muito adequado estabelecer um cronograma para todo o período de estudos preparatórios.
Vale lembrar que período de descanso, período de estudos, métodos de aprendizagem são personalizados. Você deve se conhecer o suficiente para definir os melhores. Afinal, existem disciplinas em que você terá mais dificuldades e precisará dedicar mais tempo a elas. Há disciplinas que você aprende mais rápido e pode dispensar um tempo mais curto.
Você pode aprender melhor determinado assunto quando lê o conteúdo. Por outro lado, existem outros temas que você pode aprender melhor de formas diferentes, por exemplo: respondendo questões, ouvindo áudios, assistindo a vídeos, combinando um ou mais métodos.
Identifique o que é melhor para aumentar sua eficiência e aplique em sua rotina de estudos, seja fazendo cursinho, seja estudando em casa. E não esqueça que é importante dormir e se alimentar bem durante sua preparação — isso também faz parte de um programa de eficiência.
É conveniente revisar o conteúdo para não o esquecer até o dia da prova. Nem tudo nossa memória conseguirá reter por muito tempo. A revisão se torna, portanto, uma medida estratégica para o estudante.
Nesse sentido, fazer simulados e provas na íntegra oferece bons resultados. A realização de provas constantes permite que você não esqueça o que já aprendeu sem ser necessário reler todo o material.
Desenvolva uma mentalidade de crescimento. A forma como você encara suas limitações e seus potenciais tem muita influência nos resultados das avaliações.
Você não pode se julgar incapaz de aprender determinado assunto, por mais difícil que ele possa parecer. É necessário se dar uma chance.
Ainda que você tenha realmente muitas dificuldades em determinado tema, poderá focar nos pontos principais de modo a aprender aquilo que é mais cobrado nas provas.
Procure racionalizar suas dificuldades nos assuntos e nas disciplinas. Lembre-se de que boa parte delas pode ser resultado de muito tempo sem estudar e não de incapacidade sua.
Claro que não é só pensando positivo que você vai conseguir bons resultados. Mas mudar o mindset ajudará a ver as coisas de uma forma melhor, mais otimista.
Lembre-se de que é assim para tudo em nossa vida. A visão muito limitada sobre si mesmo leva à desmotivação e à desistência.
Outra dica é fazer provas recentes, não somente da instituição para a qual você vai se candidatar, mas também provas recentes de outras instituições, principalmente as mais renomadas.
A banca examinadora costuma tirar questões de provas mais recentes da própria instituição de ensino e de provas mais recentes de outras instituições.
Considere um período de cinco anos e responda questões de provas de residência médica de diferentes instituições (USP, Unicamp, Famerp, Unifesp, ISCMSP e outras).
As questões são uma peça-chave para o desenvolvimento de sua aprendizagem. Além das aulas e das apostilas, as questões podem realmente ser as peças faltantes para montar um quebra-cabeça. Elas podem dar as respostas que você precisa para esclarecer determinado assunto.
Por isso, quando respondemos questões, mesmo assuntos mais complicados podem se tornar mais compreensíveis. Os erros que cometemos nos ajudam a não errar mais, fixando em nossa mente as respostas certas.
Quanto mais questões você fizer, menos complicada se tornará a montagem do quebra-cabeça. Seja meticuloso, invista em questões diversas e você terá um quebra-cabeça completo, totalmente preenchido.
Estudar bastante é fundamental para quem pretende passar na prova de residência médica. Estudar as disciplinas e os assuntos mais cobrados, fazer questões atualizadas sobre eles, identificar qual a banca examinadora.
Procure sempre entender o porquê das coisas. Quando entendemos as causas, fica mais fácil compreender os efeitos.
Essa é a razão pela qual certos temas parecem tão enigmáticos e complexos quando começamos a estudar pela metade, mas se tornam bem mais claros quando estudamos desde o começo. Existem elos que fazem toda a diferença, facilitando o entendimento do assunto.
Não seja autoconfiante demais, julgando que pode passar sem estudar. Estudar é um pré-requisito para todos que desejam tirar boas notas nas avaliações.
Agora você já sabe como passar rápido na residência médica. Aproveite bem nossas dicas para ser bem sucedido. Otimize seu tempo, dedicando atenção ao que realmente importa para o seu objetivo.
Assim, resumindo todas as orientações sobre como passar rápido na residência médica, você pode seguir as etapas seguintes: não se distraia; aposte na eficiência; faça simulados e provas na íntegra; seja flexível com suas limitações; faça muitas questões, tanto de provas da instituição em foco quanto de provas de outras instituições; estude bastante, pois estudar é fundamental para seu sucesso!
Nós, da Medway, estamos prontos para ajudar você em sua jornada. Venha conhecer nossos extensivos, veja como eles são elaborados, conheça seus diferenciais!
Catarinense nascida em 1995, criada em Imbituba e apaixonada por uma praia. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2018, com residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP-SP 2019-2021) e professora de Clínica na Medway. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender" - Paulo Freire. Siga no Instagram: @anakabittencourt