Como burlar a preguiça na hora de estudar para a residência médica

Conteúdo / Residência Médica / Como burlar a preguiça na hora de estudar para a residência médica

Vez ou outra, todos sentimos um pouco de cansaço com a rotina puxada. Afinal, somos humanos, certo? Na preparação para a residência médica não é diferente. Além dos estudos, os estudantes ainda estão passando por aulas da graduação ou plantões. Nessas situações, a dúvida que fica é: como burlar a preguiça na hora de estudar?

É claro, cada um tem as suas próprias estratégias e, nos melhores casos, consegue compreender seu limite. E isso é muito importante. Muitas vezes, a tal “preguiça” não é nada mais que um sinal de esgotamento mental e físico. Portanto, também é importante sempre ficar atento a essa falta de estímulo.

Mas caso a preguiça seja pontual, representando apenas aquela sensação comum de que o dia não está rendendo, algumas estratégias podem ajudar a atravessar o sentimento e manter um bom ritmo de estudos. 

Inspirados no TikTok da estudante de residência Jasmin Pacheco, que compartilhou suas próprias estratégias, juntamos a experiência do time da Medway para ajudar aqueles que estão em ritmo de preparação. Então, antes de seguirmos adiante, confira o vídeo da Jasmin e, aí, bora pro texto!

Como evitar a preguiça na hora de estudar

Bom, desviar da preguiça na hora de estudar para a residência médica pode ser complicado, ainda mais quando a intensidade do desestímulo é grande. Nós sabemos disso muito bem, porque também passamos por isso. Mas não quer dizer que seja impossível. 

Além dos momentos de lazer semanais necessários, ainda é possível incluir períodos de descanso, cuidado e “mimos” no dia a dia. Tudo isso, unido a boas estratégias de planejamento, são algumas das possibilidades para evitar a preguiça na hora de estudar para a residência médica.

Confira, a seguir, algumas ideias.

Faça pequenas pausas

Essa é uma forma interessante não apenas de tomar um tempo para respirar, mas também manter-se concentrado no momento de estudos. Uma dinâmica de estudos, pausa e volta aos estudos pode parecer estranha para alguns. Afinal, seria uma quebra no ritmo já estabelecido. Mas isso tudo depende de organização.

Naturalmente, estudar por cinco minutos e fazer pausas de 30 não é uma estratégia boa. Mas algo como o contrário disso pode ser bastante interessante. Essa, inclusive, é a dinâmica do Método Pomodoro. Essa estratégia é baseada em períodos de 25 minutos de concentração total intermediados por cinco minutos de relaxamento.

Esses ciclos de estudos determinados pelo Método Pomodoro precisam ser seguidos por algumas regras. A principal delas é deixar todas as distrações de lado durante o período de concentração. Ao iniciar os “sprints”, como são chamados, você deve entrar de cabeça no que está dedicado a fazer. Então, você para por cinco minutos para recarregar as energias.

Busque recompensas

Pode parecer muito simples, mas pequenas recompensas diárias já são uma ótima forma de manter-se empolgado e estimulado nos estudos. Ao fim de cada dia difícil ou ciclos longos de estudo, busque fazer algo que dê prazer. Isso, é claro, vai depender muito dos próprios hobbies e atividades relaxantes de cada um.

Essa dica, inclusive, tem até uma base na psicologia. Um reforço ao comportamento, nesse caso, o cumprimento da meta de estudo, adicionando um estímulo, tende a fazer a frequência desse comportamento aumentar. A isso, os analistas de comportamento dão o nome de reforço positivo.

Motivação com metas

Muitas vezes, a preguiça está associada a um sentimento de que os estudos não estão levando a lugar algum. Via de regra, isso não condiz com a realidade, e os avanços só não estão sendo metrificados. Uma ótima forma de encontrar estímulos novos para o estudo é determinar que meta deseja atingir a cada dia, mês, semestre, ano.

Nos estudos para a residência médica, uma boa ideia, por exemplo, é estabelecer metas de desempenho associadas à porcentagem de acertos no estudo por questões ou em simulados. Além disso, o estabelecimento de quantidade de tempo estudado pode ajudar, especialmente quando baseados em horas líquidas produtivas.

Como a própria Jasmin destaca em seu vídeo, uma outra ideia interessante é colocar algumas metas pessoas de forma visível no ambiente de estudo. Assim, você pode buscar inspiração quando as coisas começarem a ficar cansativas e encontrar uma forma de manter o bom ritmo.

Busque novos ares

Ficar por longos períodos em um mesmo espaço pode levar à monotonia. No caso dos estudos para a aprovação na residência médica, isso é agravado, já que muitas vezes esse é o ambiente por meses ou anos. Mas é claro que dá para lidar com a situação.

Além de buscar por novos espaços na própria casa, estudar com amigos na faculdade, espaços de lazer de prédios ou mesmo locais públicos é uma saída. Muito tempo no quarto ou escritório de casa não tornam apenas o estudo cansativo, mas também torna esses espaços, que são tão particulares, muito associados ao trabalho.

Faça adaptações no dia a dia

Este é um dos motivos da importância do planejamento a médio e longo prazo. Quando programamos apenas um dia após o outro, ficamos muito culpados ao sentir preguiça na hora de estudar. Por outro lado, quando pensamos em um período mais longo, o impacto de um dia de menos esforço, desde que redistribuído posteriormente, é menor.

Se você passou por uma semana difícil e estudar está simplesmente impossível, não há muitos motivos para preocupação. Caso isso não seja recorrente, é natural que, uma vez ou outra, o nosso corpo e mente já não consigam mais dar tudo de si. Descansar é importante nesses casos.

Preguiça na hora de estudar para a residência? Conheça estratégias com a Medway

Vai prestar prova de residência médica em 2023? Então, precisa saber que o direcionamento é fundamental na preparação para as provas de residência médica e com os Extensivos 2023 você tem todos os recursos para uma preparação direcionada e completa para ser aprovado nas principais residências médicas do país!

Quer conhecer na prática a didática e os recursos que fizeram parte dos estudos de quase metade dos aprovados na USP e na Unifesp em 2022? Então teste grátis o Extensivo Medway por 7 dias! Pra cima!

MarceloLucchesi Montenegro

Marcelo Lucchesi Montenegro

Paranaense, nascido em Curitiba em 1991. Formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2016, com residência em Ginecologia e Obstetrícia na UNICAMP, concluída em 2019. Especialização em Ginecologia Endócrina e Reprodução Humana pela USP-RP em 2019 até 2020. Tem experiência como fellow em Reprodução Humana pela clínica NeoVita, em São Paulo (SP). Nada vem de graça, os resultados refletem a sua dedicação! Siga no Instagram: @dr.marcelomontenegro