Como ser o Camisa 10 nos estudos para a residência médica

Conteúdo / Residência Médica / Como ser o Camisa 10 nos estudos para a residência médica

Fala, galera! Em clima de Copa do Mundo, a gente está aqui para te mostrar que você pode ser o Camisa 10 nos estudos para a residência médica. É isso mesmo! Com a preparação certa, você com certeza vai conseguir marcar o golaço da aprovação.

Mas a jornada de todo craque é repleta de desafios, e a sua não poderia ser diferente. Driblar cada um deles deve ser a sua meta, e se você tiver alguns objetivos e estratégias bem estabelecidos, não tem erro, a vitória e a comemoração da torcida são garantidas.

Não sabe por onde começar a investir em seu treino? Relaxa e continue a leitura por aqui para aprender alguns segredos e colocar seu conhecimento pra jogo.

Então, como se tornar o Camisa 10?

A regra é clara: você só se torna o Camisa 10 se estudar pra valer, com muito foco e dedicação. Isso não significa passar horas e horas sentado, devorando as apostilas e as videoaulas.

Pelo contrário, equilíbrio é fundamental, além de apostar em ações que realmente funcionam de acordo com seu objetivo. Então, bora lá? A seguir, você confere o que fazer para marcar seu gol na residência médica e fazer a arquibancada vibrar.

Saiba priorizar conteúdos

Um jogador não pode jogar em todas as posições sempre, mesmo que queira. Nem dar conta do jogo inteiro sozinho. É impossível ter bons resultados na partida quando não se tem direcionamento individual, ainda que o time precise trabalhar em conjunto.

Na vida do estudante de residência, a realidade é muito parecida com essa. De fato, é muita coisa para estudar. No entanto, não rola tentar abraçar o mundo e querer ter todos os conteúdos na ponta da língua.

Isso pode gerar confusão, atraso e ainda fazer com que você deixe passar algum ponto importante sem querer. E aí, a derrota é certa.

Portanto, que tal focar nos tópicos que mais caem nas provas e dar prioridade a eles? Com base nas edições passadas na prova, você pode entender melhor quais são os assuntos queridinhos da banca e se concentrar neles, porque as chances de caírem novamente são altíssimas.

Entenda quais são seus pontos fortes e fracos

Um jogador de ponta precisa saber quais são seus pontos fortes e fracos para descobrir no que é preciso melhorar. Somente com uma performance bem trabalhada é possível vencer o adversário, concorda?

Aplique esse conceito em seus estudos para a residência. Observe seu desempenho para reconhecer seus pontos fortes: pode ser sua facilidade para determinados assuntos, um tempo ágil de absorção e compreensão de conteúdo, uma interpretação precisa de questões e assim por diante.

Entenda também seus pontos fracos. Seja a distração frequente ao longo do período dedicado aos estudos, seja a falta de rendimento, por exemplo, é preciso buscar formas de resolver ou amenizar esses problemas. 

Tudo bem que não dá para mudar de um dia para o outro. Mas quando você reconhece o que tem de bom, pode começar a focar mais para fazer melhor, e quando sabe o que deve melhorar, pode traçar estratégias para isso e acompanhar a melhora na sua produtividade, que serve como motivação para continuar a fazer mais e melhor.

Treine por questões

Nenhum jogador vence um jogo sem treinar! Para ser um Camisa 10, é fundamental investir pesado em seu treinamento, e uma estratégia em especial pode te ajudar a alcançar os resultados esperados: o estudo por questões.

Pode ter certeza de que esse é o melhor passe que você pode fazer durante a competição por uma vaga como residente. Além de ser algo supersimples e rápido de se colocar em prática.

Na internet, você tem fácil acesso a provas de anos passados de inúmeras instituições. Então, separe as que são de seu interesse e faça todas as questões com muita atenção.

Essa é uma excelente maneira de treinar o conteúdo que você precisa priorizar, devido a sua recorrência nas provas. Mas também permite que você conheça a estrutura do exame, os tipos de enunciado, o nível de dificuldade, entre outros detalhes que ajudam a tirar de letra a prova quando seu dia de prestá-la chegar.

Saiba qual é o momento de descansar

Não dá para praticar a todo momento. O descanso é indispensável se você quer mesmo vencer o campeonato rumo à residência médica.

Lembra que falamos sobre tudo ser uma questão de equilíbrio? Pois é! Ela se encaixa perfeitamente nesse contexto. Dedicar boa parte da sua rotina aos estudos para conquistar sua vaga na instituição dos sonhos é importante.

Mas chega uma hora que, se a carga estiver excessiva, você pode perder o ritmo. Sendo assim, tire um tempo para descansar entre sessões de estudos e, nos fins de semana, não deixe de passar um tempo com a família, amigos e curtir algum programa bem descontraído.

Esses momentos são muito importantes para recarregar as energias e deixar a mente mais leve. A pressão dessa fase de estudos é enorme, e a gente sabe que não é tão fácil deixar a ansiedade de lado. Contudo, os maiores jogadores do mundo não ficam o dia inteiro em campo. Siga o exemplo!

Você pode ser o próximo Camisa 10!

E então, animado para ganhar todos os jogos e voltar para casa com a taça da residência médica? Essas são apenas algumas dicas que podem te inspirar na hora de se preparar para essa rodada decisiva em sua carreira acadêmica.

Por aqui, a gente já mandou ver em outros conteúdos que também ajudam no seu treino. Como o planejamento de estudos para a prova de residência e como aprender a estudar melhor para esse exame. Vale a pena passar por lá também, aprender um pouco mais e potencializar de vez o seu rendimento em campo.

Ah, e não se esqueça! Se você quer alcançar a Camisa 10 mais rápido, estude com a Medway. Além de tudo o que preparamos em termos de conteúdo, ainda é possível ir mais além. Em nossos cursos Extensivos, você tem um direcionamento preciso de acordo com a instituição ou o estado em que você quer estudar. Faça sua inscrição e bora pra cima do adversário!