Como ter disciplina na hora de estudar para a residência médica?

Conteúdo / Residência Médica / Como ter disciplina na hora de estudar para a residência médica?

Passar na residência médica é um grande desafio. São muitos assuntos para cobrir e muitas vezes é preciso conciliar os estudos com o fim da graduação em Medicina, sem dizer a pressão e a ansiedade para o dia da prova. E diante de tantas responsabilidades, como ter disciplina na hora de se preparar para a residência?

Bem, não existe uma fórmula mágica. Você precisa se adaptar conforme seu dia a dia e seus hábitos, além das exigências da instituição na qual você quer passar. Mas seguir algumas orientações pode facilitar bastante esse momento de estudos e te ajudar a render mais.

Que tal saber quais são elas e começar a colocá-las em prática? A seguir, fizemos uma lista do que a gente considera mais importante, então bora lá!

Como ter disciplina durante os estudos para a residência?

Se você quer saber como ter disciplina durante os estudos para a residência, é essencial ter em mente que você tem muitos concorrentes dando duro para conquistar a vaga. A maioria deles deve estar se dedicando todos os dias, com direcionamento total para a aprovação. 

E você não quer ficar para trás, concorda? Use esse pensamento como incentivo principal para começar a executar as seguintes propostas!

Execute uma tarefa de cada vez

Para começar, lembre-se de fazer sempre uma coisa de cada vez. Não adianta querer dar conta de tudo ao mesmo tempo: provas finais, estudos para a residência, fim do internato e outras possíveis atividades devem ser feitas uma a uma. E a próxima só começa quando a anterior termina.

Do contrário, você ficará com um monte de tarefas acumuladas. Poderá perder prazos ou mesmo entregar demandas sem qualidade, o que prejudica seus resultados e seus estudos de forma geral, além de trazer muitas frustrações e fazer com que a preparação para a residência fique em segundo plano.

No dia seguinte, você terá que lidar com várias atividades pela metade, e continuará sem colocar um ponto final na maioria. Por isso, calma! Sempre execute uma tarefa por vez, tenha certeza de que ela está bem-feita e finalizada, e depois você passa para a próxima.

Defina prioridades

Agora, é hora de definir suas prioridades. Como você quer começar a estudar para a residência? Pelas matérias em que você tem mais facilidade ou pelas que tem mais dificuldade? É melhor estudar por questões ou repassar as apostilas?

Organize seus estudos de acordo com seus objetivos. Assim, poderá priorizar o que realmente importa. Leve em conta seu estilo de estudo, porque isso pode ajudar a entender o que é mais interessante colocar em primeiro lugar — de forma que você consiga cobrir a maior parte dos temas cobrados nas provas.

Você pode elencar prioridades por dia e por semana. Tente escrever listas ou fazer um quadro com tudo o que você quer estudar, para acompanhar seu rendimento e fazer os ajustes necessários.

Tenha um espaço de estudos adequado

Um dos segredos de como ter disciplina na hora de estudar para a residência médica é muito simples. Ter um espaço de estudos adequado! Uma cadeira confortável, uma mesa organizada e um ambiente silencioso e iluminado fazem toda a diferença para a sua concentração e motivação.

Portanto, se você não tem essa tranquilidade em casa, considere ir para a biblioteca ou para outro local que permita que você tenha foco total no que faz. Fique longe de distrações, como pessoas conversando muito por perto, música, celular e computador, caso esses dois últimos não estejam em uso para estudar de fato.

Além disso, vale a pena deixar uma garrafa de água a postos, assim como todos os materiais que você vai utilizar durante os estudos. Isso ajuda a não ter que se levantar a todo momento e, assim, você evita perder a linha de raciocínio de um exercício ou de seu cronograma de estudos.

Defina metas e prazos

E por falar em cronograma, ele será indispensável para ajudar a definir suas metas e prazos. Pelo edital, você saberá qual é o dia da prova e, portanto, quanto tempo tem para estudar o conteúdo que vai cair.

A partir disso, em seu plano de estudos, além dos temas que você quer estudar por dia, você pode colocar metas e prazos para finalizar os assuntos dentro de cada área da Medicina. Importante lembrar que não, você provavelmente não vai conseguir estudar absolutamente tudo.

Mas ao saber o que priorizar e o que exige mais dedicação, fica mais simples conseguir estudar a maioria do conteúdo. Ou, pelo menos, o que é essencial para a aprovação. Estipular metas e prazos também ajuda a ter mais entusiasmo para alcançá-los e passar para a próxima fase de estudos.

Preze pela constância

Ninguém passa na residência estudando dia sim, dois dias não. Se você quer mesmo engrenar nos estudos, precisa de constância. Dessa maneira, é preciso estudar absolutamente todos os dias, nem que seja por apenas algumas horas.

É como criar um hábito, que no final trará um resultado muito satisfatório. Se um dia é mais corrido que outro, nada de ignorar o compromisso de estudar. Estude menos, mas estude. Depois, compense em outro dia que seja mais tranquilo.

Essa é uma tática que ajuda a não esquecer o que você revisou ou aprendeu. Com mais engajamento, você termina tudo na data certa, com a mente tranquila de que fez a sua parte para passar no programa e na instituição que você escolheu.

Agora você já sabe como ter disciplina!

É isso aí! Agora você aprendeu como ter disciplina na hora de estudar para a residência médica e viu que não é nenhum bicho de sete cabeças. São práticas muito simples e fáceis de serem adotadas, mas que realmente funcionam. 

Portanto, nada de perder tempo! Comece o quanto antes a se preparar para essa etapa tão importante da sua vida acadêmica.

E não se esqueça de que, se você precisar de mais um empurrãozinho para se dar bem nessa, pode contar com a nossa ajuda! No Extensivos Medway, você estuda com os melhores professores e um conteúdo especialmente desenvolvido para você arrasar nas provas. Cola na gente que é sucesso!

JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway