Carregando

Curso de Hematologia: opções para quem quer se especializar mais

Entre as tantas áreas da Medicina disponíveis para especialização, a Hematologia sem dúvida alguma chama a atenção. Complexa, é muito importante para tratar pessoas que precisam de cuidados, remédios e transfusões de sangue e medula óssea por causa de problemas hematológicos. Como está em constante evolução, é muito importante investir em uma formação continuada caso você siga nárea. Afinal, novidades em tratamentos e pesquisas surgem a todo momento para colaborar com a saúde humana. Mas, diante de tantas opções, qual curso de Hematologia escolher para se especializar mais?

Se você tem essa dúvida ou quer saber um pouco mais sobre a especialidade, não se preocupe. Este artigo pode ajudar, então continue a leitura!

O que é Hematologia?

Na Hematologia, são estudados todos os elementos figurados do sangue: os glóbulos vermelhos, ou hemácias, os glóbulos brancos, ou leucócitos, e as plaquetas. A especialidade se dedica a estudar como funciona a produção de cada um deles, assim como a medula óssea, o baço e linfonodos.

O hematologista pode se concentrar majoritariamente em pesquisa. Suas funções, então, vão se concentrar em atividades de laboratório. Mas o especialista também pode ser responsável por exames e tratamentos em pessoas. Além de transfusões de sangue e transplante de medula.

Ainda é importante lembrar que a Hematologia é uma área que trabalha em conjunto com outras partes da Medicina. A depender da doença identificada, o paciente precisará de tratamento simultâneo em mais especialidades, com o devido encaminhamento pelo hematologista.

Curso de Hematologia: qual escolher?

Pensa em ingressar nesta especialidade? Se sim, escolher um novo curso de Hematologia para aperfeiçoar seus conhecimentos ou direcionar suas ambições de carreira vale muito a pena. Conheça, a seguir, algumas opções!

Hematologia Laboratorial

O curso de Hematologia Laboratorial tem como objetivo deixar o treinamento do profissional ainda mais completo. Durante o período de estudos, é possível aprender a respeito da organização e coordenação de serviços de Hematologia Laboratorial, dentro de um laboratório de Análises Clínicas.

Além da versão laboratorial clássica, o aluno também se aprofunda na hematologia investigacional. Ao final do curso, é dado o certificado de Aprimoramento em Hematologia Laboratorial. Esse curso é oferecido pelo Instituto Albert Einstein.

Aperfeiçoamento Teórico-Prático em Hematologia-Citomorfologia

O Centro Universitário São Camilo conta com um excelente curso teórico-prático de Aperfeiçoamento em Hematologia e Citomorfologia. O conteúdo abrange reconhecimento de células, raciocínio clínico-laboratorial, estudo de casos reacionais e oncológicos, morfologia de células sanguíneas, entre outros aprendizados.

As aulas lidam com a prática diretamente no microscópio e a orientação de professores experientes na Hematologia Laboratorial. A carga horária do curso é de 64 horas.

Hematologia Clínica

No curso de Hematologia Clínica da Oswaldo Cruz, o aluno consegue se desenvolver muito bem dentro dessa área. Aprende a avaliar resultados de exames laboratoriais e a interpretá-los conforme diretrizes fisiológicas e patológicas. Para se matricular, basta ter a graduação em Medicina ou outras áreas da saúde.

A grade curricular conta com disciplinas como Estudo Clínico e Laboratorial das Anemias, Imuno-Hematologia, Onco-Hematologia Clínica, Linfomas e Mieloma, Doença Residual Mínima em Hematologia Clínica e Hematologia Clínica e Laboratorial e o Banco de Sangue. A certificação é entregue mediante a entrega da monografia e a média 7 na nota final, além do cumprimento da presença durante o curso.

Hematologia e Hemoterapia

A FMUSP também tem um curso interessante na área de Hematologia e Hemoterapia. Com a carga horária total de aulas, o aluno se aprofunda em conhecimentos específicos da especialidade: anemias, Hemostasia, onco-hematologia, transplantes e diagnósticos.

Mas é preciso ficar atento! As inscrições acontecem todo ano, mas demandam a participação em um processo seletivo em duas etapas. Primeiro, é preciso participar de uma entrevista e há também a análise de currículo. As vagas são poucas e limitadas, então é bom acompanhar a abertura de candidatura de perto.

Mestrado e Doutorado em Hematologia

E que tal cursar mestrado ou doutorado em Hematologia pela USP? O programa de pós-graduação da universidade nesta especialidade é bastante completo e garante um peso considerável para seu currículo.

Os cursos podem durar de 2 a 5 anos, de acordo com o grau buscado para a formação. Os professores e tutores são médicos renomados da Hematologia, com experiência nos principais hospitais do Brasil e até mesmo com vivências internacionais para compartilhar durante a apresentação do conteúdo.

E como é a residência em Hematologia?

Mas antes de fazer um curso de Hematologia complementar, você deve entrar de cabeça na residência médica. Como pré-requisito para a especialidade, são exigidos 2 anos de Clínica Médica. Então, são outros 2 anos dentro da Hematologia e Hemoterapia. Se desejar, você pode adicionar mais anos posteriormente para se especializar ainda mais.

Por exemplo, a Hematologia Pediátrica exige 3 anos de Pediatria, além dos 2 anos em Hematologia. Durante os estudos, o residente recebe treinamento para diagnosticar e tratar as principais patologias hematológicas. Ele aprende mais sobre leucemias, anemias, linfomas, mielomas, quimioterápicos, efeitos colaterais das doenças e muito mais.

Além disso, é obrigatório cumprir uma carga de serviço de medicina transfusional. O aluno deve cumprir alguns plantões, acompanhar transfusões e tratamentos junto aos tutores até começar a realizar, sob supervisão, investigações diagnósticas, aspirado medular, emissão de laudos com análise citomorfológica e biópsia da medula óssea.

Durante ou após a residência médica, você já pode começar a fazer outro curso profissionalizante de Hematologia simultaneamente. Basta conferir as exigências para matrícula ou processo seletivo, mas, em geral, exige-se apenas a graduação em Medicina. Não se esqueça, por fim, de pesquisar sempre por boas instituições para dar continuidade a seus estudos, seja nesses cursos ou no programa de residência.

Como você pôde ver, fazer um curso de Hematologia abre diversos caminhos para sua vida profissional: de aperfeiçoamento a rendimentos melhores. Mas é preciso começar a se preparar desde já, principalmente para o ingresso na residência médica. E nós podemos fazer parte deste momento tão importante!

Entre na Academia Medway e confira nossos Guias Definitivos. Lá, você vai ter uma noção bem mais ampla sobre as principais instituições de São Paulo e suas provas de residência. Para começar, você pode aproveitar o Guia Definitivo da Residência Médica na USP-RP. Mas não pare por aí. Confira todos os nossos materiais gratuitos na academia e chegue preparado para a residência.

Bora lá!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
MicaelHamra

Micael Hamra

Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo."