Carregando

Entenda a diferença entre nutricionista e nutrólogo

Se você não sabe a diferença entre nutricionista e nutrólogo, tenha a certeza de que não é o único! Muitos alunos confundem essas duas especialidades quanto à função de cada uma, cometendo erros no momento de escolher a especialidade, por exemplo.

Para isso não acontecer com você, sugerimos a leitura deste artigo até o fim! Além de esclarecermos objetivamente qual é a diferença entre nutricionista e nutrólogo, vamos compartilhar dúvidas comuns a respeito dos limites da atuação de cada profissão.

Como tornar-se um nutricionista?

A primeira coisa que precisa ser esclarecida sobre Nutrição é que ela não é uma especialidade médica. Para ser nutricionista, o profissional precisa fazer a graduação, que dura, em média, cinco anos.

Na grade curricular, o curso possui disciplinas como Biologia, Bioquímica, Psicologia, Composição dos Alimentos, entre outras. Dessa forma, a formação do profissional de Nutrição envolve entender sobre aspectos físicos e psicológicos dos seres humanos.

O que um nutricionista faz?

O que um nutricionista faz? Esse profissional é responsável por prescrever dietas equilibradas e que supram deficiências nutricionais observadas no paciente. A alimentação saudável, prescrita de acordo com as necessidades da pessoa, pode prevenir doenças e promover uma melhor qualidade de vida.

Como tornar-se um nutrólogo?

A Nutrologia é uma especialização médica, exercida após fazer a especialização em Cirurgia ou Clínica Médica. Também existe a opção de fazer uma pós-graduação na área.

O que um nutrólogo faz?

Um nutrólogo é responsável por muitas atividades: diagnostica e trata doenças relacionadas com a nutrição, como diabetes, obesidade ou hipertensão, pesquisa sobre o papel dos nutrientes na busca por uma vida saudável e ensina o paciente a se alimentar melhor.

Afinal, qual é a diferença entre o nutricionista e o nutrólogo?

A primeira diferença entre nutricionista e nutrólogo é a formação acadêmica. Como explicamos, para ser especializado em Nutrologia, é necessário ter feito a graduação médica. Já o profissional de Nutrição precisa concluir o curso de Nutrição.

A partir do detalhe acima, é possível identificar o que o nutrólogo faz. O médico especializado em Nutrologia identifica e trata doenças ligadas à alimentação, enquanto o profissional de Nutrição tem o papel de sugerir suplementação nutricional.

Porém, embora tenham funções distintas, os dois profissionais podem trabalhar em parceria. Afinal, ambos lidam com o alimento e os resultados no corpo humano com o objetivo de garantir a boa saúde do paciente.

Nutricionista ou nutrólogo?

Que tal fazer um teste rápido para ver se você entende a diferença entre nutricionista e nutrólogo? A seguir, confira dois casos de saúde muito comuns e tente identificar qual o profissional deve ser acionado.

1 – Alergia a certos alimentos

Se você respondeu que o paciente precisa procurar um especialista em Nutrologia, acertou! Só esse especialista pode identificar alterações referentes a algumas substâncias no organismo. O acompanhamento seguido por exames periódicos pode alertar para doenças, entre elas, alergias ou intolerâncias. 

Por outro lado, apenas o alergologista pode responder com segurança se o paciente possui alguma alergia a um alimento. Ou seja, nenhuma das duas profissões que destacamos neste artigo podem ajudar.

2 – Reeducação alimentar

O profissional da Nutrição é o ideal para auxiliar no processo de reeducação alimentar. Ele irá montar dietas individuais e exclusivas, que atendam à rotina do paciente, por isso costuma ser bastante eficaz. 

Se a pessoa quer se tornar vegetariana, vegana ou melhorar a rotina alimentar, esse profissional pode ajudar nessa transição.

Dúvidas comuns sobre a atuação do nutrólogo e nutricionista

Certamente, você já deve ter entendido a diferença entre nutricionista e nutrólogo, mas, ainda assim, ficam algumas dúvidas sobre a atuação dessas profissões. Embora sejam simples, essas dúvidas precisam ser esclarecidas. Caso contrário, alguns erros podem ser cometidos. 

Remédios podem ser receitados por nutricionistas?

A resposta é não. Remédios só podem ser receitados por médicos. Esses profissionais podem receitar suplementos nutricionais, naturais ou não.

As dietas podem ser prescritas por nutrólogos?

Também não! Apenas o profissional de Nutrição tem o conhecimento necessário para elaborar e prescrever uma dieta balanceada, que atenda aos anseios do paciente. Sem dúvidas, o especialista em Nutrologia não tem a capacidade de indicar a proporção correta de nutrientes e calorias.

No final das contas, cada profissional tem funções específicas voltadas para a área de saúde, mas que convergem entre si. Um paciente sob os cuidados de ambos tem grandes chances de ter qualidade de vida por meio da boa alimentação.

Quer conhecer outras especialidades médicas?

Esperamos que, ao final da leitura, você tenha compreendido, de uma vez por todas, a diferença entre nutricionista e nutrólogo. A nossa intenção é que você possa conhecer mais sobre as especialidades médicas.

Quer se aprofundar em outras especializações, mas não sabe como? Relaxa que estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas. Continue acessando o nosso blog e fique por dentro do universo da Medicina.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.