Carregando

Pós-graduação em Medicina de Urgência e Emergência: opções para quem quer se especializar mais

Já parou para pensar como a área de Urgência e Emergência é importante em um centro hospitalar? Isso porque ela é a grande responsável por atender o excesso de demanda no local, que ocorre devido ao aumento de acidentes, violência urbana e falta de assistência na rede de cidades grandes e pequenas. Por isso, se você pensa em investir em uma pós-graduação em Medicina de Urgência e Emergência, saiba que essa é uma atuação extremamente valorizada.

Vale ressaltar que conhecimento específico, foco no cliente e atendimento personalizado são algumas das exigências do mercado de trabalho dessa área, mas fique tranquilo que você pode desenvolver todas elas em um bom curso de especialização.

Ilustração sobre Pós-graduação em Medicina de Urgência e Emergência.

Que tal conhecer os principais cursos de pós-graduação em Medicina de Urgência e Emergência em nosso país para fazer uma boa escolha? É só dar uma olhada neste artigo, que está repleto de informações importantes para a sua carreira no setor. Vamos lá?

Quais são os melhores cursos de pós-graduação em Medicina de Urgência e Emergência?

Para escolher uma pós-graduação em Medicina de Urgência e Emergência, é preciso levar em conta todos os detalhes do curso. Como, por exemplo, seu tempo de duração, o conteúdo abordado e as atividades práticas oferecidas. Aqui estão alguns dos mais completos do país, para que você analise todos esses fatores!

Pós-graduação em Medicina em Urgência e Emergência – Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa

Este curso garante uma abordagem voltada para a atualização e o aprendizado multidisciplinar.

O aluno fica por dentro de protocolos atuantes no Brasil e no exterior, podem participar de atividades no Centro de Simulação Realística do Hospital Israelita Albert Einstein e ainda ver de perto como outros setores da instituição funcionam.

O curso tem a duração de 1 ano, e permite a participação nas aulas presencial ou ao vivo por videoconferência durante a fase de isolamento social. Assim que concluídos os estudos, o aluno assegura seu certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Medicina de Urgência e Emergência.

Curso de Medicina de Emergência USP – Escola de Educação Permanente

O curso de Medicina de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP tem como objetivo preparar o aluno para atuar de forma segura em um pronto socorro.

Ele tem a duração de 150 horas, com distribuição em 10 módulos, além de conteúdos interativos, como podcasts, questões de autoavaliação, fóruns online e discussões de caso.

O curso ainda conta com aulas complementares em disciplinas como ultrassonografia no departamento de emergência, cuidado pós-parada e via aérea difícil, entre outras. Para completar, além da certificação, o aluno ainda leva para casa a edição atualizada do livro Medicina de Emergência – Abordagem Prática.

UTI Online USP – Escola de Educação Permanente

Este é um curso de atualização, em sistema EAD. Nele, o aluno tem acesso a todas as bases teóricas que envolvem a atuação médica na UTI. Como, por exemplo, cuidados ao paciente, diagnósticos e aspectos terapêuticos.

São 80 aulas divididas em 18 módulos, que abordam temas como Respiratório, Infecção e Sepse, Neurológico, Digestório, Renal, Legislação, entre outros.

Ao adquirir o curso, o acesso a todos os materiais fica liberado por dois anos. Ou seja, você pode concluí-lo no seu tempo e ainda consultar o que foi estudado depois.

Atualização em Pronto Socorro – Faculdade de Medicina da USP

Busca por atualização em pronto socorro? A USP oferece um curso de extensão, que tem a duração mais curta, para que você renove seus conhecimentos na área.

São apenas 12 horas, mas com um conteúdo válido, amplo e essencial para melhorar ainda mais sua atuação.

É importante ter um CRM-SP válido ou provisório para se inscrever e, se você for residente, deve preencher um formulário especial no site.

Como é a residência em Medicina de Emergência?

Pensa em dedicar seus estudos de residência à Medicina de Emergência? Então, além de saber sobre a pós-graduação em Medicina de Urgência e Emergência, vale a pena se informar também sobre como é a experiência intensa de um residente da área. Confira!

Detalhes da residência em Medicina de Emergência

Desde o início da residência, o aluno já está em contato direto com situações consideradas emergentes. Por exemplo, pacientes que acabam de sofrer acidentes, infartos ou AVCs. Toda a intervenção médica é tutorada por um médico que já tem bastante experiência no setor.

O aluno divide seu tempo entre cirurgia, UTI e pronto socorro, geralmente. Também passa por PS clínica, PS trauma e UTI clínica, em ações multidisciplinares. Ele ainda tem a chance de cursar três meses em áreas optativas, para conhecer algo que ainda não teve contato ou aprender outro assunto totalmente novo.

Em paralelo, o residente cursa algumas disciplinas teóricas e pode realizar pesquisas sob orientação de tutores e professores. Se manter atualizado por meio da leitura também é importante, especialmente quando você tem um tempo livre ao longo do plantão. Essa é uma experiência intensa, que mostra muito sobre o dia a dia de uma emergência e os casos mais complexos que chegam até lá.

É importante escolher entre instituições renomadas, como a Unicamp e a USP, para ter uma aprendizagem de qualidade. A prova para garantir sua vaga tem um certo nível de dificuldade, e envolve etapas de escrita e de entrevista. Portanto, é fundamental manter o foco nos estudos para obter bons resultados e se destacar em meio à concorrência.

Esclareceu suas dúvidas sobre a pós-graduação em Medicina de Urgência e Emergência?

E então, a pós-graduação em Medicina de Urgência e Emergência é para você? Se sim, é hora de começar a se preparar e pensar em qual caminho seguir, entre tantas opções. E a gente deixa mais uma dica aqui.

O curso PSMedway é uma formação mais curta, porém muito completa para essa atuação. É ideal especialmente para recém-formados na faculdade de Medicina, então avalie nossa proposta!

Considere também fazer parte da Academia Medway. Por lá, temos vários materiais completamente gratuitos voltados para a Medicina de Emergência, como ebooks sobre Intubação Orotraqueal, Guia de Prescrições, Eletrocardiograma e O que você precisa saber antes de dar plantação em um lugar novo. Então, se jogue!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
JoséRoberto

José Roberto

Paulista, nascido em 89. Médico graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA), formado em Clínica Médica pelo HCFMUSP, Cardiologista e especialista em Aterosclerose pelo InCor-FMUSP. Atualmente médico assistente do Pronto Socorro do InCor-FMUSP.