Principais hospitais para fazer residência médica em Minas Gerais

Conteúdo / Residência Médica / Principais hospitais para fazer residência médica em Minas Gerais

Vai fazer residência médica em Minas Gerais? Se sim, é hora de conhecer os principais hospitais do estado para prestar a prova! E assim, começar a se preparar de acordo com o que cada instituição cobra.

Além disso, você aproveita para descobrir o que te espera nessa experiência tão importante para sua formação. Afinal, cada instituição tem cobranças, exigências e processos diferentes, tanto em relação à prova quanto ao próprio programa.

E, é claro, as vivências também mudam. Então, é bom escolher com atenção, para que você seja residente em um hospital que tenha a ver com seus princípios e aspirações profissionais. Vamos lá?

Agora, confira quais são os principais hospitais para fazer residência médica em Minas Gerais!

Muito se fala sobre São Paulo, que realmente conta com muitas instituições incríveis para estudar. Mas fazer residência médica em Minas Gerais também é uma oportunidade e tanto, porque a região conta com excelentes hospitais. Aqui está um pouco sobre os principais.

Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Quem passa na residência da UFMG trabalha no Hospital das Clínicas da instituição. Além de tradicional, ele atende não só a capital, mas também a população de cidades próximas.

Mas atenção! Se você quer fazer residência por lá, você precisa prestar o ENARE. Esse é um processo seletivo conhecido pela galera como “ENEM dos médicos”. A prova unificada reúne uma série de instituições, e é desenvolvida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Seu objetivo é democratizar e facilitar o acesso à residência médica. Isso quer dizer que a dificuldade nas provas é menor? Não mesmo!

Você precisa encarar duas fases no concurso de residência, que envolve uma prova objetiva classificatória e eliminatória, com peso 9. E a análise de currículo, com peso 1.

Na primeira etapa, são 100 questões, sobre as 5 grandes áreas da Medicina. Na segunda, o envio do currículo era feito pela internet.

Na hora da inscrição, você escolhe a UFMG e a especialidade que deseja cursar. Normalmente, a instituição oferta pouco mais de 200 vagas, em 130 especialidades. Ou seja, dá para aproveitar muita oportunidade no Hospital das Clínicas se você se preparar bem.

Vale lembrar que o HC da UFMG é pioneiro no SUS de Minas Gerais quando se trata de cirurgia minimamente invasiva para câncer de bexiga. Então, se essa é sua área de interesse, você poderá aprender muito. Mas os outros procedimentos, tratamentos e especialidades também são de qualidade ímpar e reconhecidos por todo o Brasil.

Hospital Felício Rocho

O Hospital Felício Rocho também se localiza na capital mineira, Belo Horizonte. É considerado como referência em tratamentos de alta complexidade, e é a maior e mais qualificada instituição para transplante em todo o país.

Aqui, é preciso ficar esperto, porque as vagas oferecidas normalmente não chegam a 50, incluindo especialidades de acesso direto e pré-requisito. Ou seja, a concorrência é bastante pesada.

Para competir por sua vaga, você precisa se inscrever no processo seletivo, que costuma acontecer entre agosto e outubro. A primeira fase inclui uma prova escrita, com questões de múltipla escolha sobre as 5 grandes áreas da Medicina.

Passou? Então bora para a próxima parte, que é de análise curricular. Nessa instituição também não rola entrevista e arguição, então dá para relaxar um pouco. Com um currículo organizado e recheado, e o envio dos documentos solicitados, você tem boas chances de se dar bem e deixar outros candidatos para trás.

Desde 1952 em atividade, o Hospital Felício Rocho tem uma das estruturas mais tecnológicas do estado, e atende, além de pacientes do SUS, por convênio e particular. Depois dos transplantes, também tem uma alta demanda em cirurgias neurológicas, cardiológicas e robóticas. 

Só por aí já dá para ter uma ideia de quais especialidades serão sucesso de fazer nessa instituição, certo? O resultado da residência sai antes do fim do ano, a menos que o edital sofra alguma alteração, então você não precisa esperar demais para comemorar se tiver passado.

Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Pensa em morar em uma cidade com qualidade de vida e boa infraestrutura, mas que não tenha a dimensão de uma capital? Em Uberlândia, você pode fazer residência no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

São 39 especialidades, sendo 17 de acesso direto e 22 com pré-requisito. Os programas contam com 60 horas práticas semanais e plantões de até 24 horas. Em Minas Gerais, o HCU é visto como um diferencial gigante para o currículo do residente.

Isso porque é o maior hospital que presta serviços para o SUS em todo o estado. Para completar, é o terceiro maior hospital universitário de toda a rede de ensino, com 510 leitos, centros cirúrgicos, ambulatórios, UTIs, unidades de oncologia, centros de transplante e doenças infecciosas, pronto-socorro e muito mais.

Para ingressar na instituição, você também precisa encarar um processo seletivo unificado, dessa vez o PSU-MG, que inclui ao todo cerca de 80 outros hospitais e instituições. Como de praxe, são duas fases para disputar.

A primeira é de prova objetiva, que conta com 100 questões de múltipla escolha divididas entre Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social e Pediatria. Para pré-requisito são 50 questões. Em ambos os casos, a fase tem peso 9.

Depois da aprovação, há análise de currículo para preencher o peso 1 restante. O envio também é na internet, e você precisa caprichar em requisitos que são vistos como diferenciais pela banca. Por exemplo, amplo conhecimento em língua estrangeiro, excelente aproveitamento curricular e muitas atividades extracurriculares.

Hospital Madre Teresa

Desde 2015, o Hospital Madre Teresa disponibiliza vagas para a residência médica, em 9 especialidades de acesso direto e 5 com pré-requisito. A instituição começou suas atividades sob supervisão religiosa, e cresceu a passos rápidos.

Hoje, tem uma infraestrutura considerável, com centro cirúrgico, UTI, e centro diagnóstico por imagem. Entre os atendimentos prestados com mais frequência estão procedimentos clínicos, ortopédicos, cardiológicos, cirúrgicos e neurológicos.

As cirurgias minimamente invasivas também são muito comuns nessa instituição, localizada em Belo Horizonte. O atendimento 24 horas, por sua vez, conta com uma equipe multiprofissional e ferramentas de tecnologia avançada para realizar diagnósticos rápidos e precisos.

No Hospital Dia, ficam pacientes que não precisam pernoitar no estabelecimento de saúde, e que passam por cirurgias ambulatoriais e internações de até 12 horas. Entre os exames mais realizados na instituição, estão ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia.

E para ser residente lá, o que fazer? O processo seletivo também é pelo PSU-MG, e tem duas fases, a prova objetiva e análise curricular. Os demais detalhes são os mesmos que você acabou de ver no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), então prepare-se!

Hospital Santa Casa de Belo Horizonte

Para fechar essa lista com chave de ouro, o Hospital Santa Casa de Belo Horizonte não poderia ficar de fora. Com mais de 100 anos de atividade, a Santa Casa foi o primeiro hospital da cidade.

Também é um grande destaque quando se trata do Sistema Único de Saúde. Recebe pacientes de todos os cantos do país, e está em 4º lugar na quantidade de internações realizadas por encaminhamentos pelo SUS.

São 13 andares, mais de 900 leitos, 19 salas de cirurgia e 170 leitos de UTI. Só por aí dá para ter uma ideia da dimensão dessa instituição, não é mesmo?

E se você pensa em se tornar um residente bastante envolvido com pesquisa e ensino, saiba que a Santa Casa tem um excelente incentivo nessa parte. Ou seja, você sai com uma ótima formação tanto para o mercado de trabalho, quanto para a vida acadêmica.

Os programas de residência da Santa Casa BH são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica. Os candidatos podem se inscrever em 78 áreas de atuação, entre residência e especialização médica e multiprofissional. A instituição ainda conta com preceptores renomados em cada especialidade, o que reforça sua qualidade de ensino.

Nos últimos editais da instituição, foram mais de 140 vagas distribuídas para residência de acesso direto e pré-requisito. O processo seletivo começa com uma prova objetiva com 75 questões e peso novo, e termina com a análise curricular para o peso restante. Os resultados saem em janeiro e a convocação também, então é bom ficar de olho para não perder a matrícula, porque em março você já começa seu trabalho como residente por lá.

Pronto, agora você já sabe quais os principais hospitais para fazer residência médica em Minas Gerais

Gostou de saber mais sobre os principais hospitais para fazer residência médica em Minas Gerais? São muitas opções para escolher, com processos seletivos diferentes e demandas que devem ser consideradas na hora de tomar a importante decisão de escolha.

Está a fim de ser o novo residente? Então, venha conhecer os nossos Extensivos, que darão todo suporte que você precisa para conseguir a tão sonhada aprovação. Teste o Extensivo Medway por 7 dias totalmente gratuitos e conheça todos os benefícios e as ferramentas que vão fazer a diferença nos seus estudos!

JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway