Prova de residência médica e gabarito da USP-RP 2021

Fala, galera! Neste domingo (31/01), muita gente passou horas quebrando a cabeça na prova de residência médica da USP-RP. Este ano, a prova foi um pouquinho diferente, já que foi online, mas uma coisa não mudou em relação ao que sempre se espera da prova da USP de Ribeirão Preto: é uma prova com um nível de dificuldade considerável, com muitas questões que exigem raciocínio clínico e conhecimento profundo sobre os temas cobrados.

Antes de avançarmos, tenho um convite pra você, que está se preparando para as provas de residência médica do ano que vem ou até mesmo do próximo: agora, você pode experimentar o nosso Extensivo São Paulo por 7 dias sem pagar nada! É isso aí, você tem a possibilidade de fazer um teste grátis do nosso curso acessando as 25 aulas mais bem avaliadas pelos nossos alunos, mais de 10 mil questões comentadas, cronograma de estudos e muito mais! Clique AQUI e participe!

Você fez a prova? Achou fácil? Difícil? Deixe aqui nos comentários como foi sua experiência!

A prova na íntegra e o gabarito da USP-RP 2021

Mas agora vamos falar do que provavelmente você mais está procurando agora: a prova objetiva na íntegra e o gabarito da USP-RP, que você pode baixar aqui.

Se você fez a prova de residência médica da USP de Ribeirão Preto 2021, já deixa aqui nos comentários o que você achou do exame!

Correção da prova ao vivo

Nesta segunda-feira (01/02), fizemos a correção da prova de residência médica da USP-RP 2021, em uma live aberta, com direito a comentários do nosso time de professores sobre todas as questões e o que foi cobrado em cada grande área – da mesma forma que fizemos com as provas da Unifesp, do IAMSPE, da USP, da Unicamp, do SUS-SP e outras! Do jeito Medway: juntando o conteúdo padrão-ouro com alguns macetes para você não errar mais os mesmos conceitos!

Se você perdeu, já se prepara para sentar e prestar atenção aqui, pois foram várias horas de muita injeção de conhecimento. Assista à live por aqui:

Mas o que já podemos adiantar da prova?

Bom, não é todo dia que a gente faz uma prova de residência médica online, não é? Então você já deve imaginar que isso impactou bastante a experiência de fazer a prova. Como a gente chegou a explicar aqui, a prova da USP-RP seria feita com monitoramento remoto. Ou seja, todos os candidatos foram acompanhados ao vivo pelos fiscais por meio de vídeo e áudio e tiveram suas imagens gravadas durante todo o exame.

Isso gerou algumas situações inusitadas, como notificações constantes por “comportamento suspeito” com as mais variadas motivações: mão no queixo, não estar olhando diretamente para a tela (muita gente reclamou de ficar com a vista cansada por ter que ficar olhando para a tela o tempo todo), ficar muito tempo parado, responder rápido demais… praticamente um Big Brother! Houve também muitos avisos para pedir um melhor ajuste da câmera e até quem tenha sido desconectado no meio da prova mais de uma vez – problemas com a internet podem ter prejudicado alguns candidatos.

O tamanho da letra e a impossibilidade de dar zoom – principalmente nas imagens – também foram reclamações dos candidatos, especialmente porque não era possível aproximar o rosto da tela sem receber uma notificação por comportamento suspeito. Complicado, né?

gabarito da usp-rp
gabarito da usp-rp - imagem ilustrativa

Sobre o nível de dificuldade das questões, falamos bastante disso na correção ao vivo em uma análise padrão-ouro, mas o que já posso te adiantar é que a prova não foi moleza, viu? O que não faltou foi gente comentando justamente o contrário: que foi bem difícil!

opinião sobre a prova da usp-rp
gabarito da usp-rp
opinião sobre a prova da usp-rp

Conseguiu mandar bem na prova?

Acha que foi bem? Agora é só aguardar os resultados, que já saem esta semana, no dia 5 de fevereiro, então bora ficar atento para descobrir se chegou a hora da sua tão sonhada aprovação! Partiu R1!

Acha que não deu pra garantir? Não foi só você que achou a prova difícil. Foi difícil pra bastante gente! Então não se sinta tão mal se você acha que seu desempenho não foi bom. É hora de se preparar para as próximas! Muito além da dificuldade da prova, lembre-se do quão atípico foi o último ano e no quanto as coisas mudaram ao longo da liberação do edital. Tudo isso ajudou a tornar essa jornada muito mais difícil!

Felizmente, 2021 chegou e, com ele, novas oportunidades e a esperança de melhorar e de termos mais clareza nos próximos processos seletivos. É hora de levantar a cabeça e seguir em frente para o único lugar possível: pra cima! Todo mundo erra e nós também erramos muito ao longo da nossa jornada da aprovação na residência médica. O importante é como você vai agir depois do erro, ou seja, como você vai melhorar para as próximas. Para isso, você pode contar com a gente para tudo este ano!

Agora se você ainda não prestou a prova da USP-RP e tá aqui só pra ter uma ideia do que te espera no final de 2021, vou te dar uma dica valiosa: nosso Guia Estatístico da USP-RP, que traz os principais temas e focos que mais caem na prova dessa instituição. Assim, você vai chegar na prova bem afiado!

Além disso, também te convido a conhecer o nosso Extensivo São Paulo, nosso curso que vai preparar você ao longo do ano para ser aprovado nas principais instituições de SP! São videoaulas ao vivo, um app com milhares de questões comentadas, além de bônus super bacanas, como o Intensivo São Paulo. E tem mais! CLIQUE AQUI para ver tudo o que o Extensivo São Paulo oferece e faça já sua inscrição!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.