Carregando

Residência médica na Santa Casa de São José do Rio Preto pelo SUS-SP

Fala, pessoal! Hoje vamos falar um pouco a respeito da residência médica na Santa Casa de São José do Rio Preto. Primeiro, vale lembrar que preparação para as provas da residência médica do SUS-SP é exigente e concorrida, afinal de contas, são aproximadamente 50 entidades envolvidas nesse processo seletivo e todo o seu esforço e dedicação vai valer a pena, porque quem ficar melhor classificado pode escolher com tranquilidade em qual instituição estudar: na seleção do SUS-SP para as residências médicas, os melhores colocados podem escolher, em primeira mão, onde querem ingressar. 

No SUS-SP é assim: a seleção do lugar onde o candidato tem interesse em fazer a sua residência médica ocorre como uma espécie de “leilão“, e quanto maior a nota final no processo, maiores são as opções de locais disponíveis para escolher. Tudo isso também vai depender da ordem de classificação de cada especialidade. 

Voltando ao assunto, que tal conhecer mais uma das 50 entidades que participam do processo de seleção para a residência médica pelo SUS São Paulo? Então, vamos saber mais sobre a residência médica na Santa Casa de São José do Rio Preto pelo SUS-SP! 

História 

A história da Santa Casa de São José do Rio Preto se mistura à história do surgimento da cidade, fundada em meados do século XIX. A ideia da construção de um hospital da Santa Casa nasceu em 1908 por iniciativa de maçons rio-pretenses, sendo discutida e eleita na Câmara Municipal no ano seguinte. E mesmo com o apoio da comunidade que reuniu pedreiros e carpinteiros que ajudaram nas obras de maneira voluntária, em 1915, por falta de recursos de manutenção, a Santa Casa fechou suas portas. 

No entanto, 3 anos depois, a epidemia de gripe espanhola motivou sua reabertura. Mas, novamente, após o término da epidemia, a Santa Casa teve suas atividades paralisadas. Nos anos de 1920, uma nova epidemia reabriu o hospital, e dessa vez foi a varíola que invadiu a cidade, transformando a Santa Casa de São José do Rio Preto em um local de atendimento emergencial e isolamento

Por conta disso, a prefeitura doou terrenos no total de 23 mil metros quadrados. A comunidade maçom se mobilizou com a doação de móveis e utensílios e, de 1922 a 1925, as obras da Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto aconteceram e mesmo com algumas dificuldades. Sendo assim, em 1928 o hospital já tinha sede própria. 

Atualmente, a Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto é uma instituição nacionalmente reconhecida pela qualidade e humanização dos atendimentos prestados, tornando-se referência em saúde no noroeste do estado de São Paulo. Ela oferece segurança aos pacientes, qualidade nos procedimentos, capacitação dos profissionais de saúde, além de investir em tecnologias de ponta. 

Números e estrutura 

  • 60% do atendimento destinado ao SUS;
  • 28 especialidades médicas; 
  • 14.000m2 de área; 
  • 180 leitos gerais na internação; 
  • 16 leitos para UTI adulto; 
  • 10 leitos para UTI neonatal; 
  • 700 pessoas/dia são atendidas entre internações, atendimentos clínicos em otorrinolaringologia, ginecologia e obstetrícia, além de urgências e emergências.

O total de atendimentos anuais é de 970 mil, sendo: 

  • 68.500 consultas eletivas;
  • 89.000 consultas de urgência e emergência;
  • 21.500 internações;
  • 13.400 procedimentos cirúrgicos;
  • 1.800 partos; 
  • 287.000 procedimentos ambulatoriais;
  • 500 mil exames laboratoriais.

Residência médica na Santa Casa de São José do Rio Preto

A gente vai só relembrar que a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação com treinamento em serviço que se destina a médicos. Ela também leva o nome de curso de especialização e funciona em instituições de saúde, como hospitais-escola ou Unidades Básicas de Saúde. 

Da mesma forma que todas as outras instituições que participam da seleção do SUS-SP, a residência médica na Santa Casa de São José do Rio Preto é promovida em todos os seus processos seletivos para os programas de residência médica pelo SUS-SP – SEC. DE ESTADO DA SAÚDE (CNRM/MEC), sendo o ensino de responsabilidade do Centro Interdisciplinar de Formação, Ensino e Pesquisa (CIFEP), que teve sua criação e expansão conforme foi havendo crescimento nas atividades de ensino da saúde no hospital. 

Hoje, a residência médica da Santa Casa de São José do Rio Preto pelo SUS-SP oferece 20 vagas nos 08 cursos de especialização e anos adicionais. 

O processo seletivo do SUS-SP : porta de entrada para a residência médica na Santa Casa de São José do Rio Preto

A seleção para admissão à residência médica do SUS-SP (Sistema Único de Saúde de São Paulo) é o maior concurso de residência médica do Brasil no que tange à quantidade de vagas oferecidas. São participantes do processo 50 diferentes instituições de ensino médico de todo o estado de São Paulo! E os números são impressionantes: na última seleção que deu acessos aos novos residentes em 2020, foram 786 vagas, incluindo 545 vagas de especialidades de acesso direto.

A Fundação Vunesp é a entidade responsável pela organização do processo de seleção dos candidatos para a residência médica do SUS-SP, que atrai estudantes de todos os cantos do país, tornando a disputa acirradíssima. 

Como é a prova 

Como a gente aqui da Medway já leu todo o edital de acesso ao processo de 2022 do SUS-SP, dê uma conferida neste artigo aqui, pois é nele em que constam todas as informações mais detalhadas sobre a prova. E por falar em prova, o seu desempenho nela é importante, pois vai te ajudar na hora do leilão de vagas. Tendo isso em vista, é bom você se preparar com foco e qualidade pra sair na frente dos seus concorrentes! 

Residência médica na Santa Casa de São José do Rio Preto: saiba como é a prova do SUS-SP
Saiba mais sobre a prova do SUS-SP

O leilão do SUS-SP acontece mais ou menos assim: todo o processo seletivo para especialidades com acesso direto é realizado em uma única etapa, com uma prova objetiva de 100 questões

Já para as especialidades com pré-requisito, a prova também é realizada em uma única etapa, mas agora com 50 questões objetivas. E pra não perder nada sobre as provas do SUS-SP, não deixe de ler todos os conteúdos gratuitos sobre a prova de residência médica do SUS-SP: direto ao ponto

Concorrência por especialidade em 2021 

Quer brigar por uma vaga na residência médica da Santa Casa de São José do Rio Preto? Então, vem aqui saber um pouco mais sobre como esse processo seletivo funciona para você realizar seu desejo. Que tal começar pelas vagas que o hospital ofereceu em cada especialidade para os processos seletivos de 2021?

Pré-requisito em área de Cirurgia Básica4 vagas
Anestesiologia4 pagas
Ortopedia e Traumatologia 3 vagas
Otorrinolaringologia2 vagas
Radioterapia1 vaga
Cardiologia 4 vagas
Cancerologia Clínica 1 vaga
Cancerologia Cirúrgica1 vaga

E pra te deixar por dentro da Concorrência da residência médica no SUS-SP 2021 por especialidade, preparamos um artigo completo que irá te informar quantas pessoas disputam pela vaga de cada especialidade. Não vai deixar de conferir, hein? 

Leilão de vagas do SUS

O leilão de vagas do SUS-SP determina onde você vai poder fazer a sua residência médica, a partir da sua classificação no processo. Os mais bem classificados e que ocupam os primeiros lugares, lá no topo da lista, podem escolher primeiro em quais das 50 instituições participantes desejam ingressar para fazer sua residência médica. É como se fosse um “leilão” mesmo e, quanto maior a nota final, maiores as opções de instituições disponíveis para escolher. 

E não para por aí: a escolha depende da ordem de classificação de cada especialidade, isso quer dizer que se o seu desempenho não foi dos melhores e seu nome não está no topo da lista, vai sobrar cada vez menos opções de locais para escolha. 

E aí, curtiu saber mais sobre a Residência Médica na Santa Casa de São José do Rio Preto pelo SUS-SP?

Se é o seu sonho conquistar uma vaga pelo SUS-SP, está na hora de começar a se preparar para as provas de residência com foco e qualidade! As residências médicas pelo SUS-SP têm grande oferta de vagas, mas também muita concorrência. E já que tudo depende da classificação, logo, tudo depende de você! 

E você pode contar com a gente pra realizar seu sonho: inscreva-se nos Extensivos recém-lançados para aqueles que querem fazer residência médica. E tem pra todos os perfis, escolha o que melhor se adequa a sua realidade: Extensivo São Paulo, para quem quer se preparar em 1 ano da melhor forma para as provas de SP, o Extensivo Programado em 2 anos, para quem quer a preparação completa para as provas teóricas de SP e o Extensivo Base voltado para quem está no 5º ano e já quer dar início à preparação para as provas. 

Se você está buscando por mais conteúdos gratuitos sobre as residências médicas, não pode deixar de conferir a Academia Medway. Lá, irá encontrar centenas de conteúdos que vão te ajudar a compreender melhor como são as provas das principais instituições de todo o Brasil, como por exemplo o Guia Estatístico do SUS-SP e o Guia Definitivo do SUS-SP

Bora pra cima, galera!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.