Carregando

Residência médica no Hospital Guilherme Álvaro (Santos) pelo SUS-SP: tudo que você precisa saber

Fala, pessoal! Hoje vamos contar tudo sobre a residência médica Hospital Guilherme Álvaro de Santos. A residência médica do SUS-SP é uma das mais procuradas por quem está na luta por uma vaga na especialidade dos seus sonhos. E quem está nesse caminho de preparação também já está de olho nas melhores instituições. Isso mesmo! Se você não sabe direito como funciona, então vem aqui que eu vou te falar uma coisa: são cerca de 50 entidades envolvidas no processo seletivo do SUS São Paulo! E aí você pensa: tá fácil! O problema moçada, é que você tem que batalhar mesmo por uma vaga! Na seleção do SUS-SP para as residências médicas os melhores colocados podem escolher primeiro em qual instituição querem ingressar. 

A seleção das vagas para residência médica no  SUS-SP funciona da seguinte maneira: a escolha da instituição em que o candidato tem interesse em fazer a sua residência acontece como uma forma de “leilão” e quanto maior a nota final do candidato, maiores são as opções de locais disponíveis para  ele escolher. E tem mais: tudo isso também vai depender da ordem de classificação de cada especialidade. 

Se você quer conhecer mais uma das 50 entidades participantes do processo de seleção para a residência médica pelo SUS São Paulo, vem comigo que hoje é o dia do  o Hospital Guilherme Álvaro, no litoral sul do estado de São Paulo e  que é um dos 3 hospitais mais concorridos para se fazer a residência médica pelo SUS-SP.

História

Tudo começou nos idos de 1911 quando a construção do HGA (Hospital Guilherme Álvaro) idealizada em pavilhões para moléstias infecciosas teve seu início abarcado pelos recursos do governo estadual de São Paulo foi então chamado de Hospital de Isolamento de Santos. 

Dois anos depois, já inaugurado e com instalações que ocupavam uma área de aproximadamente 55.000 m2, o hospital recebeu o nome do médico sanitarista chefe do Serviço Sanitário de Santos,  que por mais de vinte anos se dedicou à luta por obras de saneamento na cidade litorânea e teve papel importante na contenção de surtos epidêmicos, passando então a ser chamado de Hospital Guilherme Álvaro. 

Na década de 70, mais precisamente no ano de 1973, o funcionamento dos ambulatórios especializados em  Endocrinologia, Ginecologia, Cardiologia, Dermatologia, Urologia, Pneumologia e Neurologia consolidou as mudanças e diretrizes que fizeram o HGA passar ser um hospital geral e auxiliar de ensino. 

Atualmente, o Hospital Guilherme Álvaro é considerado fundamental  na prestação de assistência à saúde aos pacientes da baixada santista e tem se tornado referência regional para aqueles que buscam por cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) após atendimentos nas unidades básicas de saúde do seu município.

Residência médica no Hospital Guilherme Álvaro pelo SUS-SP

Bom, a gente sabe que a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação com treinamento em serviço – ou seja, tem que botar a mão na massa mesmo e vai ter estágio, plantão, aulas e tudo mais! Ela também leva o nome de curso de especialização e que funciona em instituições de saúde como hospitais-escola. 

Assim como em outras instituições participantes, a residência médica no Hospital Álvaro Guilherme de Santos é promovida em todos os seus processos seletivos para os programas de residência médica pelo SUS-SP – SEC. DE ESTADO DA SAÚDE (CNRM/MEC), sendo o ensino de responsabilidade do Centro Interdisciplinar de Formação, Ensino e Pesquisa (CIFEP), que teve sua criação e expansão conforme foi havendo crescimento nas atividades de ensino da saúde no hospital. O HGA é o hospital escola que atende também a Faculdade de Ciências Médicas de Santos e por conta disso,  há sempre muitos internos rodando estágios com residentes, contribuindo assim para um melhor academicismo e troca de experiências entre eles. 

Atualmente, a residência médica do Hospital Álvaro Guilherme de Santos pelo SUS-SP oferece cerca de  25  vagas nos aproximadamente 9 cursos de especialização e anos adicionais. 

O processo seletivo do SUS-SP

O processo de seleção do  para as residências médicas do SUS São Paulo (Sistema Único de Saúde de São Paulo) é de longe o maior concurso de residência médica do país tanto em quantidade de vagas oferecidas quanto de participantes. Só aí já dá pra perceber que a concorrência não veio pra brincar, né? 

São cerca de 50 diferentes instituições de ensino médico de todo o estado de São Paulo! E a cada ano, os números impressionam cada vez mais: só na última seleção que deu acessos aos novos residentes em  2020, foram mais 786 vagas, incluindo 545 vagas de especialidades de acesso direto e todo o processo seletivo é organizado pela  Fundação Vunesp.

Como é a prova para entrar na residência médica do Hospital Guilherme Álvaro de Santos

Como já é de praxe, a gente aqui da Medway leu todo o edital de acesso ao processo de 2021 do SUS-SP e esmiuçou tudo pra você não perder seu tempo!  E todos os detalhes que você precisa saber sobre isso estão aqui. Só conferir com carinho porque é nele que constam todas as informações sobre a prova.

E apesar do grande número de vagas no SUS-SP, infelizmente nem tudo é tão simples assim: a concorrência é imensa! Por conta disso, já te digo que é bom você se preparar com foco e qualidade pra sair na frente dos outros candidatos. Isso porque o leilão do SUS-SP acontece assim: todo o processo seletivo para especialidades com acesso direto é realizado em uma única etapa com uma prova objetiva de 100 questões. Mas para as especialidades com pré-requisito a prova  que também é realizada em etapa única, possui 50 questões objetivas. E como a gente sabe que você não está afim de  perder nada sobre as provas do SUS-SP, separamos aqui alguns conteúdos gratuitos sobre a prova de residência médica do SUS-SP direto ao ponto! Não vai deixar passar essa, né? 

Concorrência por especialidade em 2021 

Pra quem já sabe que o SUS -SP é o seu caminho, vamos conhecer um pouquinho mais sobre a residência médica do Hospital Guilherme Álvaro. E que tal começar pelas vagas que o hospital oferece em cada especialidade para os processos seletivos de 2021?

Especialidade – Vagas 

  • Clínica Médica – 5
  • Pré-requisito em área Cirúrgica Básica – 4
  • Cirurgia Geral – 1 
  • Pediatria – 4
  • Urologia – 1
  • Cirurgia Torácica – 1 
  • Mastologia – 2 

Mas não se deixem abalar! Pra te ajudar nessa empreitada, dá só uma conferida no Guia Estatístico gratuito com os 6 focos mais importantes e que mais caem na prova de residência médica do SUS-SP, com base em uma análise que fizemos das provas dos últimos cinco anos. É pra encarar de frente essa prova e perder tempo não, tá!

Leilão de vagas do SUS

Além de mandar bem na prova e lidar com a imensa quantidade de candidatos que disputam por uma das vagas no SUS-SP, você ainda precisa entender e ficar preparado pro leilão de vagas. Isso porque nos processos seletivos para as residências médicas do SUS-SP os candidatos melhores classificados podem escolher primeiro em em quais das 50 instituições participantes desejam ingressar para fazer sua residência médica. É como se fosse um “leilão” mesmo e, quanto maior a nota final, maiores as opções de instituições  disponíveis para escolher.Outra coisa que talvez você não sabia é que essa escolha vai depender da ordem de classificação de cada especialidade.

Infelizmente se o seu desempenho não for dos melhores, vai  sobrar cada vez menos opções de escolha pra você, pois conforme as instituições vão sendo selecionadas pelos candidatos que tiveram as melhores notas, vão restando cada vez menos opções e ainda menos vagas para os demais participantes que não obtiveram uma boa classificação. E se você quiser saber quais são as 50 instituições participantes do leilão, segundo o edital de residência médica do SUS-SP 2021, a gente trouxe a  lista  completa pra você conferir aí! 

E aí, gostou de saber mais sobre a residência médica no Hospital Álvaro Guilherme de Santos pelo SUS-SP?

E já está pensando que esse é o seu tão sonhado caminho para a residência médica? Então já passou da hora de começar a se preparar para as provas de residência com foco  no SUS de São Paulo! E como depende de você, pra sair na frente da concorrência com qualidade, já que a sua classificação nesse processo conta muito, inscreva-se no Intensivo São Paulo, o nosso curso com videoaulas ao vivo e gravadas com os temas que você realmente precisa saber para ingressar nas principais instituições do país. Também oferecemos um app com milhares de questões comentadas. Quer mais  conteúdos gratuitos sobre as residências médicas? Você não pode deixar de conferir a Academia Medway. É aqui mesmo que você vai encontrar todos os conteúdos que vão te ajudar a compreender melhor como são as provas das principais instituições de todo o Brasil! Bora pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.