É chegada a hora galera! A hora de você, que está na preparação para as provas da residência médica do SUS-SP, conhecer mais uma das 50 instituições que participam do processo seletivo: o papo hoje é sobre a residência na Unisa, a Universidade Santo Amaro!
E se liga: não é porque a oferta é grande que é moleza não! Pra poder escolher estudar na Unisa você vai precisar ficar bem classificado nas provas, sabe por quê? Porque a seleção do SUS-SP para a residência médica permite que os melhores colocados possam escolher primeiro em quais instituições querem ingressar.
Tá passada? É como se fosse um leilão no qual a maior nota final do candidato no processo possibilita um aumento na gama de opções de locais disponíveis para escolher. E tudo isso vai depender da ordem de classificação de cada especialidade. Quer ficar no topo da lista de classificação e escolher entre as melhores? Então dá só uma olhada nos 3 hospitais mais concorridos para se fazer a residência médica pelo SUS-SP e vem comigo conhecer tudo sobre a residência na Unisa.
Presente em todo o Brasil, com quatro campi no estado de São Paulo e mais de 300 novos polos de apoio educacional para oferta de cursos na modalidade de EaD espalhados por todo o país, a Unisa surgiu da necessidade de constituir a primeira instituição de ensino superior para a numerosa população da região de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo.
A partir dessa necessidade, profissionais influentes, tais como professores, empresários, dentistas, médicos e políticos, uniram seus esforços para criar a FASA – Faculdade de Santo Amaro em 1968, inicialmente com os cursos de Letras, Pedagogia, Matemática, Física e Medicina, que desde então continua sendo um dos mais concorridos do país. E em 1994, com mais investimento e ampliação de cursos, tornou-se uma universidade polivalente, passando a se chamar Universidade Santo Amaro, ou simplesmente Unisa.
A residência na Unisa só passou a existir no final dos anos 70, no ano de 1979 antes de vigorar a Lei 6932/1981, assim como várias outras universidades no Brasil. Mas em 1982, a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) realizou a primeira vistoria e credenciou diversas áreas: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina Preventiva e Social e Psiquiatria.
E aí, a Unisa não parou mais de crescer! Na década de 90, mais programas de residência médica foram autorizados e credenciados: em 1966 foi a vez de Cirurgia Pediátrica, Oftalmologia e Neurologia e em 1998, com a parceria da instituição com o Governo do Estado de São Paulo que concedeu a administração do Hospital Geral do Grajaú (HGG), vieram também a oferta de vagas nos programas de Cardiologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Reumatologia, Mastologia, Ortopedia e Traumatologia, Neonatologia, Ecocardiograma e Cirurgia Videolaparoscópica. E você pensa que acabou?
Em 2013, a instituição retomou a expansão dos seus cursos, sendo credenciados os programas de Anestesiologia, Dermatologia e Medicina de Família Comunidade, se consolidando assim como uma instituição de excelência no ensino da Medicina e das áreas da saúde.
A Residência Médica, instituída pela Lei 6932/1981 é uma modalidade de ensino de pós-graduação que se destina aos médicos já graduados e que os permite exibir o título de especialista em uma dada área da medicina. Além das aulas teóricas semanais, aulas expositivas, seminários, reuniões de discussão de casos, o treinamento em serviço em instituições de saúde garante a prática e a vivência necessárias para qualificação ética e profissional do médico.
Isso porque o programa de estudos para a residência médica é autorizado e fiscalizado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CRNM). A CNRM é formada pelos Ministérios da Saúde, Educação e Previdência Social, e por entidades médicas, como o CFM e tem como obrigatórios os estágios em Enfermaria, Ambulatório, Unidade de Urgência e Emergência, Unidade de Terapia Intensiva e nas especialidades correlatas à área da especialidade médica.
A Universidade Santo Amaro oferece atualmente cerca de 15 Programas de Residência Médica (PRM), e todo o processo seletivo é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, sendo o concurso organizado pela Fundação Carlos Chaga. Já as atividades de prática acontecem no Hospital Geral do Grajaú (HGG), no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) e também nos serviços especializados conveniados à instituição e ao SUS-SP, que podem incluir unidades básicas de saúde vinculadas às secretarias municipal e estadual de Saúde de São Paulo e nas entidades administradas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Se você quer fazer a sua residência médica na cidade de São Paulo, precisa ficar atento ao concurso de admissão à residência médica do SUS-SP (Sistema Único de Saúde de São Paulo). Ele é de longe o maior concurso de residência médica do Brasil, tanto em quantidade de vagas oferecidas quanto em entidades participantes: são cerca de 50 diferentes instituições de ensino médico em todo o estado de São Paulo! Isso já nos dá a ideia do tamanho da concorrência! Olha só que impressionantes são os números do último processo seletivo que deu acessos aos novos residentes em 2020: 786 vagas, incluindo 545 vagas de especialidades de acesso direto.
E todo o processo de seleção dos candidatos para a residência médica do SUS-SP fica a cargo da Fundação Vunesp, que administra e organiza as provas e etapas. Mas fica ligado: você só vai poder escolher em qual instituição no momento do leilão do SUS, depois de enfrentar toda essa batalha. Como assim? Relaxa! A gente vai te explicar tudo!
Nós aqui da Medway destrinchamos todo o edital de acesso ao processo de 2021 do SUS-SP pra te contar tudo o que você precisa saber: está aqui de presente pra você! Dá só uma conferida nos detalhes que a gente destacou, além das informações sobre a prova de residência na Unisa.
Mas não precisa desanimar — nem se empolgar demais! Não é porque tem muita vaga que vai ser fácil, tá bom? É por conta disso que você precisa se preparar com foco e qualidade para sair na frente! E funciona desse jeito: todo o processo seletivo para especialidades com acesso direto é realizado em uma única etapa com uma prova objetiva de 100 questões. Uma única prova! No entanto, para as especialidades com pré-requisito a prova também é realizada em uma única etapa, mas agora com 50 questões objetivas.
Se você não quer perder nada sobre as provas do SUS-SP, não deixe de ler todos os conteúdos gratuitos sobre a prova de residência médica do SUS-SP direto ao ponto ! A gente está junto nessa rumo à residência médica dos seus sonhos!
Já está de olho na residência na Unisa? Quer ficar pertinho de tudo na zona sul da capital paulista? Então vem comigo que agora é a sua vez de saber um pouco mais sobre como esse processo seletivo funciona para você realizar seu grande sonho. E que tal começar pelas vagas que a Unisa ofereceu em cada especialidade para os processos seletivos de 2021? Bora lá!
Moçada, não deixa a prova te apavorar, e muito menos o medo da concorrência tomar conta de você. Pra te ajudar nessa, dá só uma olhada no Guia Estatístico gratuito com os 6 focos mais importantes e que mais caem na prova de residência médica do SUS-SP com base em uma análise que fizemos das provas dos últimos cinco anos. Perde tempo não, corre lá!
E você pensando: vou me matar de estudar e pronto! Estou dentro! Que história é essa de de leilão? E agora? Agora é se preparar com foco pra poder escolher o lugar onde você vai fazer sua residência médica. Isso vai depender só de você e do seu desempenho, porque os mais bem classificados e que ocupam os primeiros lugares, lá no topo da lista, podem escolher primeiro em quais das 50 instituições participantes desejam ingressar pra fazer sua residência médica. Isso mesmo: quanto maior a nota final, maiores vão ser as opções de instituições disponíveis.
E fica ligado: essa escolha depende da ordem de classificação de cada especialidade. E na medida em que os lugares vão sendo escolhidos pelos candidatos com as maiores notas, vão restando cada vez menos opções e ainda menos vagas para os demais participantes que não obtiveram uma boa classificação.
Então, você já tem consciência da importância que tem estar preparado com qualidade pra todo esse processo. E tem que se dedicar mesmo ao estudo pra essa prova! Se você quiser saber quais são as 50 instituições participantes do leilão, segundo o edital de residência médica do SUS-SP 2021, listamos pra você! Confere aí!
Então, vem com a gente se preparar para as provas de residência! No SUS-SP a gente já viu que a oferta de vagas é grande, assim como a concorrência! Venha e inscreva-se no Extensivo R1, o nosso curso com metodologia padrão-ouro para você ingressar nas principais instituições do país!
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway
Você também pode gostar