Se você está prestes a dar mais um passo importante na sua carreira, não pode deixar de conhecer o programa de residência na FMABC (Faculdade de Medicina do ABC).
Conhecida por investir em tecnologia e proporcionar uma formação inovadora, a FMABC conta com inúmeros cursos de especialidades de acesso direto e pré-requisito. Se é isso que você procura para sua residência, acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo para conquistar sua vaga!
Fundada e mantida pela Fundação do ABC, a Faculdade de Medicina do Grande ABC foi criada no ano de 1967. Mais tarde, deu origem ao Centro Universitário FMABC, que abriga outros centros, oferecendo mais de 40 cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde.
Instituída como uma fundação sem fins lucrativos pelos três municípios do ABC, a FMABC abriu espaço entre as maiores instituições do país. Com investimentos altos em tecnologia, infraestrutura e corpo docente, possui um dos programas mais concorridos de residência médica de São Paulo.
Ao total, o Centro Universitário da Faculdade de Medicina do ABC oferece 10 cursos de graduação (Medicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Gestão Hospitalar, Gestão em Saúde Ambiental, Radiologia e Psicologia) e mais 33 de especialização lato sensu.
A infraestrutura do campus conta com 25 laboratórios, 4 auditórios, 25 salas de aulas, institutos de Morfologia, Técnica-Cirúrgica e Cirurgia Experimental, Ambulatório de Especialidades, com mais de 100 mil atendimentos por ano, Centro de Pesquisas Multicientíficas, Biblioteca e amplo Programa de Extensão à Comunidade.
Além do Ambulatório de Especialidades do Centro Universitário FMABC, no próprio campus da faculdade, os alunos do programa de residência na FMABC possuem acesso aos mais de 1.405 leitos distribuídos entres os seguintes hospitais de ensino:
Fora os hospitais de ensino para os médicos residentes, a FMABC presta serviços à comunidade em inúmeros centros de atendimento espalhados pelo ABC, tais como hospitais municipais, UBSs, Hospital de Olhos, INCOR, Hospital Heliópolis, Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Casa Ronald McDonald e mais.
A residência médica na FMABC foi inaugurada em 1975 e começou a ter os primeiros alunos apenas em 1982, nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria e Obstetrícia e Ginecologia.
Hoje, a residência na FMABC abrange mais de 42 modalidades distribuídas entre acesso direto e pré-requisito. Todos os programas de residência da instituição possuem abordagem focada nas atividades práticas e supervisionadas nos centros hospitalares.
A carga horária geral das especialidades de residência média é de 60 horas semanais, incluindo plantões de 12 ou 24 horas, que podem mudar a depender da área cursada. O programa ainda oferece remuneração, folga de 1 a 2 dias por semana e férias de 30 dias por ano.
A primeira etapa do processo seletivo da residência na FMABC é uma prova objetiva de múltipla-escolha. Para as aplicações de acesso direto, a prova consiste em 100 questões que abrangem Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social e Pediatria.
Já para aplicações para especialidades com pré-requisito, são apenas 50 questões sobre o conteúdo programático do curso escolhido. Com o resultado dessa etapa, que possui peso 9, os candidatos classificados passam por entrevista, análise e arguição curricular, que tem peso 1.
Ao total, são 17 especialidades de acesso direto, 25 com pré-requisitos e mais 15 áreas adjacentes que fazem parte do programa de residência multiprofissional da FMABC. Abaixo, veja quais são cada uma dessas especialidades.
Acesso direto:
Pré-requisito:
Residência multiprofissional:
O processo seletivo da residência na FMABC costuma ser bem concorrido. Afinal, essa é uma das instituições mais renomadas do Brasil, reunindo um corpo docente altamente capacitado e tecnologia de ponta. Você não vai deixar essa chance passar, né?
Para sair na frente, conte com a gente! Se você está pronto para fazer sua inscrição, fique de olho para não perder a publicação dos próximos editais. Aproveite para conhecer os materiais gratuitos na Academia Medway, com acesso a conteúdos exclusivos, guias e minicursos focados em cada etapa da seleção.
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway