Carregando

Residência no Hospital São Paulo da Unifesp: história, números e estrutura

A residência médica no Hospital São Paulo da Unifesp é uma das mais renomadas do país. Por isso, se você quer se especializar, não pode deixar de conhecer todas as oportunidades e vivências que ela oferece. Essa é uma iniciativa de grande ajuda para que você consiga tirar suas dúvidas e tome decisões inteligentes para seu futuro, não é mesmo?

Primeiro, vale lembrar que esse complexo hospitalar faz parte da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. Ela existe desde 1994 e tem um belo histórico quando se trata da área de pesquisa: em 2005, por exemplo, mais de 2710 artigos foram publicados, e os programas como o CNPq contavam com 262 bolsas. Então se você curte essa área, saiba que terá mil e uma possibilidades!

A partir de 2004, a Unifesp passou por vários projetos de expansão. Hoje, seus campi têm uma área de abrangência enorme para várias regiões do estado de São Paulo. Deu para sentir a importância da instituição para o nosso país?

A residência no Hospital São Paulo da Unifesp é uma das mais concorridas do país, por conta de sua alta qualidade

A Faculdade de Medicina da Unifesp

Antes de falar da residência médica no Hospital São Paulo da Unifesp, vale a pena saber um pouco mais sobre a faculdade de Medicina da Unifesp. Esse é um curso que tem como principal objetivo formar médicos com conhecimentos científicos completos, além de pautá-los no caminho da responsabilidade social.

Os módulos da faculdade são divididos em três ciclos diferentes: Básico (1º e 2º anos), Profissionalizante (3º e 4º anos) e Internato (5º e 6º anos). Essa é uma forma de segmentar as disciplinas para que o aprendizado seja totalmente integrado e retome nos estágios avançados, tudo o que foi visto desde o princípio.

O profissional sai pronto para atuar no mercado de trabalho, tanto na área clínica quanto epidemiológica. Os médicos graduados pela Unifesp são famosos por conquistarem muitos prêmios de pesquisa e na Academia Nacional de Medicina. Quem sabe o seu nome não vai para essa lista tão importante também?

Por fim, vale lembrar que os professores e tutores da universidade são altamente qualificados. Em todas as aulas teóricas e práticas os alunos recebem a devida orientação para desenvolverem melhor seus conhecimentos e habilidades. A residência e os estágios práticos são realizados sob a mesma supervisão no Hospital São Paulo.

O Hospital São Paulo

Com 77 anos de atividades, o Hospital São Paulo é referência para a medicina brasileira. Ele é famoso por disponibilizar sempre o que há de mais moderno em tecnologia. Por este motivo, é um dos principais centros formadores de médicos de nosso país. A residência médica no Hospital São Paulo da Unifesp pode ser de cunho médico ou multiprofissional, o que garante mais oportunidades de escolha para a sua carreira. 

Além disso, o hospital de ensino também abriga excelentes programas de pós-graduação. A grande maioria é considerada pela Capes e demais agências de fomento como as melhores de todo o Brasil. Como você pode ver, a comparação desse complexo hospitalar é sempre a nível nacional, por causa de sua magnitude.

Números e estrutura 

O Hospital São Paulo também conta com uma grande demanda de pacientes. Em 2017, por exemplo, mais de 18 mil internações ocorreram em seu espaço, além de 201 mil atendimentos em pronto-socorro e pronto atendimento, e 765.886 consultas ambulatoriais.

Quer se surpreender ainda mais com os números do complexo hospitalar? Foram cerca de 2.669.059 exames laboratoriais, de todos os tipos, realizados pelos profissionais em prol da população no mesmo ano. Essa movimentação logo rendeu várias expansões e hoje o Hospital tem como missão prestar assistência à saúde de qualidade e condições ideais para melhorar o ensino e a pesquisa.

Por fim, é interessante ressaltar que a instituição cobre todas as especialidades médicas. Mas, em especial, as de alta complexidade. Sua cobertura abrange mais de 5 milhões de habitantes de toda a região da Grande São Paulo. E o atendimento também é prestado para pacientes que chegam de outros estados, o que intensifica as demandas.

A residência médica no Hospital São Paulo da Unifesp

Sim, a residência médica no Hospital São Paulo da Unifesp é concorrida. No entanto, isso não é motivo para que você desanime ou desista. Muito pelo contrário, você tem todas as ferramentas necessárias para enfrentá-la e conquistar o seu lugar para vivenciar essa experiência incrível.

Para começar, vale a pena ficar por dentro do processo seletivo. Em geral, ele sai entre outubro e novembro, e é preciso pagar uma taxa de inscrição. Ele é dividido em duas fases. A primeira consiste em uma prova teórica, com temas pré-determinados pelo edital.

A segunda inclui uma prova prática, para que você teste suas habilidades na frente de uma comissão julgadora. Em seguida, a entrevista acontece, outra etapa que mete medo em muita gente, mas que na verdade você só precisa do preparo adequado para que tudo dê certo. Nada que não se espere de uma residência, certo?

As especialidades oferecidas são variadas. Aqui está apenas uma parte do que costuma ser disponibilizado, entre especialidades de acesso direto, clínicas, cirúrgicas e outras:

  • Anestesiologia
  • Cirurgia Cardiovascular
  • Cirurgia Geral
  • Clínica Médica
  • Dermatologia
  • Genética Médica
  • Infectologia
  • Medicina Esportiva
  • Neurocirurgia
  • Neurologia
  • Obstetrícia e Ginecologia
  • Ortopedia e Traumatologia
  •  Pediatria
  • Psiquiatria
  • Radiologia
  • Oncologia Clínica
  • Gastroenterologia
  • Nefrologia
  • Cardiologia
  • Endocrinologia
  • Cirurgia Plástica
  • Cirurgia Torácica
  • Cirurgia Vascular
  • Urologia

E como será a residência médica no Hospital São Paulo da Unifesp? Essa é uma jornada desafiadora e repleta de experiências inesquecíveis. Você estará em um polo de desenvolvimento da Medicina e receberá total apoio em suas pesquisas e produções científicas.

Além disso, estará em contato com alguns dos melhores preceptores do Brasil. Soma-se esse conhecimento a uma infraestrutura moderna e gigantesca e o resultado são residentes muito bem formados para enfrentar a rotina médica em todas as suas formas.

Enfim, é isso!

Agora você já sabe um pouco do que esperar da residência médica no Hospital São Paulo da Unifesp. Então, se é esse mesmo o caminho que deseja seguir, não se esqueça de se jogar nos estudos para conseguir a sua vaga. E se você quer saber mais sobre como é ser um residente da Unifesp, sugiro fortemente que você dê uma olhada no nosso Guia Definitivo da Unifesp, pois lá nós contamos tudo – desde a preparação até a vida de residente no Hospital São Paulo!

E pra te ajudar a conquistar seus objetivos, a gente tem sempre uma carta na manga! O processo seletivo da Unifesp conta com uma prova multimídia. E a gente ajuda você a se preparar para ela com o CRMedway, nosso curso que explica de forma direta como os checklists são estruturados. Você vai se sentir muito mais seguro, pode apostar! Inscreva-se AQUI

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.