Carregando

Retrospectiva 2021 de Medicina de Emergência: confira!

Fala, moçada! Todo mundo sabe que 2021 foi um ano intenso para a comunidade médica. A pandemia atingiu vários picos e o trabalho continuou a todo vapor para continuar a combater o vírus. E, mesmo quem não estava na linha de frente também teve que se dedicar muito, seja nos estudos ou em outros tipos de atendimento. Por isso, hoje, a gente faz a retrospectiva 2021 de Medicina de Emergência e apresenta os artigos e informações mais importantes do nosso blog!

Retrospectiva 2021 de Medicina de Emergência: confira!
Retrospectiva 2021 de Medicina de Emergência: confira!

É claro que por aqui não ficamos para trás. Nossa missão consistiu em continuar a desenvolver conteúdo de qualidade, para ajudar você na preparação para seu futuro e para a rotina da profissão, que está com a demanda cada vez mais alta e repleta de exigências. Mas se não deu para acompanhar tudo, não se preocupe!

Vamos lá?

Com vocês: a retrospectiva 2021 de Medicina de Emergência!

A seguir, você confere dentro da retrospectiva 2021 de Medicina de Emergência os artigos que consideramos essenciais para sua formação e atualização na área. Vale lembrar que todo nosso conteúdo é preparado com base em muita pesquisa, para que você tenha acesso sempre ao mais relevante.

As soft skills necessárias para encarar qualquer plantão

Aqui, você aprende quais são as soft skills necessárias para encarar um plantão e como desenvolvê-las. Essas habilidades são aquelas que estão relacionadas ao lado humano da prática: empatia, resiliência, comunicação e inteligência emocional são alguns exemplos. E não é que você não tenha tudo isso em sua personalidade: a questão, na verdade, é saber como aplicar na prática médica e fazer com seu desempenho profissional seja exemplar.

Monilíase: o que é, diagnóstico e tratamento

Este é um artigo completo sobre a monilíase, também chamada de candidíase oral. Uma infecção muito comum em crianças, então vale a pena descobrir tudo sobre o assunto para facilitar o atendimento desse tipo de caso, que aparece a todo momento no pronto socorro e pode ser resolvido de uma maneira muito mais rápida com o diagnóstico correto.

A corrida pela vacina da Covid-19: a ciência catalisada pela pandemia

Foi praticamente impossível não acompanhar a corrida pela vacina da Covid-19, certo? A ansiedade para tomar a primeira dose tomou conta de geral, mas hoje a gente só está vacinado por conta de um incrível trabalho de pesquisa. A ideia desse artigo é falar um pouco sobre as vacinas sendo aplicadas no Brasil e dar mais informações sobre a vacinação na pandemia.

Influenza A e influenza B: quais as semelhanças e diferenças que você deve saber?

A influenza também se manifestou com força e não poderia ficar de fora da retrospectiva 2021 de Medicina de Emergência. Esse conteúdo mostra as semelhanças e diferenças entre os subtipos A e B da doença e como analisar essas características na prática clínica para uma melhor conduta em casos suspeitos.

ABCDE do trauma: tudo que você precisa saber

O ABCDE do trauma é um assunto mais complexo, que tem um histórico triste por trás do aprendizado. Esse é um protocolo de suma importância para prestar um atendimento que pode salvar vidas, então é indispensável dominá-lo 100%, e este artigo ajuda a tirar muitas das dúvidas mais comuns sobre o tema.

Delirium tremens: saiba identificar e manejar pacientes afetados

Embora o delirium tremens corresponda apenas de 3% a 5% dos pacientes com dependência alcoólica que precisam de hospitalização, ele é a principal causa de morbimortalidade nestes grupos de pacientes. Esse material explica como reconhecer um paciente com essa condição e como manejá-lo para evitar um desfecho desagradável.

Febre de origem indeterminada: e agora?

Boa parte das febres que surgem em crianças são rapidamente identificadas. Mas quando isso não acontece e não existem sinais localizatórios, é preciso saber exatamente como proceder em relação ao quadro, certo? E é essa a proposta deste artigo!

Arboviroses: como fazer diagnóstico diferencial entre dengue, zika e chikungunya

Infelizmente, as arboviroses são doenças muito recorrentes na população brasileira. E, para ajudar no atendimento inicial e na recuperação do paciente, é fundamental fazer o diagnóstico diferencial entre dengue, zika e chikungunya. Vale a pena tirar as dúvidas com esse conteúdo!

Sintomas do AVC: tudo que você precisa saber

Dessa vez, a intenção é mostrar tudo o que você precisa saber sobre os sintomas do AVC. Essa é uma das principais urgências neurológicas que chegam até o pronto socorro, e suspeitar desse diagnóstico é essencial, especialmente porque os sintomas vão muito além da fala embolada.

Protocolo IAM: o que fazer no infarto agudo do miocárdio!

O protocolo IAM pode ser necessário a qualquer momento em seu plantão. Existem muitos detalhes sobre medicações, estratificação e adjuvantes que precisam estar na ponta da língua para uma aplicação correta. Por isso, não dá para perder o conteúdo que a gente preparou com todas essas informações e muito mais.

Conjuntivite: quais são os sintomas?

A conjuntivite é uma inflamação comum, mas que possui várias etiologias, sintomas e manifestações. Para identificar corretamente o caso do seu paciente, é essencial saber tudo sobre o assunto, e ajudamos você nessa missão!

Tudo sobre analgesia de parto: é possível parir sem dor?

Um parto não precisa ser sinônimo de dor. Existem algumas formas de analgesia de parto, e esse é um conhecimento importantíssimo inclusive para um médico de emergência ou generalista. Então, não pule a leitura do artigo.

Teste rápido de HIV na gestação: como devemos aplicá-lo

Nesse artigo, você aprende mais sobre o teste rápido de HIV na gestação, descobre sua importância e qual postura tomar mediante a um caso positivo. Além, é claro, de entender também sobre a prevenção da transmissão vertical, ou seja, na via de parto.

Infecção do trato urinário em homens: tudo que você precisa saber

Mesmo que a infecção do trato urinário não se manifeste com tanta frequência em homens, é bem interessante adquirir conhecimento a respeito do assunto. Portanto, confira detalhes sobre o diagnóstico, as manifestações clínicas e o tratamento do problema.

Cirurgia na apendicite: quais as opções?

Aí está outra situação muito comum na emergência: a apendicite! Com este artigo, você descobre como conduzir o caso corretamente e fazer o diagnóstico diante de uma suspeita, o primeiro passo antes de chamar o colega cirurgião.

Calendário vacinal na pediatria

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é um dos principais orgulhos do Brasil quando se trata de saúde. E você, como médico ou residente, precisa ficar por dentro do calendário vacinal na pediatria, para passar as orientações corretas aos pais de seus pequenos pacientes.

Fratura exposta: o que fazer antes de encaminhar ao especialista

Outra situação super recorrente no plantão em sala de emergência é a fratura exposta. E nada de mandar diretamente para o ortopedista, viu? Por meio dessa leitura, você entende exatamente o que deve fazer para manejar pacientes e como proceder antes de fazer o encaminhamento para o especialista.

Queimadura de 2° grau: tudo que você precisa saber

E então, o que fazer quando chega em caso de queimadura de 2° grau? Quando internar ou dar alta? Quais são os cuidados recomendados para que o paciente tenha em casa? Neste artigo, você acessa essas e mais informações, muitas delas inclusive úteis para sua própria saúde também.

Tratamento medicamentoso para Covid-19: o que vale a pena até agora?

Voltando ao assunto Covid-19, que deu muito pano pra manga: o que vale a pena no que diz respeito ao tratamento medicamentoso para a doença? Esse é um assunto polêmico, e é fundamental se atualizar constantemente a respeito para contribuir com os atendimentos e indicações corretas aos pacientes.

Influenza H1N1: o que você precisa saber durante a pandemia da Covid-19

E nos últimos meses de 2021, o aumento de casos de influenza H3N2 surpreendeu médicos e a população. A grande maioria dos casos evolui para a cura, mas há aqueles que se desenvolvem de maneira mais grave. Sendo assim, saber como identificar, combater e tratar o vírus nunca foi tão importante. 

A apresentação clínica da influenza H3N2 é muito semelhante ao da influenza H1N1, afinal, ambos são vírus influenza tipo A. Por isso, separamos esse artigo aqui para que você saiba lidar com as síndromes gripais (além da Covid-19) que aparecerem no seu plantão. 

Apps médicos para te salvar no plantão

E por último, mas não menos importante, a gente fecha essa lista com dicas infalíveis de apps médicos para te salvar no plantão! Eles são ideais para auxiliar na tomada de decisão médica e na sua prática, como um todo. Se você puder, teste cada um deles e veja qual funciona melhor para as situações que você costuma enfrentar no trabalho. Mas não se esqueça de que, para além da tecnologia, muito estudo e dedicação também farão toda a diferença no seu trabalho.

E aí, curtiu nossa retrospectiva 2021 de Medicina de Emergência?

E aí, curtiu a nossa retrospectiva 2021 de Medicina de Emergência? O que ainda não deu tempo de ler, salve para mais tarde: o importante mesmo é não deixar de se manter informado e continuar por dentro do que é importante na especialidade e na Medicina como um todo.Quer ficar por dentro de mais conteúdos e novidades? Bora se inscrever no canal do PSMedway no YouTube. Por lá, muitos tópicos importantes foram abordados ao longo do ano. Acesse também o Guia de Prescrições e saiba mais sobre nosso curso de Medicina de Emergência para completar sua atualização!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
AnuarSaleh

Anuar Saleh

Nascido em 1993, em Maringá, se formou em Medicina pela UEM (Universidade Estadual de Maringá) e hoje é residente em Medicina de Emergência pelo Hospital Israelita Albert Einstein e também editor e professor do PSMedway.