Carregando

Sociedade Brasileira de Infectologia: tudo o que você precisa saber

Antes do surgimento da Sociedade Brasileira de Infectologia em 1980, ainda nos 70, o rol das doenças infecciosas e parasitárias eram representadas em nível nacional pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) que agrupava médicos e profissionais de várias áreas correlatas e, também, pesquisadores remanescentes da antiga denominada Medicina Tropical.

Foi em 1981 que a especialidade Infectologia, copiando a crescente especialidade de Infectious Diseases utilizada nos Estados Unidos, se constituiu e ocorreu então seu primeiro Congresso Nacional em Camboriú, Santa Catarina, com expressivo sucesso. A partir de então os congressos passaram a ser bianuais, a entidade foi reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Federal de Medicina como a única sociedade da especialidade. Foi concedida a ela a autorização para realizar Exames da Especialidade para concessão do Título de Especialista em Infectologia, validados pelos órgãos maiores e corroborando o crescimento e a importância da SBI que tem atingido cada vez um alto alcance e representatividade nacional e internacionalmente. 

Então, vamos lá conhecer melhor a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e tudo o que você precisa saber sobre ela! 

A Sociedade Brasileira de Infectologia

A Sociedade Brasileira de Infectologia está presente em praticamente todo o Brasil, sendo representada em 24 unidades estaduais espalhadas pelas regiões de norte a sul do país. Todas elas atuam de acordo com as diretrizes do Estatuto Social da SBI em prol do aperfeiçoamento e crescimento da especialidade. 

Com a missão de promover o desenvolvimento, o intercâmbio científico e a defesa dos médicos infectologistas, com ações de interesse coletivo, valorizando os profissionais, beneficiando a população e contribuindo para a saúde pública no Brasil, a SBI conta com centenas de associados que lutam por excelência, ética, transparência, eficiência e orgulho. 

Como se associar à Sociedade Brasileira de Infectologia

Pra se associar à Sociedade Brasileira de Infectologia basta acessar o site da instituição e, após o preenchimento dos dados solicitados e o envio dos documentos, aguardar por um período de aproximadamente 30 dias para que a confirmação seja dada. Esse prazo serve para que a análise e a aprovação dos documentos sejam feitas pela SBI

O que faz a Sociedade Brasileira de Infectologia

A Sociedade Brasileira de Infectologia tem como missão maior a busca pela valorização do profissional e a transmissão de conhecimento médico aos seus associados. É dessa forma que a entidade espera contribuir para a Medicina e difundir a especialidade no país, por meio de publicações, cursos e eventos, além, é claro de realizar anualmente, concursos para obtenção de Título de Especialista em Infectologia com o objetivo de certificar os profissionais para o exercício da especialidade, de acordo com as Resoluções nº 2.148/2016 e 2.149/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Além disso, a SBI mantém ativas publicações físicas e online na área da Infectologia. Os associados podem ter acesso aos principais artigos, recomendações e diretrizes discutidas no Brasil e internacionalmente por renomados especialistas no site da instituição, como o The Brazilian Journal of Infectious Diseases (BJID), a revista científica da SBI, a RIMA (Rede Informática de Medicina Avançada), um portal na Internet com mais de 30 mil revistas médicas de todo o mundo cadastradas, e mais de dois milhões de artigos científicos.

Eventos da Sociedade Brasileira de Infectologia

É por meio dos canais de educação continuada, podcasts, videoaulas, cupons de descontos exclusivos para associados para a compra de livros, jornais e revistas eletrônicas e físicas, que a Sociedade Brasileira de Infectologia dissemina conhecimento. Além disso, a sociedade promove eventos presenciais e online: congressos, simpósios e jornadas, como o XXII Congresso Brasileiro de Infectologia (Infecto 2021) e o INFOCUS, que aconteceu recentemente em Córdoba, na Argentina. 

Título de especialista na SBI

As informações para a obtenção do título de especialista em Infectologia (TEI) na Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB) para 2021 já estão disponíveis aqui juntamente com a lista todos os pré-requisitos, procedimentos e formas de preenchimento da ficha de inscrição. Além disso, você encontra a explicação detalhada de como deve ser o envio dos documentos exigidos para você conseguir o título de especialista em Infectologia. 

E a Infectologia tem se destacado com uma área muito importante da medicina porque envolve a saúde de toda a sociedade, já que está ligada a doenças infecciosas transmissíveis. Atualmente, por conta da pandemia do novo coronavírus, o papel desses profissionais é essencial. 

A residência médica em Infectologia

Bem diferente de muitas outras especialidades, a Infectologia não se atém a estudar uma parte específica do corpo humano ou apenas um método diagnóstico. Ela atua tanto nos seres vivos quanto nos ambientes em que habitam e por isso nos possibilita compreender como as infecções, de qualquer tipo, agem em diferentes corpos, ambientes e populações. 

O médico infectologista pode trabalhar em diversas áreas: em ambulatórios com atendimento a pacientes portadores de HIV, em hospitais, no controle de infecções hospitalares e no atendimento de imunossuprimidos. Pode, ainda, trabalhar na saúde pública com ações preventivas, de segurança, de vigilância, diretrizes de tratamento e campanhas publicitárias. 

A residência médica em Infectologia é de acesso direto, ou seja, não exige nenhum pré-requisito e tem duração de 3 anos. No entanto, por ser um campo da Medicina bastante extenso, é possível e até recomendável fazer anos adicionais para que os conhecimentos sejam aprofundados e as habilidades técnicas específicas, melhor trabalhadas. 

Aqui no nosso blog, você pode saber mais sobre a residência dessa especialidade na USP e na Unicamp e na Unifesp. Confere aí! 

E aí? Curtiu saber mais sobre a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI)

Então, é chegada a hora de se preparar para as provas de residência! Que tal dar uma olhada na Academia Medway? Lá você vai encontrar conteúdos completamente gratuitos que vão te ajudar a entender melhor como são as provas das principais instituições.

Aqui no nosso Blog você também descobre quais são as instituições mais buscadas para fazer a Residência Médica em Infectologia em São Paulo. 

Por fim, pra ter uma preparação completa, vem conhecer nossos Extensivos! São várias modalidades e possibilidades de duração, abrangendo quem quer estudar no quinto ou no sexto ano – e também depois, é claro. É pra brilhar e ir pro único lugar possível: pra cima! 

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.