A SBMEE, Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, tem como principal objetivo promover a especialidade e chamar a atenção para a importância da atividade física para a saúde da população. Criada em 1962, é responsável também por uma série de eventos e publicações da área.
Portanto, se você pensa em cursar essa residência médica e tirar o título de especialista, vale a pena descobrir um pouco mais sobre o que ela faz. Afinal, se associar será de grande importância para continuar a sua formação e ajudar na divulgação do trabalho médico.
Então, vamos lá? A seguir você confere todos os detalhes sobre a associação e ainda descobre um pouco mais sobre a residência em Medicina do Esporte!
A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte tem atualmente 60 anos de atividades. Conta com regionais em diversas cidades brasileiras, sendo que sua sede fica em São Paulo.
São centenas de médicos associados, e os números vem crescendo ainda mais na medida em que a especialidade aumenta sua credibilidade e é reconhecida por sua importância. Parte desse reconhecimento, inclusive, vem do trabalho exercido pela sociedade.
No site da sociedade, é possível acompanhar todas as diretrizes e grupos que fizeram parte da evolução da especialidade. Algo muito interessante, pois é possível conferir nomes renomados, muitos deles presentes em eventos e palestras que acontecem pela intervenção da própria instituição.
E na prática, o que faz a SBMEE? O trabalho da sociedade é longo e envolve uma série de serviços, tanto voltados para a comunidade médica como para a comunidade em geral. E preza, em especial, pela educação contínua dos médicos da área. Veja só!
A associação se compromete em fazer uma ampla divulgação de médicos titulados e do exercício da área como um todo. Conta com um comitê de ética para denúncias e análises, tanto por parte da comunicação quanto dos profissionais.
Oferece ainda a Certificação PHSLS, que permite que os médicos atuem em atendimento pré-hospitalar de urgências e emergências em eventos esportivos. E divulga, além de eventos relacionados, pós-graduações que contribuam para a formação continuada do médico do esporte.
A associação é responsável pela famosa Revista Brasileira de Medicina do Esporte, a RBME. O principal objetivo da publicação é divulgar toda a produção científica da especialidade, por meio de pesquisas originais e documentos que contribuam para o conhecimento dos médicos associados. A revista está disponível na internet para acesso de toda a comunidade.
Para se associar à associação, basta fazer seu cadastro no site e realizar o pagamento da anuidade. É possível parcelar o valor no cartão de crédito.
Assim que você receber a confirmação por e-mail, poderá começar a aproveitar imediatamente todos os benefícios da associação. São eles:
Essa Sociedade também é responsável pelo Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, que acontece todo ano. Esse é o maior evento da especialidade, e vale a pena participar.
Além disso, apoia ou realiza em parceria outros eventos famosos na Medicina. Como, por exemplo, a Reunião Científica anual e o Simpósio Pan-Americano de Medicina do Esporte.
Vale a pena acompanhar a agenda atualizada de eventos no site da associação. Você não precisa ser associado para participar deles.
O título de especialista em Medicina Esportiva, conhecido como TEME, é concedido pela associação, sob supervisão da AMB. Com ele em mãos, o profissional é identificado como apto para exercer a especialidade com total responsabilidade e competência.
A prova é realizada anualmente, nos primeiros meses do ano. É importante acompanhar as datas de perto para não perder o período de inscrição.
Inclusive, ela demanda o envio de uma documentação importante para análise, então confira o edital para deixar tudo em ordem. Para ser aprovado como especialista, é preciso passar por uma prova escrita e análise de currículo.
O candidato precisa obter 50% de acerto na prova escrita e 60% de pontos totais na soma da prova escrita e da análise de currículo. Se você vai tentar a prova, prepare-se!
O programa de residência médica em Medicina do Esporte é oferecido por quatro universidades brasileiras: USP, Unesp, Unifesp e UCS (Universidade de Caxias do Sul). Ela tem acesso direto e dura 3 anos.
Ao longo do tempo de treinamento, o residente atua em diferentes áreas. Passa pela Clínica Médica e Pediatria, para desenvolver atividades ambulatoriais e de enfermaria. Depois, começa a atuar na prevenção e tratamento de lesões. Além disso, prescreve exercícios específicos para variados tipos de pacientes.
O residente ainda precisa encarar estágios práticos, nos quais as atividades são supervisionadas por preceptores experientes. E completa seus estudos com aulas práticas, pesquisas e reuniões para discussão de casos.
Vale lembrar que o residente em Medicina do Esporte também tem direito a uma bolsa como remuneração. E, a depender da instituição, também pode usufruir de outros benefícios, como férias remuneradas e auxílio para alimentação e moradia.
Ao finalizar a residência, o médico pode buscar outras especializações complementares. Pode se tornar, por exemplo, um ortopedista esportivo ou então voltar seu atendimento exclusivamente para crianças e adolescentes depois de mais alguns anos de estudos
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o que faz a SBMEE e como funciona a residência em Medicina do Esporte? Agora, você pode começar a pensar melhor sobre como se preparar para encarar essa trajetória de muito estudo e dedicação para ingressar na área.
A gente pode te ajudar nessa missão! Faça o teste grátis de 7 dias do Intensivo R1, o ÚNICO curso ultradirecionado para as provas de residência médica, e conheça os recursos que levaram a mais de 8 mil aprovações Medway em todo o país!
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway