Carregando

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED): o que é preciso saber

A história da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) é baseada em conquistas e avanços da área, buscando representar os seus mais de dois mil especialistas associados. Ela também é marcada pela promoção de eventos nacionais e internacionais para fomentar a atualização profissional e cultural entre os seus associados. 

Então, bora lá conhecer melhor a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e tudo o que você precisa saber sobre ela! 

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED)

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) foi fundada na capital paranaense, Curitiba, em 25 de julho de 1975, por um grupo de médicos que enxergavam a importância e a complexidade da especialidade na Medicina. Eles, então, sentiam a necessidade de fazer uma associação que pudesse agregar todos os especialistas do país. 

A SOBED está presente em praticamente todo o Brasil, sendo representada em 24 unidades estaduais espalhadas pelas cinco regiões do País. Todas elas atuam de acordo com as diretrizes do Estatuto Social da SOBED, em prol do aperfeiçoamento da endoscopia digestiva nacional, com personalidade jurídica própria e autonomia administrativa e financeira. 

A entidade conta hoje com mais de dois mil especialistas associados e, para eles, promove dezenas de eventos regionais, nacionais e internacionais, como cursos de atualização profissional, congressos e jornadas que visam acentuar o convívio científico, bem como a troca cultural e social entre os médicos especialistas.

Como se associar à SOBED

Pra quem tem interesse em se associar à Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) basta acessar o site da instituição e, após o preenchimento dos dados solicitados e o envio dos documentos, é só aguardar por um período de, aproximadamente, 30 dias. Esse prazo serve para que a análise e a aprovação dos documentos sejam feitas pela SOBED. 

Você que é médico dermatologista, mora ou não no Brasil e é portador de Título de Especialista em Endoscopia Digestiva emitido pela Associação Médica Brasileira, pode se associar, desde que receba a aprovação da SOBED. 

Para aqueles médicos que ainda estão em formação, há a opção de ser aspirante ou trainee, a qual vigora desde 2020. Os aspirantes e trainees são acolhidos no quadro de associados, tornando-se isentos ao pagamento de anuidade durante seu período de formação. Para isso, o trainee deve estar participando de programas de formação, CET – Centro de Especialização e Treinamento ou matriculado em Residência de Endoscopia Digestiva MEC. 

O que a SOBED faz 

A SOBED tem atuado em prol do aperfeiçoamento da endoscopia digestiva nacional, valorizando o endoscopista e o seu principal objetivo. Dessa forma, a entidade espera contribuir para a Medicina e difundir a especialidade no país, por meio de publicações, cursos e eventos. 

Eventos da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) tem, no seu quadro de associados, mais de dois mil especialistas e dedica a eles toda formação e literatura disponíveis. Além disso, promove dezenas de eventos regionais, nacionais e internacionais, como cursos de atualização profissional, congressos e jornadas que visam acentuar o convívio científico, bem como a troca cultural e social entre os médicos especialistas.

A título de exemplo, tem-se XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, que vai acontecer no fim de novembro deste ano e será totalmente online. Há, ainda, o Curso Internacional de Enteroscopia por Cápsula: Dificuldades e Desafios. Isso sem contar as dezenas de aulas e materiais relevantes deste campo de atuação médica.

Os benefícios de se tornar um membro associado da SOBED são muitos: 

  • acesso irrestrito ao portal que é interativo e amigável; 
  • dezenas de produtos de Educação e da área Científica; 
  • Bate Bola SOBED; 
  • Journal Club; 
  • artigos recomendados; 
  • aulas SBAD; 
  • assinatura gratuita da revista Endoscopy que é referência mundial entre os periódicos científicos; 
  • Consultoria de Defesa Profissional ativa, com Assessoria Jurídica especializada no segmento; 
  • Selo de Qualidade do Especialista; descontos em atividades científicas; 
  • cursos SOBED, inclusive na SBAD; 
  • inscrição na SBAD; 
  • inscrição no Simpósio Internacional SOBED; 
  • inscrição para Prova de Título de Especialista / Certificado Área de Atuação; 
  • eventos com chancela SOBED; 
  • muitos títulos e livros editados com chancela SOBED;
  • e mais uma série de produtos licenciados.

Título de especialista na SOBED

As informações para a obtenção do título de especialista (TEED) na Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB) para 2021 já estão disponíveis aqui, e juntamente à lista se inserem todos os pré-requisitos, procedimentos e formas de preenchimento da ficha de inscrição. Há, também, a explicação detalhada de como deve ser o envio dos documentos exigidos para você conseguir o TEED (título de especialista em Endoscopia Digestiva).

É válido lembrar que, para isso, é necessário ter finalizado a residência médica. Está na lei, conforme o Art. 4º da Resolução do CFM Nº 1634 de 2002: “O médico só pode declarar vinculação com especialidade ou área de atuação quando possuidor do título ou certificado a ele correspondente, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina.” Então, assim que a residência for terminada e a certificação for fornecida, é só ir para o site da SBD e fazer o cadastro para conseguir a titulação de especialista na área. 

A residência em Endoscopia Digestiva

Pra você que chegou até aqui buscando o máximo de informações sobre a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) porque quer atuar como endoscopista, trazemos um pouco mais de notícias: essa é uma especialidade médica que tem como pré-requisito um desses três itens:

  • Clínica Médica, com 2 anos de duração;
  • Cirurgia Geral com 3 anos;
  • Área Cirúrgica Básica com 2 anos de residência.

Só depois, então, deve-se prestar a prova para ter acesso à residência médica em Endoscopia Digestiva, que dura dois anos. 

Todo o treinamento prático e também teórico da residência médica em Endoscopia Digestiva pode ser feito nos 44 Centros de Especialização e Treinamento nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Ceará e no Distrito Federal. 

Quer saber mais sobre essa área? É só dar uma olhadinha nos conteúdos sobre gastroenterologia e saiba tudo sobre essa especialidade e quanto ganha esse profissional no mercado atualmente.

E aí? Curtiu saber mais sobre a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED)? 

Então, é chegada a hora de se preparar para as provas de residência! Que tal dar uma olhada na Academia Medway? Lá, você vai encontrar centenas de conteúdos completamente gratuitos que vão te ajudar a entender melhor como são as provas das principais instituições, como o Guia Definitivo da USP-RP e o Guia Definitivo da Unifesp.

Ah, e pra finalizar, eu tenho um convite pra você, que quer ter uma preparação incrível para as provas de residência médica do próximo ano! O Extensivo São Paulo, como você já deve ter ouvido falar, tem ajudado muitos alunos na conquista da tão desejada vaga na instituição dos sonhos. Então, a nossa equipe decidiu dar de presente 7 dias de teste grátis para você aproveitar todos os benefícios que o nosso extensivo oferece! É isso mesmo: são 7 dias totalmente gratuitos para aprimorar os seus estudos e aumentar as suas chances! Não vai perder, hein? Inscreva-se clicando aqui!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.