É extremamente importante saber quem são algumas figuras importantes de nossa profissão. Especialmente quando são de nosso país. Por conta disso, hoje vamos te apresentar 5 médicos brasileiros notáveis, que tiveram grandes feitos ao longo da história. Quer saber quem são? Fique conosco e confira!
A seguir, fique com os 5 médicos brasileiros que foram marcantes para a história! Veja!
O primeiro dos médicos brasileiros de nossa lista é o Cirurgião Cardiovascular José Pedro da Silva. O médico revolucionou o modo de fazer cirurgias cardíacas em crianças.
O procedimento em questão é a cirurgia de Ebstein, que visa corrigir uma formação errônea que impede a circulação sanguínea nos dois lados do órgão.
José Pedro criou uma técnica na qual um cone é feito com o tecido do próprio paciente, e o sangue passa a fluir naturalmente, evitando as operações recorrentes que eram necessárias antes.
Essa revolução em cirurgias cardíacas foi noticiada em todo mundo, e médicos de outros continentes vieram ao Brasil aprender essa técnica com o José Pedro.
Seguindo em nossa lista, temos José Osmar. Ele é simplesmente fundador do maior centro de transplantes público do mundo. Médico Nefrologista, José criou o Hospital do Rim, em São Paulo.
Esta instituição faz cerca de mil transplantes por ano, e já beneficiou mais de 12 mil pessoas, tudo pelo SUS ou por convênios. No entanto, mais de 90% dos tratamentos são pagos pelo Sistema Único de Saúde. Tá bom para você?
Por conta de sua contribuição, de grande relevância social para a medicina, Pestana recebeu até mesmo um prêmio da Universidade de Harvard.
Agora, conheça mais sobre José Carlos Pachón Mateos. Ele não é apenas médico, mas também cientista. E foi do laboratório dele que saíram inovadoras técnicas para facilitar cirurgias cardíacas.
Um dos diferenciais das técnicas criadas por José Carlos são os procedimentos minimamente invasivos, o que permite ao paciente o retorno à vida normal com apenas poucos dias de repouso. Antes de suas técnicas, era preciso abrir o tórax dos pacientes, o que demandava meses de recuperação.
Podemos citar, a título de exemplo, a técnica de estimulação cardíaca por meio do esôfago, técnica já amplamente utilizada fora do país. Além dessa, outras de suas técnicas são reconhecidas mesmo fora do Brasil, tendo como característica o fato de serem menos invasivas e mais tecnológicas.
Chegou a hora de termos uma representante feminina na lista, não é mesmo? Vamos falar da médica Adriana Melo. Ela é a médica responsável por uma descoberta fenomenal: percebeu a relação entre o vírus Zika e a má formação cerebral em fetos. Tudo isso ocorreu durante o ano de 2015, quando o Brasil passou por uma epidemia de microcefalia em recém-nascidos, a obstetra percebeu que as mulheres que se contaminavam com o vírus durante os três primeiros meses de gestação geravam bebês com microcefalia.
Após a descoberta de Adriana, pesquisas complementares foram conduzidas e confirmaram o que estava acontecendo. Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constataram a presença do vírus da Zika no líquido amniótico de duas grávidas.
Fechando a nossa lista de médicos brasileiros, temos Valeria Petri, que foi a primeira médica a diagnosticar a Síndrome da Imunodeficiência Humana (AIDS) no Brasil.
De modo mais detalhado, Valéria foi a primeira profissional que diagnosticou o sarcoma de Kaposi como manifestação da Aids. Essa descoberta ocorreu em 1992, e rendeu reconhecimento internacional para Valéria Petri.
Aproveitando o momento, o assunto mulheres na medicina é bem importante no quesito representatividade. Para isso, temos um episódio do Podcast Finalmente Residente que trata do assunto mulheres na Cirurgia. Confira!
Curtiu a nossa lista! Quem sabe no futuro você também não está nela? Com certeza esses 5 profissionais notáveis passaram pelo que você está passando agora, independentemente da fase do estudo em que você se encontre. Para te ajudar a passar por isso, conte com a Medway!
Para começar, gostaríamos de te apresentar o App da Medway, a melhor opção para que você estude do jeito correto de qualquer lugar!
O aplicativo da Medway contém mais de dez mil questões de residência médica, dos mais diversos assuntos. Além disso, oferecemos vários diferenciais que vão te convencer de que somos a melhor opção para o seu momento de preparação.
Se você tem uma especialidade em mente, é apenas preciso defini-la no aplicativo e ver o seu desempenho aumentar a cada dia. Veja, em nosso site, mais detalhes sobre a oferta e aproveite para experimentar já a versão gratuita do app.
O aplicativo está disponível para usuários de Apple e Android, assim como para desktop. Cadastre-se gratuitamente!
O Intensivo R1, por sua vez, é para quem deseja estudar para as provas teóricas de São Paulo de forma ultradirecionada. E, é claro, a melhor maneira de estudar é se unir a quem fez a residência médica das principais instituições!
Não adianta estudar errado e sem estratégia. Por isso, o Intensivo R1 vai te preparar para entrar na residência médica ensinando aquilo que cai, aquilo que é mais importante, com aulas direto ao ponto e conteúdo ultradirecionado. Sem deixar de lado os detalhes imprescindíveis às provas.
Aproveite os 7 dias de teste grátis do nosso Intensivo R1 para começar sua jornada ultradirecionada rumo à aprovação! Clique aqui e se inscreva!
Hoje, você conheceu mais sobre 5 médicos brasileiros que entraram para a história. Não se esqueça que pode ser você nessa lista, no futuro. Estude, dedique-se e conte com a Medway em todos os passos de sua preparação.
E aí, curtiu saber mais sobre médicos brasileiros que foram importantes para a história? Aproveite que está no fim do texto e baixe o nosso aplicativo agora mesmo.
Catarinense nascida em 1995, criada em Imbituba e apaixonada por uma praia. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2018, com residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP-SP 2019-2021) e professora de Clínica na Medway. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender" - Paulo Freire. Siga no Instagram: @anakabittencourt